Aprenda solos de guitarra de Stevie Ray Vaughan

image_pdfimage_print

Ouvindo os solos de guitarra de Stevie Ray Vaughan é fácil perceber que não se trata apenas de mais um bom guitarrista. Lenda das guitarras, dono de técnicas apuradas e considerado o pai do Texas Blues, Stevie deixou um legado que ecoará para sempre no universo da música.

Com referências dos “bluesmen” Albert King, Buddy Guy, Albert Collins, dos guitarristas Jimi Hendrix, Wes Montgomery, Lonnie Mack e Kenny Burrell, somadas ao talento natural impressionante para dominar as seis cordas, Stevie impressionou a todos os amantes da música com solos de guitarra únicos, elevando a condição de homem e instrumento em uma única essência.

Os solos de guitarra de Stevie Ray também nos passam outra sensação, a de que somente ele é capaz de fazer solos tão complexos, intensos, encorpados e agressivos. Mas o guitarrista de blues e professor do Planeta Música Gui Cicarelli nos garante que qualquer um pode reproduzir os solos de guitarra do mestre Stevie Ray Vaughan.

“Stevie Ray Vaughan é um mito, incomparável, um cara que criou o seu próprio jeito de tocar. Mas tudo se constrói no passo-a-passo, o aprendizado deve ser com os pés no chão e o segredo é persistir e não se frustrar.”

Filho de um grande amante do blues, Guilherme nasceu e cresceu ouvindo o estilo único de Stevie Ray Vaughan. Com influência direta do pai, grande fã de SRV, entre as cenas que o marcaram na infância Gui destaca a de Stevie Ray levando sua guitarra às costas ao tocar Texas Flood, em um show na cidade de Austin, Texas, em 1983. Aos nove anos já ensaiava alguns arranjos de SRV, tentando imitar o jeito agressivo e sensível da lenda das guitarras no violão do pai, que percebendo a vocação do filho para as seis cordas não hesitou em colocá-lo nas aulas de música.

Blues Feelings

Após alguns anos de estudos, formou-se em 2004 com o músico Fabio Magalhães – outro grande fã de Stevie Ray Vaughan – no curso profissionalizante de guitarra pelo método Mozart Mello, um dos maiores didátas do Brasil e amante das guitarras blues. A esta altura, Gui já era professor particular e estudava a fundo os solos de guitarra de Stevie Ray Vaughan, aspirando os estilos, técnicas, e a vida de um dos maiores guitarristas da história.

Em 2011 ganhou o certificado de guitarrista profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) e se especializou em guitarra blues, fundando no mesmo ano a banda de blues Flix e Banda, a qual é guitarrista e vocalista. Nos palcos, Gui Cicarelli coleciona momentos importantes para sua carreira e já tocou em casas conhecidas como B Music Bar, Skull Bar, Copas Terraço Bar, Garrafas Bar, entre outros, além de participar de festivais como Bier Hub Festival, no Instituto Tomie Ohtake. Gui também já realizou participações importantes com a banda Blues Jeans, tocando na clássica casa de música Bourbon Street, ao lado do consagrado guitarrista de blues Marcos Otaviano.

Além da experiência em palcos nacionais, Gui Cicarelli já realizou turnês internacionais nos EUA, no circuito de música Key West (Open Mics e Bares), entre 2006 e 2007.

Professor de guitarra a mais de dez anos, Gui Cicarelli sintetiza toda sua experiência com o blues e conhecimentos sobre Stevie Ray Vaughan neste exclusivo material do Planeta Música.

Em “Aprenda a tocar como Stevie Ray Vaughan”, Gui primeiramente nos convida a dar um mergulho na história de uma das maiores lendas das guitarras, abordando particularidades da carreira, vida, e músicas clássicas de Stevie Ray. Gui Cicarelli faz uma análise detalhada da maneira SRV de tocar guitarra, e abre um leque de técnicas específicas demonstrando de forma progressiva assuntos variados, desde os mais básicos como shuffles, bends, vibratos, tipos de encordoamentos; passando por técnicas mais apuradas de mão direita, como deixar a mão leve e atacar a corda sem possivelmente acertar as outras; e aprofunda a análise em características específicas de Stevie Ray Vaughan, sua fluidez e progressão nos solos, ritmos funkeados da mão direita, os bends de três cordas, a regulação dos baixos da guitarra com o polegar esquerdo, o feeling e sensibilidade para tocar guitarra, e muito mais.

Além desta profunda teoria, Gui Cicarelli constrói de maneira didática exercícios progressivos em diferentes níveis de dificuldade para que você possa evoluir o aprendizado no seu ritmo, de um modo que você estude e adapte todas as referências absorvidas ao seu próprio estilo de tocar guitarra. Tudo isso você confere em alta qualidade audiovisual para intensificar ainda mais o contato com músicos profissionais e garantir um aprendizado qualificado sem gastar valores exorbitantes.

Fique por dentro do Planeta Guitarra e acompanhe nossas postagens sobre a lenda Stevie Ray Vaughan, além de diversas dicas para guitarristas dos mais variados gostos e estilos. Até a próxima!

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

Os melhores cursos de guitarra online

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os melhores cursos de guitarra online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma