“A Viola Caipira além do Riquindim Tiquindim”, com Zé Helder

image_pdfimage_print

História, cultura, identidade e riqueza sonora, é o que talvez possa resumir um dos grandes símbolos da cultura brasileira: a viola caipira. Mas se você quer aprender a tocar viola e acha que é um instrumento exclusivo da música sertaneja, Zé Helder nos prova que ela é muito mais.

Natural de Cachoeira de Minas, Zé Helder é formado em Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, e contrabaixo acústico pelo CEMPA (Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre), onde criou o curso de viola caipira e foi professor por oito anos ensinando diversos alunos a tocar viola ou se aperfeiçoar no instrumento.

Com influências musicais diretas como Índio Cachoeira, Ivan Vilela, Ricardo Vignini e outros grandes músicos, o cantor e compositor mineiro possui três discos solos na carreira: “A Montanha” (2004) e “No Oco do Bambu” (2009), e Assopra o Borralho (2015). Realizou participações especiais com sua viola no grupo Orelha de Pau, ao lado de Euler Ferreira e Geraldo Jr. Em 2010 passou a integrar a banda Matuto Moderno, lançando no ano seguinte o disco “Moda de Rock”, trabalho que reúne clássicos do rock e heavy metal tocados na viola caipira por Zé Helder e Ricardo Vignini.

Nos palcos, Zé carrega uma vasta bagagem de shows e participações por todo o Brasil, cantando e tocando ao lado de grandes nomes como Guca Domenico, Pepeu Gomes, Dani Lassalvia, Índio Cachoeira, Andreas Kisser, entre outros músicos consagrados.

Músico profissional há dezenove anos, Zé Helder é dono de uma metodologia própria de ensino e aprendizado, possibilitando qualquer pessoa a tocar viola caipira e explorando ao máximo a riqueza sonora das dez cordas.

“A viola é muito versátil, a sonoridade se adapta a qualquer estilo. Na viola você consegue colocar uma batida de cururu em cima de uma música do Iron Maiden, e isso já dá uma nova identidade pra música.”

A Viola Caipira Além do Riquindim Tiquindim

Pensando nisso, nós do Planeta Música em parceria com o o violeiro Zé Helder, lançamos com exclusividade o curso “A Viola Caipira além do Riquindim Tiquindim”, um material completo que sintetiza toda a experiência musical do violeiro em aulas que exibem técnicas, metodologia, e didáticas completas que elevam a presença da viola muito além da música sertaneja.

Neste curso você terá uma legítima aula de viola, vai aprender tocar viola com toda a tradicionalidade deste instrumento e também a construir ponteados, shapes de acordes, diversos ritmos como o “Pagode-de-viola”, “Cateretê”, “Querumana” entre outros, e técnicas que possibilitam uma nova leitura sonora, trazendo à tona todo o potencial musical da viola caipira quando imersa em outros estilos musicais, além de aprender a tocar grandes clássicos da música caipira.

O nome do curso é uma onomatopéia que faz referência ao tradicional e popular som da viola, e traduz de forma simples o foco do material para os que querem tocar viola além da música sertaneja.

“A ideia principal é transformar a viola em um instrumento mais apto a tocar outros estilos musicais, com toda uma técnica construída passo a passo durante o curso.”

LEIA TAMBÉM – COMO APRENDER MÚSICA PELA INTERNET

Além do rico conteúdo musical do curso, toda a produção audiovisual é elaborada pensando em garantir maior facilidade no aprendizado, intensificando a experiência e o contato com grandes nomes da música.

Para conhecer mais o seu novo professor, confira nossa entrevista exclusiva com Zé Helder. Para se inscrever no curso é só clicar no banner abaixo e começar os estudos! Quer saber mais? Fique por dentro do Planeta Viola e saiba tudo sobre a viola caipira, além de outros diversos segmentos do mundo da música. Até a próxima!

Compartilhe esse post:

O melhor curso de viola caipira online

2 respostas

  1. O que posso dizer,o meu comentário é sobre zé Helder, é tão bom saber que no nosso planeta tem pessoas que apesar de o mundo estar tão enlaçado por coisas sem real valor,como ganância que causa destruição dos verdadeiros valores,como sentimento,e o prazer de desfrutar com os nossos sentidos , de tanta blz que tem na criação, coisas que alimenta a nossa razão de viver, é tão bom saber que podemos olhar e enchergar alguém com esta capacidade que parece inspiração de ser um apaixonado por um instrumento que ao ser tocado nos dar inspiração de abraçar com o coração esta viola que a muitos consola em qualquer afinação seja ré ou mi,rio abaixo ou acima,mas a história relata com muita exatidão que a emoção das meninas era com o Cebolão, que Deus te proteja zé com muitos anos de vida,ou melhor uma eternidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de viola caipira online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma