6 Exercícios de Ligados na Guitarra | Hammer on e Pull Off + Solo na íntegra com videotablatura

image_pdfimage_print

A técnica do ligado na guitarra é muito utilizado por guitarristas em diversos contextos musicais diferentes, e valorizam muito a interpretação por trazer uma sonoridade mais aveludada e por um ter o ataque na corda utilizando outra mão. Para ligar as notas, utilizamos duas técnicas diferentes: hammer-on, para conectar as notas ascendentes, e o pull-off para ligar no sentido descendente.

Na tablatura, a técnica do ligado é representada por um arco sobre as notas que serão ligadas. É uma técnica muito usada para fazer adornos em suas frases por meio de apogiaturas, além de facilitar a execução técnica em determinadas situações onde tocar uma nota por vez ia ficar mais difícil.

YouTube video

A grande dificuldade na execução do ligado é manter a precisão das notas com uma boa definição, evitar que as notas ligadas soem inconstantes com oscilações de tempo e sonoridade, além de dinâmicas instáveis.

E é por essa razão que separamos nesse vídeo seis exercícios que vão destravar essa técnica e trazer muito mais fluência para você na execução. Vamos trabalhar situações de hammer on, pull off e a combinação de ambas as técnicas. Também selecionamos um solo na íntegra para você tirar e ver na prática como é a aplicação do ligado no contexto musical

Técnica do ligado na guitarra

A técnica do ligado na guitarra nada mais é do que tocar as notas utilizando apenas uma das mãos, sem o auxílio da mão que dita as palhetadas nas cordas. O nome dessa técnica se deve justamente ao fato de ligarmos as notas enquanto tocamos, e ela não é uma técnica exclusiva da guitarra, sendo executada em diferentes instrumentos.

No caso do hammer on, como a própria tradução do nome já sugere, consiste em literalmente “martelar” as cordas no braço da guitarra com os dedos, fazendo soar as notas sem a necessidade da mão que dita o ritmo.

Já a técnica pull off nada mais é do que puxar as cordas, um movimento oposto ao hammer on que exige muita técnica e prática para ser executada. Apesar da dificuldade inicial, basta praticar que você será capaz de executar essas técnicas facilmente.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

Os melhores cursos de guitarra online

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os melhores cursos de guitarra online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma