Chão de giz – Zé Ramalho | Como tocar no violão com tablatura

Quando o assunto é vozes marcantes da música brasileira, Zé Ramalho é um dos cantores que com certeza vem na cabeça. Afinal, quem não lembra do famoso tema da novela Rei do Gado? E além desse, Zé Ramalho é autor de diversos clássicos, entre eles, a sentimental e cheia de metáforas “Chão de Giz“.

No vídeo acima você aprende a tocar Chão de Giz no violão com tablatura interativa, para que você possa acompanhar todas as notas tocadas no braço do instrumento. Por ser uma música que não exige tanto do violonista, aprender a tocar Chão de Giz no violão pode ser um ótimo exercícios para iniciantes, e uma bela canção para compor o repertório dos mais veteranos.

clique aqui

estude VIOLÃO

Clique e estude violão com o Planeta Música. Aprenda assuntos e técnicas como afinação, técnicas de mão direita e mão esqueda, power chords, dedilhados, arpejos e muito mais. Comece agora com o nosso plano gratuito e bons estudos!

Chão de Giz: Canção e Violão

A canção Chão de Giz marca o álbum de estreia de Zé Ramalho, gravada inicialmente em 1978 como parte do disco Zé Ramalho, que contou com as participações de cantores e compositores nordestinos como Alceu Valença e Geraldo Azevedo, além da cantora Elba Ramalho, prima paterna de Zé.

O álbum de estreia da carreira solo de Zé Ramalho foi um marco da música brasileira por trazer a região Nordeste às grandes rádios do Sudeste, centro da produção musical brasileira. Ao lado de diversos músicos e artista nordestinos que “migraram” para o eixo Rio-São Paulo, o álbum é lembrado por trazer os maiores clássicos da carreira de Zé Ramalho, e entre eles está Chão de Giz.

Segundo o cantor, a canção se originou de um relacionamento secreto que Zé Ramalho manteve por muitos anos com uma mulher da alta sociedade de João Pessoa, na Paraíba, seu estado natal.

Por ser uma mulher mais velha e casada com uma pessoa muito influente da capital paraibana, o artista não pode revelar sua amante e no final das contas a paixão acabou falida.

Mas assim como nem tudo são flores, nem tudo são espinhos, e o relacionamento secreto do artista fez nascer um dos maiores clássicos da música popular brasileira. Segundo o ECAD, órgão responsável pela distribuição e arrecadação de direitos autorais e musicais, a canção Chão de Giz foi a música mais tocada por Zé Ramalho de 2010 a 2014, e foi a 4ª canção mais regravada.

E por ser uma canção que aborda um relacionamento secreto, não seria novidade que ela viesse carregada de metáforas, analogias, palavras e situações que só os amantes entendessem. E mesmo assim, Chão de Giz é bela por sua singularidade e poesia única, composta por um dos maiores artistas da música brasileira.

Então bora aprender a tocar Chão de Giz no violão?

Caso queira ter uma experiência completa e imersiva na música, não deixe de conferir as matérias aqui do blog e visite o Planeta Música Free, comece a estudar música online completamente grátis!

Cadastre-se grátis

NOS CURSOS DE MÚSICA ONLINE
DA ESCOLA DE

música do

Acesse centenas de videoaulas, cifras, tablaturas, partituras, playbacks e diversos outros recursos de todos os instrumentos e assuntos teóricos que você precisa