10 Riffs de Guitarra fáceis para aprender | Vídeo Tablatura

image_pdfimage_print

Riffs de guitarra é um termo muito utilizado no universo musical e pode ser encarado como se fosse a identidade de uma música. Em caráter mais técnico, riff nada mais é que uma sequência de acordes, notas ou intervalos tocados em sequência que forma a base ou o acompanhamento de uma música.

Muitas vezes o riff de guitarra é o responsável pela base harmônica ou melódica de uma composição, e pode moldar os arranjos dos outros instrumentos de maneira convencional ou não convencional, dependendo da proposta da música.

YouTube video

Muitas canções são lembradas por seus clássicos riffs de guitarra, e separamos 10 riffs de guitarra que são mais fáceis de aprender, e você pode tocá-los no vídeo acima com tablatura completa. Vamos listar abaixo os riffs de guitarra com as músicas completas para você se inspirar.

Riffs de Guitarra para aprender a tocar

1 – Tie Your Mother Down – Queen

Esse clássico single da banda britânica traz um riff de guitarra enérgico e cheio de personalidade. A canção foi escrita por Brian May, guitarrista da banda, que cantou o verso “tie your mother down” em cima desse mesmo riff.

Inicialmente a letra não tinha um caráter “oficial”, porém Freddie Mercury gostou e pediu que May continuasse e terminasse a composição, que se tornaria a primeira faixa do disco A Day at The Races, lançado em 1976.

De uma simples brincadeira, nasce um clássico riff de guitarra.

YouTube video

2 – Hey Bulldog – The Beatles

Apesar de um riff de guitarra bem acentuado, essa é uma das poucas canções dos Beatles baseada em um riff de piano. Hey Bulldog foi composta por John Lennon, que divide a autoria com Paul McCartney, e compõe uma das faixas do disco Yelow Submarine, lançado no final dos anos 1960.

Junto com a gravação de Hey Bulldog, foram captadas imagens inéditas do quarteto trabalhando nos estúdios Abbey Road, cenas que fariam parte do vídeo promocional de Lady Madonna.

O clipe da canção trás algumas dessas raras imagens dos Beatles em ação dentro do estúdio.

YouTube video

3 – Oh, Pretty Woman – Roy Orbison

Não há como negar: “Oh, Pretty Woman” é um sucesso mundial e é difícil encontrar alguém que discorde. A música escrita por Roy Orbison e Bill Dees, e eternizada na voz de Orbinson, foi lançada em 1964 e foi um sucesso logo de cara.

“Oh, Pretty Woman” passou três semanas como número um na Billboard Hot 100, que avalia as cem músicas mais tocadas e vendidas ao longo de uma semana. Em 1999, a canção foi homenageada pelo Grammy Hall of Fame Award e foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame da lista 500 Songs that Shaped Rock and Roll.

Não precisa dizer mais nada sobre esse classico riff de guitarra, né?

YouTube video

4 – Shinny Happy People – REM

Esse clássico da banda REM marca a entrada da música nos anos 1990. Shinny Happy People foi lançada em 1991 como parte do álbum Out of Time, e conta com a participação marcantes da cantora Kate Pierson.

Além da voz marcante de Kate, o riff de guitarra da música é praticamente inconfundível, e chama atenção por sua simplicidade. A música ficou em 10º lugar entre as mais tocadas do ano de lançamento nos Estados Unidos, e em 6º no Reino Unido.

Algumas pessoas dizem que a música tem um tom irônico que faz críticas aos acontecimentos da Praça da Paz Celestial, na China, que reprimiu violentamente estudantes que marchavam e protestavam de forma pacífica em 1989. O governo chinês lançou uma propaganda para minimizar a violência, e esse texto foi supostamente traduzido pela banda REM em Shinny Happy People.

Será que o clipe pode nos dizer algo sobre isso?

YouTube video

5 – Burn – Deep Purple

Burn é um dos grandes clássicos do Deep Purple, e a boa notícia é que o riff de guitarra da música não exige muita complexidade e é de entendimento musical relativamente fácil. A música é a intro do disco homônimo, lançado em 1974.

O álbum é tido como um marco de mudança na banda, já que novos integrantes como o vocalista David Coverdale e o baixista e vocalista Glenn Hughes passaram a fazer parte do Deep Purple.

A mudança também aconteceu nas músicas, com um som mais hard rock incorporando alguns elementos de soul e funk.

YouTube video

6 – Breaking All The Rules – Peter Frampton

E como nessa lista de riffs de guitarra só tem clássico, Breaking All The Rules não poderia ficar de fora. A música de Peter Frampton possui uma linha de guitarra eletrizante e marcante, e também dá nome ao sétimo álbum da carreira do cantor, lançado em 1981.

https://www.youtube.com/watch?v=OymoJdMIo90

7 – Plush – Stone Temple Pilots

Plush é considerada um dos grandes hits da banda americana Stone Temple Pilots, lançada como faixa do segundo álbum, Core, de 1992. E não é à toa. A banda ganhou Best Hard Rock Performance com Plush no Grammy Awards de 1994, e o clipe da música recebeu o MTV Video Music Award for Push Best New Artist um ano antes.

Plush ficou conhecida como um grande marco do grunge e um grande sucesso do estilo, e seu arranjo foi inspirado no estilo ragtime, um estilo musical mais sincopado com referências na música afro-americana.

YouTube video

8 – Creedence – Green River

O riff de guitarra de Green River nos faz imaginar aquelas cenas do campo, com animais, peixes, pássaros, florestas e riachos. E é justamente sobre isso que a música fala. A letra de Green River é uma lembrança da vida no campo e como ela é boa, além de memórias do eu-lírico com momentos vividos nesse ambiente.

E não é só o riff de Green River que é marcante. A cifra inteira da música é excelente e é ótima para se ter no repertório de qualquer músico.

YouTube video

9 – My Hero – Foo Fighters

My Hero do Foo Fighters é emocionante, e essa emoção com certeza não está apenas na letra e sim no riff de guitarra da música. My Hero foi lançada em 1998 junto com o álbum The Colour and the Shape, considerado o primeiro disco do Foo Fighters gravado como uma banda, já que o primeiro disco foi gravado somente por Dave Grohl.

O vocalista da banda afirma que escreveu a música para homenagear os heróis da vida cotidiana, diferente dos heróis dos programas de TV, esportes, quadrinhos e filmes. Então que tal aprender a tocar esse riff e homenagear os heróis que estão ai pertinho de você?

YouTube video

10 – Words of Love – Buddy Holy

E para encerrar essa lista com 10 riffs de guitarra fáceis de aprender, trazemos um verdadeiro clássico composto e gravado em 1954 por Buddy Holy. Talvez você conheça essa música interpretada pelos Beatles, uma faixa do disco Beatles for Sale lançado uma década depois da canção original.

Apesar do sucesso da versão dos Beatles, vamos deixar abaixo a versão “raiz” para você aprender a tocar esse clássico.

YouTube video

Esperamos que você tenha gostado dessa lista com 10 riffs de guitarra fáceis de aprender, e nos vemos na próxima.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

Os melhores cursos de guitarra online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os melhores cursos de guitarra online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma