Aquarela – Toquinho [Teclado] Como tocar com tablatura e cifra

Aquarela é uma das canções capazes de nos transportar para diferentes lugares da memória, e nos levar através de pensamentos futuros. Como toda obra-prima, a canção de Toquinho se tornou uma espécie de hino e já foi utilizada em locais diferenciados: da publicidade às salas de aulas, dos temas de novela às retrospectivas. E agora no seu instrumento, para você aprender Aquarela no teclado.

Inicialmente, a canção Aquarela pode passar uma mensagem que retoma a infância, mas logo os versos nos fazem refletir sobre a vida adulta e as transformações que experiências da vida nos proporciona.

Aquarela no Teclado

A canção Aquarela, apesar de ter sido feito pelo compositor Toquinho, foi composta inicialmente na língua italiana, devido à parceira com o músico italiano Maurizio Fabrizio para um projeto da gravadora Maracana. Em 1983, Aquarela foi traduzida por Toquinho e se tornou uma canção atemporal na música brasileira. Confira a versão italiana de Aquarela:

Aquarela permite diferentes interpretações. Ao longo da canção, os versos nos remetem a memórias infantis, uma memória de criança que relembra que no princípio a vida era uma folha em branco.

clique aqui

estude TECLADO

Clique e estude teclado com o Planeta Música. Aprenda assuntos e técnicas como tocar com as duas mãos, sistemas de notação musical, teclas pretas, composição de acordes e muito mais. Comece agora com o nosso plano gratuito e bons estudos!

A partir disso, criamos uma infinidade de universos possíveis, que podem se transformar por pequenas circunstâncias e dar novos rumos à pintura, como um “pinguinho de azul no papel”. Podemos ilustrar diferentes mundos possíveis, uma mescla entre universos lúdicos e instinto criador.

A imprevisibilidade dos acontecimentos, como um desenho manchado que não sai como o planejado, nos obriga a encontrar soluções para solucionar “problemas” que surgem inesperadamente. É ai que o universo infantil se choca com a vida adulta, e o ouvinte se transporta na atemporalidade que é marca de Aquarela.

Aquarela no teclado, assim como em qualquer instrumento e na voz, não possui refrão, o que faz da música um objeto de constante transformação. Um aspecto interessante da canção é que o eu-lírico dá cores a todas situações, sentimentos e objetos, em uma viagem solitária do ouvinte e sua imaginação.

Na segunda parte da música, a letra de Aquarela nos apresenta a ideia de transitoriedade da vida, que nada é eterno e duradouro e que somos feitos de idas e partidas. É nesse momento da música na qual se apresenta a ideia de futuro, das situações que estão por vir.

Aquarela se tornou ainda mais popular graças a um comercial da Faber Castell, lançado em 1983.

Tudo pronto para aprender Aquarela no teclado?

E caso queira ter uma experiência completa e imersiva na música, não deixe de conferir as matérias aqui do blog e visite o Planeta Música Free, comece a estudar música online completamente grátis!

Cadastre-se grátis

NOS CURSOS DE MÚSICA ONLINE
DA ESCOLA DE

música do

Acesse centenas de videoaulas, cifras, tablaturas, partituras, playbacks e diversos outros recursos de todos os instrumentos e assuntos teóricos que você precisa