Saiba tudo sobre afinação de Violino! [2023]

image_pdfimage_print

Afinar o violino, seja de ouvido ou com afinador, pode parecer complicado principalmente para os iniciantes. Mas calma que nós vamos te mostrar que afinação de violino não é nenhum tarefa impossível. Nessa matéria você vai aprender a afinar o violino de ouvido e com afinador, seguindo algumas dicas e orientações que vão ajudar no processo.

Um violino comum contém quatro cordas, que têm intervalos de uma quinta perfeita entre uma corda e outra. Ou seja, se a primeira corda é um sol, a segunda corda deverá ser uma quinta perfeita de sol, no caso a nota Ré. Veja uma tabela com a afinação de violino em todas as cordas.

afinação de violino - aprenda a afinar o violino de ouvido ou afinar violino com afinador

Após analisarmos essa tabela, podemos visualizar melhor esse ciclo de quintas perfeitas que relaciona as cordas do violino. Vamos pegar o G(sol) como exemplo:

G(sol) – A(la) – B(si) – C(dó) – D(ré)

1°    –    2°     –    3°    –    4°    –    5°

Para a correta afinação do violino nós deveremos apertar (aumentando a frequência emitida da corda) ou soltar (diminuindo a frequência emitida pela corda).
As frequências das cordas são:

Mi (E1 – 659,26hz)

Lá (A4 – 440hz)

Ré (D4 – 293,66hz)

Sol (G3 – 196,00hz).

Como afinar violino de ouvido

Pode parecer complicado, mas afinar o violino de ouvido é um ótimo exercício musical para treinar sua percepção. É importante lembrar que afinar violino de ouvido é uma habilidade que leva tempo e muita persistência, então não desanime. Sua evolução depende do quanto você se dedica ao instrumento.

Primeiro posicione o violino de frente para você sobre os joelhos, de forma que seja possível tocar as cordas com uma das mãos enquanto a outra mão ajusta os micro afinadores e as cravelhas.

Existem diferentes maneiras de se afinar um violino, uma delas é utilizando um teclado ou piano. É bem simples, basta deixar o som das teclas igual ao das cordas baseado nas notas da imagem abaixo:

afinação de violino de ouvido - como afinar violino de ouvido

Toque a nota no piano e tente deixar o som do violino o mais próximo possível. Não é preciso ter de fato um piano ou teclado para afinar o violino, basta baixar aplicativos que reproduzem os sons desses instrumentos.

No começo é natural sentir um pouco de dificuldade, mas praticando constantemente, o seu ouvido acostumará com o som do violino. Com isso você começará a perceber a relação dos sons entre instrumentos diferentes.

Treine bastante e você sentirá que sua percepção irá evoluir. E lembre-se que você pode afinar violino com afinador eletrônico.

Como afinar violino com afinador

Outra maneira de afinar um violino é utilizando os clássicos afinadores eletrônicos. Para isso, basta tocar a corda e verificar no afinador se a corda está com a frequência correta. Se a frequência for correspondente à corda, a corda estará afinada. Caso estejam diferentes, então existem duas opções para afina-las:

A – Se a corda estiver tensionada e com frequência superior a correta, diminua a afinação voltando um pouco a cravelha para baixo ou gire o micro afinador no sentido anti-horário.

B – Se a corda estiver mais solta e com frequência baixo da correta, suba a afinação girando um pouco a cravelha para cima ou gire o micro afinador no sentido horário.

Continue até que as frequências estejam corretas e o afinador indique que o violino está afinado.

Dicas para afinação do violino

– Ajustes pequenos são feitos com os micro afinadores, soltando ou apertando as cordas quando a afinação estiver próxima da correta.

– Ajustes maiores são feitos com as cravelhas. Sempre gire a cravelha suavemente, pois tensionar a corda muito acima da sua afinação poderá estoura-la. Por isso tome cuidado quando estiver afinando violino pelas cravelhas.

– Sempre afine as cordas em sequência. Depois de afina-las, verifique novamente corda por corda, pois é comum que uma corda desafine enquanto afinamos as outras.

– Nunca afine sem escutar o som. Quando estiver apertando ou soltando a corda, continue tocando e ouvindo a afinação, só assim você terá uma referência sonora se a corda está sendo afinada corretamente e se já não passou do ponto correto, evitando quebrar as cordas.

– Caso você não tenha um afinador eletrônico, não se preocupe. Existem aplicativos de smartphone que funcionam como afinador de violino, bem como os afinadores de violino online. Dê preferência para afinadores que mostrem as frequências.

– Se você acabou de afinar e sente que as cravelhas não estão presas, empurre a cravelha para dentro da caixa de cravelhas, em movimento semelhante ao apertar e soltar de um parafuso. Assim você encaixará as cravelhas deixando-as mais firmes.

– Lembre-se sempre de manter o cavalete reto. Se durante a afinação ele “tombar”, ajuste-o.

– No início é comum o aluno arrebentar alguma corda do violino durante a afinação. Mas não se preocupe, troque a corda do violino por uma nova e aprenda com isso. 

Quer saber mais sobre violino? Confira nossas dicas de como trocar as cordas de um violino e escolher o tamanho ideal de violino para você, além da sua história e curiosidades.

Caso queira conhecer os métodos de ensino do Planeta Música e aprender tudo o que precisa saber para tocar violino de forma definitiva, acesse o Planeta Música para uma experiência musical totalmente inovadora.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

 

Compartilhe esse post:

O melhor curso de violino online

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de violino online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma