Como aprender a tocar violão sozinho e rápido?

image_pdf
image_pdfimage_print

O violão é um dos instrumentos mais populares do mundo e pode ser utilizado em diferentes estilos musicais. É um dos instrumentos de entrada na música e muitos iniciantes começam pelo violão devido à popularidade das seis cordas. E afinal, é muito comum ter aquele tio, primo ou conhecido que tem um violão para emprestar.

Nos dias de hoje, com o avanço das tecnologias de aprendizado, aumenta o número de pessoas que buscam aprender a tocar violão sem sair de casa. Junto com esse avanço, vem também o aumento da pressa de se obter resultados, o que pode levar o aluno a se frustar e acabar desistindo de aprender o instrumento.

Mas calma, o Planeta Música está aqui para facilitar a sua vida e te dar umas dicas de como estudar violão sem sair de casa e obter resultados satisfatórios e que levem você até seu objetivo.

É realmente possível aprender a tocar violão sozinho?

De fato é possível aprender sozinho, porém você precisará de dedicação, concentração e persistência. Nada acontece da noite para o dia, Mas a internet facilita muito o aprendizado musical por diversos motivos. O primeiro é comodidade, você não terá que sair de casa para aprender a tocar violão e pode controlar sua rotina de estudos sem se prender a dias e horários.

O bom de estudar música em casa é que você desenvolve ainda mais sua disciplina: parar de fato por um tempo determinado (por você mesmo) no seu dia, se desligar de outras tarefas e aprender música. Lembre-se que sua evolução só depende de você.

A segunda vantagem é o preço: aulas de violão na internet possuem um melhor custo benefício que aulas presenciais. E o terceiro e cuidadoso detalhes é que você pode escolher melhor seu professor e estudar com um real especialista naquilo que você busca, mesmo com o professor estando muito distante de você.

Um dos grandes vilões nessa história de aprender violão sozinho, é a possibilidade de criar vícios que podem influenciar diretamente no seu som e sua saúde. Por isso, algumas dicas na hora de aprender pestana, um ritmo, uma postura ou uma palhetada por exemplo, podem te prevenir de problemas futuros.

Dificuldades no início do aprendizado no violão

Todo início nunca é simples e fácil. Tocar um instrumento mexe com várias áreas do seu corpo e seu cérebro, e é exatamente por isso que a prática é uma das partes mais importantes do estudo musical.

Apertar cada nota, a mira na hora de acertar a corda certa para tirar o som, segurar a palheta ou dedilhar com fluência são exemplos da mescla entre coordenação motora e mental que a música exige. E essa mecânica deve ser trabalhada de forma gradual, pensando no objetivo final de cada aluno, com exercícios progressivos e repertórios que tenham a ver com a técnica que está sendo trabalhada. Assim, você consegue desenvolver a parte mecânica e ainda aprender a tocar músicas.

Por outro lado você também tem a parte de percepção, o pensamento musical. É necessário entender que quem faz a música é a sua cabeça e não os seus dedos. E que na hora em que sua coordenação motora estiver apta a fazer tudo que a sua cabeça quiser, você será capaz de traduzir o que está na sua mente para os seus pulsos, mãos e dedos, e atingir a percepção de um verdadeiro músico.

YouTube video

Cuidado com conteúdos isolados na internet

A primeira coisa que todos nós fazemos quando queremos aprender algo novo é abrir o Google e digitar: “Como aprender a tocar violão sozinho?” A partir daí, começamos a procurar assuntos específicos como: “Como fazer uma pestana?” “O que é uma escala?” ou então ir direto aprender a tocar uma música.

E é normal. O problema é que você não terá ninguém te dizendo que caminho seguir para aprender de uma forma sólida. Aprendendo sem uma orientação prévia, você pode pular fases importante do aprendizado e acabar não conseguindo desenvolver técnicas e evoluir, e gerar aquele sentimento que aquilo não é pra você. Quando estudamos uma metodologia com início, meio e fim, nos preparamos para conseguir tocar qualquer coisa e entender a música de uma maneira completa, e não apenas por coisinhas isoladas. 

Depois que passamos de um determinado estágio no aprendizado da música, começamos a colher os frutos e desejamos cada vez mais aumentar nossos conhecimentos, tocar coisas mais legais, e quem sabe compor suas primeiras músicas. A partir daí, a música será parte de você.

Siga um método que economize tempo e dinheiro

Como uma última dica, busque sempre cursos que sigam uma metodologia para conciliar o o aprendizado do violão com o preço convidativo, Você verá que aprender a tocar violão sozinho vai ficar muito mais fácil e eficiente.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

3 respostas

  1. Resolvi aprender s tocar violão pela internet. Surgiu as dificuldades fui para o professor particular, que tirava o material da internet. Pois na internet falam na escala de dó que serve de base para as demais, agora no CAGED, 1 3 5, 1 4 5 7, não é informado de maneira correta. E muita superficial. Eu tenho receio de não aprender e ficar sem conseguir evoluir no aprendizado. Edison

    1. Muito obrigado pelo comentário Edison! Nós recebemos muitas dúvidas bem parecidas com a sua, e esse é um dos maiores desafios da nossa escola de música: superar essa superficialidade musical da internet. Dá uma olhada nesse link para você saber como fazemos isso > https://bit.ly/2WtGpwI

    2. Meu sonho é aprender tocar violão mais não tenho como aprender com um professor, porque moro em zona rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais:

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma