Afinar violão, saiba tudo sobre como fazer

Seja com afinador ou de ouvido, afinar o violão é um dos temas mais desafiadores para quem está começando a tocar ou ainda não sabe afinar o instrumento. Mas diferente do que muita gente pensa, afinar o violão não é um bicho de sete cabeças. Nessa matéria, o violonista Jonathas Ferreira ensina como afinar o violão corda a corda.

Saber afinar violão é essencial para qualquer violonista, tanto para não acostumar os ouvidos de forma errada, quanto pra não fazer feio na hora de tocar, pois basta uma corda desafinada para arruinar até mesmo a mais bela canção.

Cuidados ao afinar violão

Conhecer as cordas do violão é essencial não apenas para afinação do instrumento, mas para facilitar o entendimento do que você está tocando e ajudar na identificação das notas, solos e acordes.

Antes de tudo, é preciso verificar se as cordas do seu violão estão amarradas corretamente nas tarrachas certas, e se elas estão girando para o sentido correto. Isso será primordial para começar a afinação do violão.

clique aqui

estude VIOLÃO

Clique e estude violão com o Planeta Música. Aprenda assuntos e técnicas como afinação, técnicas de mão direita e mão esqueda, power chords, dedilhados, arpejos e muito mais. Comece agora com o nosso plano gratuito e bons estudos!

como prender a corda - afinar violão

Para descobrirmos se a tarraxa está girando para o lado correto é simples. Torça a sua tarraxa para o lado esquerdo e veja se o som está ficando mais agudo. E para a direita, ficando mais grave. Se estiver assim, está correto.

As cordas são materiais elásticos que mudam de comprimento com o calor, frio e também pelo uso. Por isso, é importante sempre afinar antes de tocar para não acostumarmos o ouvido de forma errada e não danificarmos o violão.

Afinação de violão – afinação Standard

As cordas do violão são contadas sempre de baixo para cima, da aguda para a mais grave, e são afinadas em uma afinação padrão conhecida como Standard, na qual as cordas são afinadas na seguinte sequência:

Como afinar violão? Tabela de afinações

 

Como afinar violão com afinador

Agora que você conhece cada corda do violão, vamos afiná-las! Você pode afinar de duas formas: com um afinador cromático, que pode ser encontrado em qualquer loja de instrumentos ou na internet. Também existem afinadores disponíveis via apps gratuitos instalados direto no seu celular, e você pode encontrá-los nas lojas de aplicativos.

Existem vários tipos de afinador no mercado, e aqui vamos falar sobre os principais e entender a diferença entre eles.

  • Afinador Diatônico

Neste afinador, quando tocamos uma corda, o sistema automaticamente identifica qual corda e qual instrumento está sendo tocado e mostra se você deve apertar ou afrouxar a corda. Porém, se o seu violão estiver muito desafinado ou você esteja buscando uma afinação fora do padrão, este sistema pode não ser o ideal, pois você pode acabar apertando demais uma corda a ponto de quebra-la. Em alguns modelos deste afinador você terá de selecionar qual instrumento você está afinando, por exemplo, violão, baixo, ukulele, entre outros.

  • Afinador Cromático

Diferente do afinador diatônico, o cromático identificará a nota independente do instrumento que você estiver tocando. Este afinador é o mais completo, pois ele identifica todas as notas de nosso sistema musical. Porém, para utiliza-lo corretamente você terá de saber qual nota você deseja para cada corda.

Como afinar violão de ouvido

Para afinar violão de ouvido, é preciso ter uma referência, que pode ser um outro violão, um diapasão, uma música ou até mesmo o chiado da linha telefônica. Por exemplo, se nossa referência for a nota E, primeiro afinamos a 6º corda em comparação com essa nota. Depois, toque a 5° casa da 6° corda e compare com a corda 5 soando solta. Use a tarraxa para afinar a 5º corda até o som ficar exatamente igual a 5º casa da 6º corda.

Certifique-se sempre de estar girando a tarraxa da corda correta. Agora repetimos esse mesmo processo nas cordas seguintes, afine a 4º corda até que o som fique idêntico a 5º casa da 5º corda. Depois afina a 3º corda até que o som fica igual a 5º casa da 4º corda. Para afinarmos a 2º corda, devemos usar o som da 4º casa da corda 4 como referência. Para finalizar, a corda 1 deve soar igual a 5º casa da 2º corda.

Confira os conteúdos sobre violão do Planeta Música e aprimore seus conhecimentos musicais!

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical totalmente gratuita, acesse o Planeta Música Free para ter acesso a diferentes cursos de música online e videoaulas feitas para você aprender música de verdade.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Cadastre-se grátis

NOS CURSOS DE MÚSICA ONLINE
DA ESCOLA DE

música do

Acesse centenas de videoaulas, cifras, tablaturas, partituras, playbacks e diversos outros recursos de todos os instrumentos e assuntos teóricos que você precisa