Como aprender música pela Internet?

image_pdfimage_print
Ouça a audiodescrição da matéria

O que você vai ver nesse post:

– como aprender música pela internet
– aprender música pela internet, é possível?
– como aprender música no meio de tantas informações?
– aprender música com a mesma metodologia!
– aprender música não é da noite para o dia!

Aprender a tocar um instrumento musical é um benéfico e um prazeroso exercício, estimula a coordenação motora, psicológica, e se mostra saudável para qualquer idade. Um dos grandes desafios para quem deseja aprender música é encontrar tempo para estudar dentro de uma rotina apertada pelas correrias do dia-a-dia, dentro ou fora de casa.

Os modos convencionais de aprender a tocar violão, guitarra, bateria ou qualquer instrumento se limitam às aulas presenciais, que exigem tempo para conciliar horas e dias pré-determinados para praticar, ter aulas e aprender música. Em algumas bancas de jornais ainda é possível encontrar os tradicionais DVDs, revistas com cifras, dicas e matérias voltadas para quem está começando a tocar ou já possui alguma noção, mas ainda assim se mostram limitadas em sua função de favorecer o aprendizado.

Então, eis que surge aquilo que veio para revolucionar nossas vidas: a internet! Porém, por mais fácil que possa parecer, aprender música pela internet exige muitos cuidados que podem te salvar muito tempo, paciência, tendinite e fazem com que os estudos evoluam da maneira correta.

Pensando nisso, o Planeta Música listou alguns cuidados que se deve tomar ao iniciar ou aprimorar o aprendizado musical usando esta ferramenta poderosa que é a internet.

Como aprender música no meio de tantas informações?

Primeiramente é importante lembrar que a internet é apenas uma ferramenta, e não o atalho para aprender música da noite para o dia. Mesmo com as facilidades da internet, estudar música exige prática, dedicação, e seguir uma orientação correta é indispensável. E é aí que encontramos a primeira dificuldade: o excesso de informações.

A gama de informações que encontramos na internet é gigantesca, e quando se decide aprender música pela internet, sem se matricular em uma escola virtual, é comum ficar perdido no meio de tanto conteúdo. Além de ser muito mais difícil adquirir uma sequência lógica para o aprendizado.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário mergulhar em um mar de conteúdos para estudar música ou se aprimorar, apenas uma orientação correta, com propriedade, e construída através de alguma metodologia já será suficiente, então muito cuidado nas pesquisas e com o excesso de informações! Milhares de links, sites e vídeo-aulas podem atrasar o seu aprendizado.

É o que explica Jonathas Ferreira, professor do Planeta Música e bacharel em violão pela universidade de Passo Fundo – RS e professor aqui do Planeta Música.

Na internet você encontra absolutamente tudo, mas tem muita gente aí ensinando sem metodologia. É aquela história de repassar o conhecimento de forma empírica, do jeito que aprendeu e não buscou atualizações, e às vezes o pessoal não tem uma metodologia ou uma sequência de como construir os passos para o aprendizado evoluir.

Aprender música fica muito mais fácil quando seguimos a mesma metodologia!

Assim como em qualquer área, na música é possível ensinar a mesma coisa de diversas maneiras. Tudo vai depender de quem está ensinando, do estilo musical que você deseja aprender, do instrumento, e diversos outros fatores. Mas de qualquer forma, seguir a mesma metodologia é indispensável ao se aprender música pela internet, pois assim será possível seguir a mesma linha de raciocínio do início ao fim, e desta forma construir os passos certos para evoluir o aprendizado.

Assistindo vídeos de tópicos isolados, de professores e métodos diferentes, você terá muito material do mesmo assunto e a possibilidade de não se adquirir o conhecimento é muito grande, pois pulando de método para método você não adotará uma sequência lógica de aprendizado, com início, meio e fim para se aprender e formar de fato aquele conhecimento. Então, procure conteúdos em sites sérios, que forneçam materiais mais extensos e relevantes os quais sigam uma metodologia, e que seja ensinada por pessoas qualificadas que estudaram a fundo o assunto e tem a devida propriedade para ensina-lo.

YouTube video

Aprender música não é da noite para o dia!

 Com os avanços tecnológicos e possibilidades da internet, estamos cada vez mais acostumados com a rapidez e facilidade de adquirir novos conhecimentos. No ensino musical, devemos nos desprender deste comodismo imediato.

É muito comum encontrarmos tópicos como “aprenda violão em 5 dias” ou “3 dicas para tocar qualquer música”, e sem dúvida são atrativos para novos músicos ou para quem busca expandir seus conhecimentos. Alguns desses conteúdos podem ajudar de certa forma, mas é importante ressaltar que são apenas “dicas”, e não farão de você um mestre da música da noite para o dia. Então não se baseie nesses vídeos para formar seus conhecimentos ou aprimorar seu aprendizado.

Lembre-se: a internet é uma poderosa ferramenta para o aprendizado mas ela não resolverá as coisas sozinha. Mesmo pela internet, estudar música ainda exige muita prática e horas de estudos.

Não existem milagres! Não mergulhe em um mar de vídeo-aulas, links e materiais musicais, principalmente aqueles que prometem aprendizado imediato. Uma metodologia, ensinada por um professor qualificado no assunto e que tenha a didática adequada ao que você deseja aprender será o suficiente para formar seu conhecimento musical. Então, foco nos estudos!

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

Os melhores cursos de teoria musical online

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os melhores cursos de teoria musical online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma