Como desenvolver uma rotina de estudos na música? Técnicas de gestão de tempo e produtividade [AULA COMPLETA]

Uma das maiores dificuldades de quem aprende música pela internet é organizar uma rotina consistente de estudos e tornar o aprendizado à distância realmente efetivo. Independente do instrumento que você toca, organizar assuntos e exercícios que você vai praticar e estudar é essencial para estabelecer uma rotina de estudos na música, para que no final dos ciclos de aprendizado você evolua de acordo com o esperado.

Nós sabemos que sentar ao instrumento e simplesmente tocar é uma excelente forma de se desenvolver. Mas ter uma rotina de estudos na música com tempo pré-definido, exercícios progressivamente preparados, temas e assuntos de acordo com seus objetivos e outros fatores pode ser determinante para sua evolução e não te deixar estagnado sempre nas mesmas coisas quando vai tocar.

Além disso, uma rotina para estudar irá fazer com que você estude e pratique regularmente, e se prepare previamente para aquele momento que você vai dedicar ao instrumento.

Pode parecer complicado, mas organizar essa rotina de estudos é mais fácil do que você imagina, e nós vamos te ajudar nessa tarefa. Nessa matéria, nosso diretor de metodologia, Bob Nunes, dá algumas dicas e orientações preciosas para você organizar sua rotina e colocar seus estudos musicais em dia e no caminho certo da evolução.

clique aqui

estude TEORIA MUSICAL na escola de

Clique e estude teoria musical com o Planeta Música. Aprenda assuntos como notas e acordes, escalas, campo harmônico, sistema de partituras, intervalos e muito mais. Comece agora por apenas R$29,90 e bons estudos!

No estudo musical à distância você é seu único chefe

E aí que começam os problemas. Mas é só organizar e refletir por um momento e esse chefe que existe em você não vai falhar, seja na disciplina, no planejamento, nos prazos, na objetividade ou na eficiência. Para isso vamos refletir quais as principais dificuldades que alguém que quer aprender qualquer coisa por conta própria vai enfrentar.

E uma das vilãs dessa história é a procrastinação, mais conhecida como “deixar para depois”. Assistir aulas de música online talvez seja a parte mis fácil do processo, mas parar por um momento e praticar de fato o que está sendo ensinado é um costume que muitas pessoas sentem dificuldades de manter regularmente.

Qual estilo de música você gosta?

Esse é dos primeiros passos para você organizar sua rotina de estudos na música. Definir o que você gosta ou gostaria de tocar no instrumento te ajudará a traçar caminhos de aprendizado mais detalhados, possibilitando que sua evolução musical se estruture com uma base sólida. 

Ao tocar aquilo que gosta, você terá um novo olhar para músicas percebidas de outras formas até então. Você irá reparar nas harmonias, as sequências de acordes e notas, dedilhados, a origem das notas na melodia, o ritmo, tudo que envolve aquilo que o artista ou banda que você gosta organizou musicalmente.

A partir disso, você deve perceber como esses conceitos podem se aplicar em outras músicas. Além de praticar e estudar, o aprendizado musical exige que o aluno ouça com pensamento musical e criar a percepção de ler a música e seus aspectos com os ouvidos de músico. E nada melhor do que fazer isso com música que gostamos.

Tentar perceber os instrumentos separadamente dentro da música também é uma excelente forma de desenvolver sua percepção sonora. Nem sempre os instrumentos seguem convenções, ou seja, são tocados com as mesmas sequências de acordes e ritmos, e saber reconhecer como cada um se encaixa nesse contexto musical será essencial para seus próximos passos na música.

Escolha cuidadosamente os assuntos a serem estudados

Depois que você analisar as músicas do seu repertório e todos os aspectos musicais que envolvem elas, escolha entre eles de três a quatro assuntos para você estudar mais a fundo. Isso mesmo, você é livre para escolher. A escolha dos assuntos pode ser feita pelo que mais chamar sua atenção na música do seu repertório.

É importante sempre fazer essa escolha pensando diretamente no tempo que você tem disponível para se dedicar à música durante a semana. Dividir o tempo em semanas de estudo irá facilitar a criação de uma rotina constante.

E não é muito difícil, basta você parar e analisar todos os seus compromissos cotidianos da semana e definir em quais dias e horários você vai estudar música. Tente criar uma agenda que se divida por no mínimo três dias da semana, ao invés de dedicar várias horas em um único dia. Com isso você tornará as horas de treino e estudos mais regulares e presentes no seu dia a dia.

Depois de saber quantas horas e minutos você tem disponível em cada dia da semana, é hora de escolher os assuntos e distribui-los de acordo com a prioridade que você mesmo estabelecer.

Você pode escolher estudar harmonia e entender a construção da melodia, ou a percepção e divisão dos acordes, e as técnicas do instrumento e sua execução. Não importa, é importante que você escolha esses assuntos de acordo com o tempo que você terá disponível para estuda-los.

O que fazer agora?

O terceiro passou para você desenvolver sua rotina de estudos na música é priorizar os assuntos que você deseja estudar e criar ciclos semanais de estudos. Você pode aumentar o número de repetições dos exercícios gradativamente, de acordo com a sua evolução.

É importante que você sempre tenha em mãos um cronômetro na hora de estudar, para que o seu cérebro entenda que existe uma tarefa a ser realizada em um tempo pré-determinado, com começo, meio e fim.

Sempre que você terminar um ciclo de estudos, tente fazer uma autoavaliação sobre seu progresso. Toque a música que você escolheu aprender, pratique os assuntos que você estudou, e escute bem. Se puder, mostre para alguém e tenha uma segunda opinião.

Dependendo do resultado dessa auto-avaliação, mude de ciclo ou aumente a intensidade da sua prática, ou mude os assuntos a serem estudados.

E se tiver a fim de mais conteúdos gratuitos, cadastre-se gratuitamente no Planeta Música Free para ter acesso totalmente gratuito a diferentes cursos de música online elaborados por professores referência em suas áreas de atuação.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Cadastre-se grátis

Acesse grátis o Masterclass

Uma aula que vai te ensinar a tocar bem mesmo sem ter tempo ou facilidade. Aproveite, é totalmente gratuito.