5 dicas para comprar o arco de violino ideal pra você!

image_pdfimage_print

Uma grande dúvida entre os violinista é como comprar um bom arco para violino. Afinal existem diversos modelos e marcas disponíveis no mercado, e comprar um arco de violino que não seja adequado pode prejudicar muito seu desenvolvimento no instrumento.  E pensando nisso, o Planeta Música traz essa matéria exclusiva que irá ajudar desde o principiante até um violinista mais veterano a tomar a decisão correta sobre qual arco deve comprar. 

1 – Compre em uma loja especializada

Existem lojas especializadas em instrumentos clássicos, e lá você encontrará uma infinidade de arcos e poderá testa-los na hora, o quê é de extrema importância. Além de poder contar com a ajuda de um vendedor que entenda do assunto e poderá mostrar diversos arcos de acorda com seu estilo de tocar violino.

2 – Leve em consideração o material do arco.
Existem diversos materiais nos quais os arcos podem ser confeccionados, mas o melhor deles com certeza é a madeira. Normalmente os arcos de madeira são construídos ou de Pau-Brasil ou de uma madeira chamada Pernambuco.

O Pau-Brasil é utilizado em arcos mais baratos e para iniciantes, e é uma ótima escolha pois o preço é mais acessível e possui uma grande durabilidade. Já os arcos de Pernambuco são de maior qualidade e preço mais elevado.

Outros materiais utilizados na construção de arcos são a fibra de vidro e a fibra de carbono, ambos são materiais muito duráveis e de preços e qualidades diversificadas.

3 – Teste vários arcos diferentes.
Não esqueça de levar seu violino na hora de compar um arco! A qualidade sonora deve vir acima de tudo! Peça ao vendedor para testar algumas variedades de arco em seu violino afim de comparar os sons. Busque por um arco que melhore o som do instrumento e que você se sinta confortável a segura-lo.

4 – Examine o arco antes de compra-lo.
Procure um arco forte! Coloque força na hora de testa-lo e observe se ele não dobra nem muito para direita e nem para a esquerda. O cabelo do arco não deve sair de sua posição. Seu arco deve ser reto! Arcos de violino tem de ser perfeitamente retos de ponta a ponta quando colocado em uma superfície plana.

Teste a resposta do arco. Toque em diferentes dinâmicas e observe se ele salta ou oscila nas cordas. Sinta bem o peso do arco, um bom arco não deve ser nem muito leve e nem muito pesado.

A qualidade do som pode ser afetada por todos esses aspectos, por exemplo, um arco muito mole não terá uma boa definição e nem uma clareza, enquanto um arco mais dura terá um som mais claro. O segredo é sempre buscar um som que agrade seu ouvido.

5 – Garantia!
Compre um arco que possua garantias, assim você se previne de passar por susto e perder dinheiro.

Confira nossas matérias e conteúdos sobre violino e aprimore seus conhecimentos musicais.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

O melhor curso de violino online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de violino online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma