Bateria acústica ou eletrônica? Qual escolher?

image_pdfimage_print

Com muita frequência recebo perguntas nas redes sociais sobre a escolha entre bateria acústica ou eletrônica. Nessa matéria vamos falar um pouco sobre cada uma.

Bateria Eletrônica

O principal benefício da bateria eletrônica é poder tocar em qualquer horário do dia e noite. Como seus Pads são emborrachados, diminui o som da batida quase a zero. Sendo assim é uma ótima escolha para quem mora em apartamento também.

Quando a questão é economia de espaço, a bateria eletrônica tem um outro ponto positivo, pois sua estrutura chega a ocupar apenas 1 metro² na maioria dos casos.

Uma outra coisa muito interessante é a possibilidade de mudança de timbres e kits de bateria dentro do próprio modulo.

Bateria Acústica

A Bateria Acústica sai na frente quando o assunto é dinâmica do som, suas peças tem uma resposta sonora totalmente singular. Por mais que tenha duas bateria idênticas, com as mesmas peles e você esteja usando a mesma baqueta, o som vai ser muito parecido, mas jamais igual por uma infinidade de questões, sendo que um mesmo pedaço de madeira pode ter sons diferentes em sua extensão imagine uma bateria que nos casos mais comuns são compostas por uma junção de camadas de madeiras.

Posso usar a bateria eletrônica para fazer um show?

Com certeza! Hoje em dia isso acontece muito em diversas bandas de diferentes estilos.
O que tem acontecido frequentemente são bateristas que unem a bateria acústica junto  à bateria eletrônica, em muitos casos não juntam as baterias inteiras, somam apenas alguns pads eletrônicos para disparar algum efeito, sample ou até mesmo a introdução de uma próxima música.

Fusão entre eletrônica e acústica

Akira Jimbo é um músico japonês que combina tecnologia de bateria eletrônica e bateria acústica. Além de seu trabalho solo, ele é o baterista da banda japonesa de fusão de jazz Casiopea e participou de projetos paralelos com Keiko Matsui, Shambara.

YouTube video

Brendan Buckley, apresentando seu kit hibrido que usa nos shows com a cantora Shakira.

YouTube video

Alexandre Aposan é produtor musical e baterista. Já trabalhou com diversos artistas brasileiros e estrangeiros, em sua maioria cantores de Música Gospel brasileira.

YouTube video

Mesmo com tantas diferenças entre a bateria acústica e eletrônica, a melhor bateria é a que cabe no seu bolso.

Confira nossos conteúdos de bateria para aprofundar seus conhecimentos musicais.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

O melhor curso de bateria online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de bateria online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma