Como escolher o violão ideal para iniciantes?

image_pdf
image_pdfimage_print

Com sua versatilidade e acessibilidade, é fácil entender por que tantas pessoas escolhem o violão como seu primeiro instrumento musical. No entanto, para começar da maneira correta os estudos é necessário ter um instrumento. E escolher o violão ideal para iniciantes pode ser um desafio, especialmente para quem não tem experiência. 

Por isso, hoje vamos te mostrar as principais características que você deve considerar ao escolher o violão ideal para iniciantes.

Violão acústico ou elétrico?

A primeira decisão que você precisa tomar é escolher entre um violão acústico e um violão elétrico. O violão acústico é o mais comum e é geralmente a escolha mais em conta. Esse tipo de violão não possui o afinador embutido e também não tem o conector para ligar um cabo e amplificar o instrumento. Já o violão elétrico, por outro lado, é um violão mais “completo” porque geralmente vem com um afinador embutido e um pré amplificador para plugar o instrumento em mesas ou caixas de som.

Escolha o tamanho certo

O tamanho do violão é uma consideração importante ao escolher o instrumento ideal para iniciantes. Se você é adulto, pode escolher um violão tamanho normal, que tem cerca de 100 centímetros de comprimento. Se o violão for para crianças ou pessoas de mãos pequenas, pode optar por um violão de tamanho menor.

Verifique a qualidade e a marca:

A qualidade do violão é crucial para a sua experiência de aprendizado. Um violão de baixa qualidade pode desestimular um iniciante, já que é difícil tocar e produz um som ruim. Portanto, é importante verificar a qualidade da madeira, das cordas, da tarraxa e do acabamento. A marca do violão também é importante, pois marcas respeitáveis ​​geralmente oferecem produtos de qualidade e durabilidade.

Considere o preço

O preço é uma consideração importante ao escolher o violão ideal para iniciantes. Os violões variam muito em preço, e pode ser tentador optar pelo violão mais barato que você encontrar. No entanto, é importante lembrar que um violão mais barato pode ter uma qualidade inferior e pode ser mais difícil de tocar. Um violão de qualidade média pode ser uma boa escolha para iniciantes.

Teste o violão antes de comprar:

Ao escolher um violão para iniciantes, é recomendável testá-lo antes de comprar. Isso permite que você sinta a ação das cordas, verifique se as notas estão afinadas e verifique a qualidade do som. Além disso, você pode verificar a ergonomia e o conforto do violão em suas mãos.

Tenha o acompanhamento de quem entende

Muitas vezes é importante perguntar a opinião de quem tem experiência. Por isso, os alunos aqui dos cursos de música do Planeta Música, contam com um suporte via WhatsApp que inclui assuntos como esse, sobre como escolher o instrumento ideal dentro dos seus objetivos e orçamento. Clique aqui para conhecer nossa plataforma de ensino de música online

Conclusão

Escolher o violão ideal para iniciantes pode ser um processo desafiador, mas seguir essas dicas pode ajudar a garantir que você escolha um instrumento de qualidade que atenda às suas necessidades. 

Se você está dando seus primeiros passos no violão, acesse agora o Planeta Música, a escola de música online mais completa e com preços acessíveis do Brasil. Por apenas R$29,90/mês você poderá realizar o seu sonho de tocar violão muito mais rapidamente.

Compartilhe esse post:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais:

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma