Como já aprendemos em outra matéria, a nossa voz funciona através de um sistema intrincado de musculaturas e estruturas. Isso significa que o aprendizado do canto necessita de estudos intensos e específicos. Hoje vamos falar um pouco sobre a rotina de estudos do cantor.
Estudar canto é bastante diferenciado quando comparado aos outros músicos, isso porque o nosso instrumento (voz) serve para comunicação, trabalho e muitos outros aspectos da vida, sendo usado e desgastado diariamente. Por isso, o estudo da voz não pode passar de 2 horas por dia. Mais tempo do que isso, a musculatura fica extenuada e além de não produzir tão bem os sons, pode se machucar e afetar a saúde da voz.
Isso significa que posso estudar 2 horas por dia todos os dias? Poder, pode, mas não é o ideal, principalmente caso você use bastante sua voz para trabalhar e se comunicar durante o dia, em profissões como professores, atendentes, vendedores etc.
A rotina ideal de estudos de canto é aquela na qual distribuímos o estudo em pequenas porções de tempo durante vários dias. O ideal seria um tempo entre 30 e 50 minutos, pelo menos 3 vezes por semana, atingindo o melhor cenário com o estudo diário.
Durante esse período de tempo, o aluno tem que passar por todos os aspectos da técnica vocal e musical. São eles:
- exercícios de relaxamento da musculatura (ombros, pescoço e mandíbula);
- exercícios de respiração;
- vocalizes (técnica e extensão vocal);
- repertório;
- percepção musical;
- teoria e harmonia;
Organizando seu tempo
A divisão de tempo entre cada um desses aspectos é bastante individual e varia de acordo com as necessidades e objetivos específicos de cada aluno. Pensando num aluno iniciante, que nunca teve muito contato com música e que tem tempo para estudar 4 x por semana, montei uma sequência como exemplo:
Relaxamento: 3 minutos.
Respiração: 3 minutos.
Vocalizes: 15 minutos.
Repertório: 15 minutos.
Percepção: 7 minutos.
Teoria e Harmonia: 7 minutos.
Total: 50 minutos.
Essa sequência para estudar canto é uma sugestão e pode ser modificada entre os dias de estudo, aumentando um pouco de tempo num item e diminuindo em outro, para ter melhores resultados gerais.
Fique sempre atento durante o estudo se você sente cansaço ou dor na garganta, caso isso aconteça, diminua o tempo de estudo e coloque dias de descanso entre os dias de estudo. Respeitar os limites do seu instrumento é muito importante!
E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.
Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!