O que é e como ler tablatura de violão?

image_pdf
image_pdfimage_print

Aprender tablatura é essencial para qualquer músico, já que este tipo de notação é a mais utilizada na música popular. Muitos iniciantes se assustam ao se deparar com uma tablatura de violão pela primeira vez, mas fique tranquilo! Ler tablatura para violão é muito mais simples e prático do que você imagina. Nesta matéria abordaremos as tablaturas de violão e guitarra, mas saiba que as tablaturas dos demais instrumentos de corda seguem a mesma lógica.

YouTube video

O que é tablatura de violão?

A tablatura é uma forma de notação musical que diz qual corda e qual casa o músico deve tocar. Este tipo de notação é largamente utilizada em instrumentos de cordas como violão, guitarra, baixo, viola e cavaquinho.

A tablatura é indicada principalmente para iniciantes, pois não é necessário nenhum conhecimento de teoria musical para executar o que está escrito nela.

O conceito principal de uma tablatura é representar as cordas de um instrumento visualmente através de linhas. Ou seja, uma tablatura de violão ou guitarra terá 6 linhas, de baixo possuirá 4 linhas, e assim por diante.

Como ler tablatura de violão?

Aqui vamos utilizar uma tablatura de violão, com 6 linhas, que também serve para guitarra, observe a imagem abaixo a ordem das cordas na tablatura:

Observamos que a linha de baixo representa a corda mais grossa/grave (Mi grave) de nosso instrumento, enquanto a linha superior representa mais fina/aguda (Mi aguda). De cima para baixo as linhas representam as cordas mi, si, sol, ré, lá e Mi.

Como ler tablatura de violão? - aprenda a ler tablatura para iniciantes

Em cima de cada linha, coloca-se um número que representa a casa do instrumento que deve ser tocado, já o número zero representa a corda solta, por exemplo:

Como ler tablatura de violão? - confira tablaturas para violão

Quando aparecer mais de um número em sequência, você deverá tocar uma nota após a outra, por exemplo:

Como ler tablatura de violão?

Neste exemplo, você tocará primeiro a 3º casa da corda Si, depois a 5º casa da mesma corda, em seguida a 2º casa da corda Sol, depois a 4º casa da mesma corda, e assim por diante.

Quando os números aparecerem um em cima do outro, significa que eles devem ser tocados todos ao mesmo tempo, assim são feitas as representações de acordes em uma tablatura de violão.

Como ler tablatura de violão?

Neste exemplo você deverá pressionar todas as casas em suas respectivas cordas e toca-las simultaneamente. Repare que se uma linha aparecer sem nenhum número ela não deverá ser tocada.

Pronto! Agora você já sabe ler uma tablatura de violão!

Notação de TÉCNICA

Além dos números, você poderá encontrar alguns símbolos que representam diversas técnicas utilizadas para tocar cada nota. Veja abaixo os símbolos mais comuns:

h – fazer um hammer-on
p – fazer um pull-off
b – fazer um bend para cima
r – soltar o bend
/ – slide para cima (pode ser usado s)
– slide para baixo (pode ser usado s)
~ – vibrato (pode ser usado v)
t – tap
x – tocar a nota abafada (som percusivo)

Curtiu? Agora é só praticar e estudar, você poderá ler tablaturas de qualquer instrumento sem dificuldade.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais:

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma