Aquarela é uma das canções capazes de nos transportar para diferentes lugares da memória, e nos levar através de pensamentos futuros. Como toda obra-prima, a canção de Toquinho se tornou uma espécie de hino e já foi utilizada em locais diferenciados: da publicidade às salas de aulas, dos temas de novela às retrospectivas. E agora no seu instrumento, para você aprender Aquarela no teclado.
Inicialmente, a canção Aquarela pode passar uma mensagem que retoma a infância, mas logo os versos nos fazem refletir sobre a vida adulta e as transformações que experiências da vida nos proporciona.
Aquarela no Teclado
A canção Aquarela, apesar de ter sido feito pelo compositor Toquinho, foi composta inicialmente na língua italiana, devido à parceira com o músico italiano Maurizio Fabrizio para um projeto da gravadora Maracana. Em 1983, Aquarela foi traduzida por Toquinho e se tornou uma canção atemporal na música brasileira. Confira a versão italiana de Aquarela:
Aquarela permite diferentes interpretações. Ao longo da canção, os versos nos remetem a memórias infantis, uma memória de criança que relembra que no princípio a vida era uma folha em branco.
A partir disso, criamos uma infinidade de universos possíveis, que podem se transformar por pequenas circunstâncias e dar novos rumos à pintura, como um “pinguinho de azul no papel”. Podemos ilustrar diferentes mundos possíveis, uma mescla entre universos lúdicos e instinto criador.
A imprevisibilidade dos acontecimentos, como um desenho manchado que não sai como o planejado, nos obriga a encontrar soluções para solucionar “problemas” que surgem inesperadamente. É ai que o universo infantil se choca com a vida adulta, e o ouvinte se transporta na atemporalidade que é marca de Aquarela.
Aquarela no teclado, assim como em qualquer instrumento e na voz, não possui refrão, o que faz da música um objeto de constante transformação. Um aspecto interessante da canção é que o eu-lírico dá cores a todas situações, sentimentos e objetos, em uma viagem solitária do ouvinte e sua imaginação.
Na segunda parte da música, a letra de Aquarela nos apresenta a ideia de transitoriedade da vida, que nada é eterno e duradouro e que somos feitos de idas e partidas. É nesse momento da música na qual se apresenta a ideia de futuro, das situações que estão por vir.
Aquarela se tornou ainda mais popular graças a um comercial da Faber Castell, lançado em 1983.
Tudo pronto para aprender Aquarela no teclado?
E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.