Tudo sobre baquetas. Conheça materiais, pontas, medidas e dicas.

image_pdfimage_print

Escolher as baquetas ideais é uma coisa muito pessoal, a escolha vai depender do tipo de som que você toca, da sua forma de tocar e do quanto você está disposto a gastar. Por isso, é importante entender sobre todos os pontos que devem ser levados em consideração na hora de fazer a escolha, como por exemplo, o tipo de baqueta, a madeira da baqueta, a medida da baqueta, além do formato  e do material que é feita a ponta dessa baqueta.

Primeiro, assista essa aula do Bruno Fonseca, extraída do curso “Fundamentos da bateria” do Planeta Música.

Podemos começar dividindo em dois principais tipos de baqueta: as “Acústicas” e as “Vassourinhas”.

As baquetas acústicas são as mais vistas no mercado, e são geralmente feitas em madeira ou em fibra de plástico. Existem diferentes tipos de madeira que são usadas para a construção de uma baqueta, e cada uma dessas madeiras influencia tanto na sonoridade como na tocabilidade do baterista.

Para ajudar a escolher melhor a sua baqueta, vamos listar as madeiras mais comuns e ver as principais diferenças entre elas:

Jatobá – Essa madeira é muito pesada, dura, rígida e com uma ótima durabilidade. Além de ter uma bonita cor escura, ela proporciona  um som bem estridente nos pratos e encorpado nos tambores. Seu rebote é muito bom e ela funciona muito bem para bateristas que tenham uma mão mais pesada.

Marfim – Tem uma sonoridade muito mais suave do que as baquetas em Jatobá, isso porque ela é uma madeira muito mais leve, que propicia velocidade e conforto para o baterista.

Hickory – São as mais usadas hoje em dia, principalmente por ser uma madeira que tem um bom equilíbrio entre maciez, durabilidade e preço.

Depois de escolher a madeira que você quer, é interessante saber que existem diferentes tipos de pontas de baquetas que podem variar tanto no material que são feitas como no formato que elas possuem. Podemos listar os principais materiais e formatos de ponta.

Materiais:

Baquetas com ponta de madeira: são as mais comuns e tâm como característica tirar um som mais “flat” do ride, sem interferir nas frequências;

Baquetas com ponta de nylon: são famosas por extrair um som mais brilhante dos pratos, principalmente na condução do chimbal e do ride;

Baquetas com ponta de feltro: são usadas para efeitos, elas conseguem fazer o prato vibrar de maneira constante, crescendo ou decrescendo o volume de forma gradual. É muito comum ouvir esse feito no início a ao final das músicas.

modelos de baquetas

Formatos de ponta:

Barril – Produz um som forte e definido, principalmente nos tambores. Em estúdio para gravações o seu resultado é excelente;

Gota D’Água – É a mais comum, produz um som grave e rico em harmônicos;

Ponta de flecha – Produz um som mais cortante;

Sem Ponta

formatos-de-ponta-de-baqueta

Rodsticks

baqueta rodsticks

São baquetas acústicas compostas por um conjunto de varetas mais finas. Este tipo de baqueta deixa o som mais leve e suave, ideal para apresentações acústicas e em espaços pequenos. Suas varetas podem ser de madeira ou plástico e variam na quantidade, cada uma com uma característica sonora diferente.;

Vassourinhas

tipos de baqueta - baqueta vassourinha

As baquetas vassourinha são mais utilizadas para o jazz, bossa e em músicas mais suaves. São chamadas por este nome justamente porque abertas, seu corpo tem a forma de uma vassoura e suas cerdas podem ser de nylon ou de aço. Delas também podemos tirar sons diferentes, por exemplo, arrastando as cerdas na pele da caixa.

Baquetas de fibra

São baquetas feitas de plástico, extremamente resistentes, mas sua sonoridade, rebote e ação não são agradáveis;

baqueta de fibra de plástico

Medidas

5A – é o modelo mais versátil indicado para maior parte dos estilos musicais, estudante ou sideman’s;
5B – Baqueta mais pesada que a 5A, são destinadas para bateras de rock, funk ou situações de maior volume;
7A – São baquetas mais leves que a 5A destinadas a tocar sons leves como jazz, bossa nova, baião, salsa;
2B – temos o extremo do peso. São destinadas a bateristas que tocam muito pesado e que precisam de uma baqueta extremamente resistente.

Outros dois acessórios que são importantes de serem citados aqui são o porta baquetas e o bag de baquetas.

O porta baquetas costuma ser mais utilizado para apresentações ao vivo, onde ele fica preso a uma ferragem, deixando uma baqueta reserva sempre a disposição para quando a sua quebrar ou até mesmo escorregar.

O bag de baquetas tem a mesma função do porta baquetas para situações ao vivo, podendo ficar preso ao surdo. Além disso, ele serve para guardar e carregar suas baquetas de uma forma organizada e fácil de carregar.

Como escolher a sua na hora de comprar:

Primeiro, que som você vai tocar?
Segundo, quanto você quer gastar?
Terceiro, quanto tempo quer que ela dure?

Responda essas três questões e agora decida o tipo, a madeira, a medida e o formato de ponta que melhor se encaixam nessas respostas e tenha a baqueta ideal para você.

Dicas de conservação

1. Guarde-as num bag apropriado, fora do sol, umidade e calor excessivo.

2. Ao terminar de tocar, seque o suor delas com uma flanela, isso evita mal cheiro na bag.

3. Cuidado ao colocar peso em cima das baquetas, elas podem sim envergar.

4. O par de baquetas que você compra na loja já vem balanceado de fábrica, ou seja, as duas baquetas tem exatamente o mesmo peso. Cuidado para não misturar os pares na hora de guardar.

5. Troque de baqueta quando você observar que elas estão desalinhadas, empenadas, muito desgastadas ou não produzindo mais o som que deveriam.

Marcas de Baquetas

Nacionais

Liverpool – Site oficial: http://www.baquetasliverpool.com.br/

C. Ibañez – Site oficial: http://www.cibanez.com.br/

Alba – Site oficial: http://baquetasalba.com.br/

Importadas

Vic Firth – Site oficial: http://vicfirth.com/

Vater – Site oficial: http://www.vater.com/

Pro Mark – Site oficial: http://www.promark.com/

Ahead- Site oficial: http://aheaddrumsticks.com/

Tama–Site oficial:http://www.tama.com/eu/products/sticks/index.html

Zildjian – Site oficial: http://www.zildjian.com.br/

Regal Trip – Site oficial: http://www.regaltip.com/

Fique por dentro de nossos conteúdos e matérias sobre bateria e aprimore seus conhecimentos musicais!

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Então é isso, desejamos sorte na sua caminhada na música, conte sempre com o Planeta Música para te ajudar no que precisar e BOM SOM!

Compartilhe esse post:

O melhor curso de bateria online

4 respostas

  1. Excelente materia… tirou a maior parte das minhas dúvidas. gostaria de saber, se para crianças de 5 a 8 anos teria alguma baqueta especifica para tocar Rock, isso em uma bateria infantil. Obrigado pela atenção.

  2. Muito boa explicação!
    Me tirou muitas dúvidas e me ajudou muito, agradeço por vocês transmitirem esses conhecimentos.

  3. Olá amigo
    Gostei de sua postagem. Fui baterista no fim dos anos 60 em Ribeirão Preto e quando precisava comprar baquetas precisava ir a SP.ou a SJRio Preto. onde era encontrado produtos melhores.
    Na época não era classificado assim e por isso adorei reciclar me para os tempos atuais.
    Valeu….Abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de bateria online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma