Alinhando o estudo de acordes com repertório no teclado e piano

image_pdfimage_print

Professores ensinam, orientam, mostram caminhos, incentivam, e quem ensina também aprende muito. Uma das coisas que aprendi com a experiência é que podem existir caminhos diferentes para chegar ao mesmo resultado. E isso é muito válido para repertório no teclado.

Trago neste texto, duas maneiras simples e práticas, de como estudar acordes com foco em repertório no teclado. É um sistema de estudo que aprendi com a experiência e conversas com os próprios discípulos.

De forma leve, criativa, e claro, respeitando o gosto musical de cada um, esta maneira de estudar funciona muito bem e já foi amplamente testado por mim: No universo pop / rock e podemos incluir aqui também o sertanejo atual já que segue estrutura de acordes parecido, temos uma quantidade enorme de músicas com apenas quatro acordes (ou até menos), formando o que chamamos de progressão.

Se o aluno tocar aproximadamente 10 ou 12 músicas destes gêneros, em tons diferentes, já terá aprendido todas ou quase todas as tríades maiores e menores, com inversões, de forma prática e gradativa.

Para facilitar, abaixo fiz uma lista curta de músicas com quatro acordes e também algumas progressões mais usadas, onde todas as músicas citadas são facilmente encontradas na internet.

  • Knocking on heavens door (Guns N´ Roses)
  • O sol (Jota Quest)
  • Eu sosseguei (Jorge e Mateus)
  • Linger (The Cranberries)
  • Last kiss (Last Kiss)
  • Eduardo e Monica (Legiao Urbana)
  • Que sorte a nossa (Matheus e Kauan)

Progressões

Abaixo, algumas progressões usuais (todas em Dó Maior para facilitar). Estas progressões são encontradas em uma quantidade enorme de músicas dos gêneros que citei:

  • C  Am  Dm  G
  • C  F  G  C
  • C  G  Am  F
  • F  G  C  Am

Conhece mais alguma progressão bastante usada? Deixe nos comentários.

A dica de ouro para repertório no teclado

Pratique estas progressões e as músicas sugeridas em tons diferentes. Com certeza vai ser bastante útil e em pouco tempo vai perceber como evoluiu. E qualquer dúvida, deixe nos comentários que respondemos!

Dá uma olhada em nossos conteúdos de teclado e amplie seus conhecimentos musicais. Bons estudos!

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

Os melhores cursos de teclado e piano online

Uma resposta

  1. Olá , prof Alexandre !
    Gostaria de falar sobre suas aulas de piano , perdi seu contato se for possível entra em contato pelo Instagram jjessicajanine ou E-mail agradeço, Obrigado !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de teclado e piano online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma