Para ser um violeiro é essencial que você saiba os acordes de viola caipira, tanto para tocar os grandes clássicos Sertanejos e modas, quanto para criar suas próprias músicas. Nesta matéria vamos falar um pouco sobre os diferentes tipos de acordes da viola caipira e vamos disponibilizar um E-book gratuito com todos os acordes da viola caipira em pdf, pronto para ser impresso.
O que são acordes de viola caipira?
Antes de entendermos o conceito de acorde, devemos saber a diferença entre nota e acorde. A nota é quando apenas um som é emitido, por exemplo, quando tocamos apenas uma corda de nosso instrumento. Já o acorde é formado pela união de três ou mais notas formando um conjunto harmônico que usamos para tocar maioria das músicas e modas de viola.
Agora nosso próximo passo é entender os tipos de acordes que existem.
Acordes Maiores e Menores
Existem algumas formas de classificar os acordes, as quais definem que notas formam as tríades ou tétrades do acorde, que são os acordes maiores e menores. É interessante perceber a diferença entre a sonoridade dos acordes menores para os maiores, pois cada um possui características sonoras únicas.
Os acordes maiores na viola caipira são formados com a tônica, terça e quinta da escala do acorde e também é conhecido como tríade. Os acordes maiores são representados por uma letra maiúscula, por exemplo, E (Mi maior), C (Dó maior) e D (Ré maior), e eles possuem uma sonoridade alegre.
Já os acordes menores possuem uma sonoridade oposta aos maiores, soando como acordes mais tristes e melancólicos. Os acordes menores na viola caipira são representados pela letra maiúscula, seguida por um “m” minúsculo, por exemplo, Em (Mi menor), Cm (Dó menor) e Dm (Ré menor).
Existem diversas classificações para os acordes de viola caipira como diminuto, acordes com sétima, alterados e muitos outros… Porém, aqui vamos falar apenas sobre os principais e mais utilizados que são os acordes Maiores e Menores.
Para fazer o download gratuito do dicionário de acordes de viola caipira do Planeta Música, clique aqui.
Atenção a afinação de sua viola!
Antes de continuarmos devemos nos atentar a afinação da viola caipira que estamos utilizando. Como sabemos, são utilizadas diversas afinações na viola caipira, e isso influência diretamente o formato do diagrama do acorde.
Conheça tudo sobre afinação da viola caipira aqui. Clique aqui
Diagrama de acordes da viola caipira
O diagrama de acordes é uma representação gráfica de quais notas devemos apertar no braço da viola para gerar um determinado acorde.
Podemos perceber na imagem acima que o diagrama é a representação de um trecho do braço de nossa viola, os números ao lado representam a casa do instrumento que a imagem ilustra. As bolinhas pretas representam quais notas devem ser apertadas para gerar o acorde. Fácil não?
Pestana
A pestana é representada no diagrama de acordes de viola caipira como essa faixa preta que passa por três ou mais cordas, como podemos observar na imagem.
Os acordes com pestana na viola caipira são motivo de muita dificuldade por parte dos iniciantes. Uma dica muito importante é levar em consideração a regulagem de sua viola e a altura das cordas, caso o instrumento esteja desregulado, ele pode estar dificultando muito o aprendizado desta técnica muito importante.
E-Book “Dicionário de acorde de Viola Caipira” do Planeta Música.
Neste E-book de viola caipira exclusivo do Planeta Música, vocês aprenderão todos os acordes de viola caipira, maiores e menores, com e sem pestana, na afinação “Cebolão em Ré”. Este E-book é 100% gratuito e foi diagramado para ser impresso aí na sua casa. Tenha acesso a dezenas de acordes de graça e sem sair de casa.
Dicas para treinar
A primeira dica é: tenha paciência! A fluência na troca de acordes de viola só virá com o tempo e muito treino, e isso não significa que você não tem talento para música, garanto que os maiores violeiros também tiveram esse problema no início de sua jornada musical.
No curso “Viola Caipira além do Riquindim tiquindim”, o grande violeiro Zé Helder nos ensinará diversos acorde de viola caipira aplicados a diferentes ritmos como Toada, Cururu, Pagode e Batuque de viola.
E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.
Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!