Alinhando o estudo de acordes com repertório no teclado e piano

Confira dicas para estudar diversos acordes com foco em repertório no teclado - Alexandre Oliveira Planeta Música

Professores ensinam, orientam, mostram caminhos, incentivam, e quem ensina também aprende muito. Uma das coisas que aprendi com a experiência é que podem existir caminhos diferentes para chegar ao mesmo resultado. E isso é muito válido para repertório no teclado.

Trago neste texto, duas maneiras simples e práticas, de como estudar acordes com foco em repertório no teclado. É um sistema de estudo que aprendi com a experiência e conversas com os próprios discípulos.

De forma leve, criativa, e claro, respeitando o gosto musical de cada um, esta maneira de estudar funciona muito bem e já foi amplamente testado por mim: No universo pop / rock e podemos incluir aqui também o sertanejo atual já que segue estrutura de acordes parecido, temos uma quantidade enorme de músicas com apenas quatro acordes (ou até menos), formando o que chamamos de progressão.

clique aqui

estude TECLADO na escola

Clique e estude teclado com o Planeta Música. Aprenda assuntos e técnicas como tocar com as duas mãos, sistemas de notação musical, teclas pretas, composição de acordes e muito mais. Comece agora por apenas R$29,90 e bons estudos!

Se o aluno tocar aproximadamente 10 ou 12 músicas destes gêneros, em tons diferentes, já terá aprendido todas ou quase todas as tríades maiores e menores, com inversões, de forma prática e gradativa.

Para facilitar, abaixo fiz uma lista curta de músicas com quatro acordes e também algumas progressões mais usadas, onde todas as músicas citadas são facilmente encontradas na internet.

  • Knocking on heavens door (Guns N´ Roses)
  • O sol (Jota Quest)
  • Eu sosseguei (Jorge e Mateus)
  • Linger (The Cranberries)
  • Last kiss (Last Kiss)
  • Eduardo e Monica (Legiao Urbana)
  • Que sorte a nossa (Matheus e Kauan)

Progressões

Abaixo, algumas progressões usuais (todas em Dó Maior para facilitar). Estas progressões são encontradas em uma quantidade enorme de músicas dos gêneros que citei:

  • C  Am  Dm  G
  • C  F  G  C
  • C  G  Am  F
  • F  G  C  Am

Conhece mais alguma progressão bastante usada? Deixe nos comentários.

A dica de ouro para repertório no teclado

Pratique estas progressões e as músicas sugeridas em tons diferentes. Com certeza vai ser bastante útil e em pouco tempo vai perceber como evoluiu. E qualquer dúvida, deixe nos comentários que respondemos!

Dá uma olhada em nossos conteúdos de teclado e amplie seus conhecimentos musicais. Bons estudos!

Cadastre-se grátis

Acesse grátis o Masterclass

Uma aula que vai te ensinar a tocar bem mesmo sem ter tempo ou facilidade. Aproveite, é totalmente gratuito.

Alexandre Oliveira - Planeta Música - colunista sobre diferentes assuntos de teclado e piano.

Alê Oliveira

Iniciou sua carreira profissional em 1996 na Universidade Livre de Música (ULM) e no Conservatório Musical Beethoven. Acompanhou as cantoras Vanessa Jackson, Estela, Eloiza Paixão, D’Black, e Carmonitz. Coordena e ministra aulas de piano e harmonia no Conservatório Musical Beethoven, orienta e capacita interessados para o mercado profissional da música.