Como tocar pagode de viola caipira

O pagode de viola é um dos ritmos mais tradicionais desse rico instrumento tipicamente brasileiro que é a viola caipira. Muitos iniciantes buscam aprender esse ritmo e encontram dificuldades, e justamente por isso convidamos nosso professor de viola, Zé Helder, para dar algumas dicas essenciais para você que deseja aprender a tocar o pagode de viola.

A Origem do Pagode de Viola

Os conhecimentos da viola caipira estão enraizados na cultura popular, e é quase impossível definir a autoria de ritmos, afinações, entre outros aspectos desse instrumento. Mas a primeira composição conhecida e gravada com esse ritmo foi de Tião Carreiro e Pardinho, chamada Pagode em Brasília.

A dupla do interior de São Paulo foi uma das precursoras desse estilo de tocar viola, e popularizou o ritmo por todo o Brasil por meio de seus discos e apresentações pelo Brasil.

Outro expoente importante na consolidação do ritmo foi o maestro Itapuã Ferrarezi, importante produtor paulista da música caipira. Ele é reconhecido por combinar o pagode da viola caipira com levadas no violão, ritmo que ficou popularmente conhecido como cipó preto.

Como tocar pagode de viola caipira

O pagode de viola pode parecer desafiador no começo, mas Zé Helder garante que basta praticar e o ritmo entra na cabeça e para ser reproduzido facilmente. A primeira dica do nosso violeiro é praticar as levadas da mão direita.

clique aqui

estude VIOLA CAIPIRA na escola de

Aprenda assuntos e técnicas como afinações, acordes, ritmos, ponteado, escalas duetadas, improvisação e muito mais. Comece agora por apenas R$29,90 e bons estudos!

Você pode utilizar o dedo indicador para praticar a levada da mão direita, mas nada impede de utilizar outros dedos caso se sinta à vontade. A sequência que você deve treinar com sua mão direita é a seguinte:

Mata – sobe – desce  / sobe – mata – sobe

“Matar”, na viola caipira, significa tocar com o dedo indicador descendo por todas as cordas e abafar com a lateral da mão logo na sequência. Já o “descer” e “subir” são os movimentos naturais do dedo indicador de tocar todas as cordas descendo ou subindo.

Depois de praticar essa sequência até dominá-la, você pode colocar entre as batidas o que Zé Helder chama de “ligado”, quando apertamos uma nota com a mão esquerda e, no momento de tirar o dedo das cordas, tocamos uma segunda nota ligada na primeira, como demonstrou Zé Helder no vídeo que está no início da matéria.

Bom, agora que você já sabe como fazer o pagode na viola, é só praticar! E confira nossos conteúdos de viola caipira e para saber tudo sobre esse rico instrumento da cultura popular caipira.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical totalmente gratuita, acesse o Planeta Música Free para ter acesso a diferentes cursos de música online e videoaulas feitas para você aprender música de verdade.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Cadastre-se grátis

Acesse grátis o Masterclass

Uma aula que vai te ensinar a tocar bem mesmo sem ter tempo ou facilidade. Aproveite, é totalmente gratuito.