Como melhorar a batida de samba no violão

Tocar samba no violão pode não parecer muito fácil à primeira vista, mas é só seguir as dicas certas para desenvolver o ritmo nas seis cordas. E para ajudar nessa missão convidamos nosso professor de violão brasileiro, Paulio Celé, para passar alguns exercícios e repetições para marcar os instrumentos do samba no violão.

Apesar de ter algumas variações, o samba no violão segue uma mesma ideia rítmica que fica gravada na cabeça, e vai assumindo diversas formas conforme praticamos as levadas. O samba é marcado pela combinação de instrumentos e ritmos, e traduzir essas sonoridades típicas da cultura brasileira é uma forma de criar um novo pensamento musical no seu cérebro.

Essa variação de sonoridades demanda estudos constantes sobre as misturas de sons e ritmos, e assim sempre progredir no dedilhado de samba no violão.

Percussão e tamborim

Uma das características mais marcantes do samba é a percussão. E a dica do Paulio Celé para aprimorar seu samba no violão é tentar incorporar o ritmo do tamborim – instrumento muito usado em blocos de carnaval e rodas de samba – nas levadas que você faz com os dedos da mão direita, em especial o dedo indicador.

clique aqui

estude VIOLÃO na escola de

Clique e estude violão com o Planeta Música. Aprenda assuntos e técnicas como afinação, técnicas de mão direita e mão esqueda, power chords, dedilhados, arpejos e muito mais. Comece agora por apenas R$29,90 e bons estudos!

É ele quem vai reproduzir a célula do tamborim no violão. Assim como seu polegar reproduz o som do surdo – outro instrumento do samba –  nas cordas MI (E) e LÁ (A), as mais graves do seu violão, seu dedo indicador irá fazer o trabalho do tamborim na corda RÉ (D), como demonstrou Paulio Celé.

“É um detalhe que dá um tempero diferente, uma balançada a mais na batida do samba”.

A dica é que você treine essa variação tocando primeiramente os baixos do surdo acentuados com o polegar, e variando o ritmo do tamborim na corda RÉ em semicolcheia, para que sua mente consiga gravar essa célula de percussão quando for executar acompanhado de outras notas.

Nós separamos um exemplo extraído do curso Ritmos e Levadas do Brasil no qual Paulio demonstra em uma música como aplicar esse conceito à sua batida de samba no violão.

Agora que você já sabe como enriquecer sua batida de samba, é só praticar! E fique de olho nas matérias e conteúdos do blog do Planeta Música para aprimorar cada vez mais seus conhecimentos musicais.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical totalmente gratuita, acesse o Planeta Música Free para ter acesso a diferentes cursos de música online e videoaulas feitas para você aprender música de verdade.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Cadastre-se grátis

Acesse grátis o Masterclass

Uma aula que vai te ensinar a tocar bem mesmo sem ter tempo ou facilidade. Aproveite, é totalmente gratuito.