6 Exercícios de Ligados na Guitarra | Hammer on e Pull Off + Solo na íntegra com videotablatura

A técnica do ligado na guitarra é muito utilizado por guitarristas em diversos contextos musicais diferentes, e valorizam muito a interpretação por trazer uma sonoridade mais aveludada e por um ter o ataque na corda utilizando outra mão. Para ligar as notas, utilizamos duas técnicas diferentes: hammer-on, para conectar as notas ascendentes, e o pull-off para ligar no sentido descendente.

Na tablatura, a técnica do ligado é representada por um arco sobre as notas que serão ligadas. É uma técnica muito usada para fazer adornos em suas frases por meio de apogiaturas, além de facilitar a execução técnica em determinadas situações onde tocar uma nota por vez ia ficar mais difícil.

clique aqui

estude GUITARRA na escola de

Clique e estude guitarra com o Planeta Música. Aprenda assuntos e técnicas como ritmo, palhetada, power chords, vibrato, bends, hammer-on, arpejos, digitação e muito mais. Comece agora por apenas R$29,90 e bons estudos!

A grande dificuldade na execução do ligado é manter a precisão das notas com uma boa definição, evitar que as notas ligadas soem inconstantes com oscilações de tempo e sonoridade, além de dinâmicas instáveis.

E é por essa razão que separamos nesse vídeo seis exercícios que vão destravar essa técnica e trazer muito mais fluência para você na execução. Vamos trabalhar situações de hammer on, pull off e a combinação de ambas as técnicas. Também selecionamos um solo na íntegra para você tirar e ver na prática como é a aplicação do ligado no contexto musical

Técnica do ligado na guitarra

A técnica do ligado na guitarra nada mais é do que tocar as notas utilizando apenas uma das mãos, sem o auxílio da mão que dita as palhetadas nas cordas. O nome dessa técnica se deve justamente ao fato de ligarmos as notas enquanto tocamos, e ela não é uma técnica exclusiva da guitarra, sendo executada em diferentes instrumentos.

No caso do hammer on, como a própria tradução do nome já sugere, consiste em literalmente “martelar” as cordas no braço da guitarra com os dedos, fazendo soar as notas sem a necessidade da mão que dita o ritmo.

Já a técnica pull off nada mais é do que puxar as cordas, um movimento oposto ao hammer on que exige muita técnica e prática para ser executada. Apesar da dificuldade inicial, basta praticar que você será capaz de executar essas técnicas facilmente.

E se você quer aprender mais sobre acordes, teoria musical ou tocar diferentes instrumentos, acesse o Planeta Música Free para ter acesso totalmente gratuito a diferentes cursos de música online.

Tudo pronto para começar? Bons estudos!

Cadastre-se grátis

Acesse grátis o Masterclass

Uma aula que vai te ensinar a tocar bem mesmo sem ter tempo ou facilidade. Aproveite, é totalmente gratuito.