Acordes de violão – entenda a diferença entre acordes e notas de violão.

acordes de violão - Planeta Música
acordes de violão - Planeta Música

Uma das primeiras dúvidas que aparecem pra quem está começando a tocar é aprender sobre os acordes de violão, popularmente chamados de notas de violão ou posições de violão.

Porém, antes de começarmos a falar sobre os acordes de violão é importante que tenhamos clara a diferença entre um acorde e uma nota, já que nem tudo é a mesma coisa.

Diferença entre Nota e Acorde

clique aqui

estude VIOLÃO na escola de

Clique e estude violão com o Planeta Música. Aprenda assuntos e técnicas como afinação, técnicas de mão direita e mão esqueda, power chords, dedilhados, arpejos e muito mais. Comece agora por apenas R$29,90 e bons estudos!

Uma nota é quando tocamos uma nota isolada no nosso instrumento, como se apertássemos uma corda do violão em determinada casa e tocássemos só ela.

Já um acorde é formado por mais de uma nota, ou seja, quando apertamos cordas diferentes simultaneamente. Na maioria das vezes são três cordas que formam uma tríade de notas que se combinam criando um som único, com harmonia, e usado para tocar diferentes estilos musicais.

Acordes maiores e menores

Existem algumas classificações de acordes que definem quais notas formam a tríade ou tétrade do acorde, duas são as mais conhecidas: os acordes maiores e os acordes menores. É interessante perceber a diferença de sonoridade entre essas classificações, pois cada um tem uma característica bem única.

Acordes maiores são representados apenas por uma letra maiúscula, como o A (Lá Maior), o E (Mi Maior), ou o C (Dó Maior) e soam alegres, abertos.

Já os acordes menores possuem a mesma letra maiúscula, porém seguida com um “m” minúsculo. Como o Am (Lá menor), o Fm (Fá menor), ou o Gm (Sol menor) e têm uma sonoridade mais triste e melancólica.

Existem diversas outras classificações de acordes de violão, como os com sétima, com baixo invertido, diminutos, alterados e etc., porém vamos começar do começo e praticar!

Para entender melhor sobre a formação de acordes, acordes com sétima, bicordes e muito mais, confira algumas dicas aqui no blog do Planeta Música.

Diagrama de Acordes

Antes de fazermos nosso primeiro acorde no violão, vamos entender como funciona o diagrama de acordes. É apenas uma representação gráfica de quais notas nós precisamos apertar para formar o nosso acorde.

acordes de violão - lá com sétima

Repare que o diagrama é a representação de um pequeno trecho do braço do violão. Onde temos casas desenhadas de cima pra baixo (o número ao lado representa o número da casa), as bolinhas dentro representam quais notas devem ser apertadas e os números dentro das bolinhas representam qual dedo nós devemos usar para apertar aquela nota.

Dicas para treinar os acordes de violão

A fluência na hora de trocar os acordes do violão só virá com o tempo e com bastante prática, por isso a primeira dica que damos é ter paciência. Pode ser que sua primeira tentativa de fazer um acorde seja um desastre, talvez a segunda e a terceira também. E é normal, não significa que você não tenha talento pra música. O importante é começar lentamente e ir praticando pouco a pouco e ir evoluindo no seu tempo. Lembre-se que seu aprendizado só depende da sua dedicação.

Mão Direita

Outra coisa importante de se trabalhar no estudo dos acordes, é a sincronia entre sua mão esquerda e mão direita. Isso porque é crucial que você consiga trocar os acordes sem travar na mão direita e mantendo o ritmo. Por isso, treine lentamente e vá aumentando a velocidade gradativamente.

Pestanas

Um assunto que sempre gera um pouco de medo e desespero nos iniciantes do violão é a pestana. É quando nosso dedo indicador passa apertando todas as cordas ao mesmo tempo na montagem do acorde. Esse movimento gera uma tensão maior na mão esquerda e pode trazer um pouco de dor e incômodo, o que é normal, tendo em vista que é um movimento completamente novo para sua mão.

acordes de violão - pestana

Uma coisa importante de se levar em consideração é a regulagem do seu instrumento e a altura das cordas. Esse é um fator que pode fazer uma grande diferença na hora de fazer uma pestana, isso porque, instrumentos desregulados e com cordas muito altas dificultam muito a execução e a clareza das notas da pestana.

Na hora de praticar os acordes de violão é importante seguir uma metodologia, uma sequência lógica de estudo. Isso evita que você perca tempo buscando assuntos isolados pela internet e acabe se frustrando com a falta de resultado.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical totalmente gratuita, acesse o Planeta Música Free para ter acesso a diferentes cursos de música online e videoaulas feitas para você aprender música de verdade.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Cadastre-se grátis

Acesse grátis o Masterclass

Uma aula que vai te ensinar a tocar bem mesmo sem ter tempo ou facilidade. Aproveite, é totalmente gratuito.