Conheça 40 rudimentos para bateria

image_pdfimage_print

Quando pensamos em rudimentos para bateria, a imagem que nos vem a cabeça é da aplicação somente na caixa ou borracha de estudos. Nesse artigo, apresentarei 40 rudimentos de bateria aplicados de diversas formas, como por exemplo: aplicação em viradas e solos, coordenação entre mãos e pés e na construção de grooves.

Inicialmente, quando pensamos em rudimentos de bateria, a imagem que nos vem a cabeça é da aplicação somente na caixa ou borracha de estudos. Tudo que será apresentado, terão como objetivos o domínio técnico, crescimento do vocabulário musical para viradas e solos, desenvolvimento da coordenação, independência e criatividade.

Os rudimentos de bateria são grupos de combinações de toques entre as mãos. É de muita importância que todo baterista conheça, estude e aplique de maneira musical, pois eles são fundamentais no desenvolvimento técnico, no aprendizado e expansão do vocabulário musical, também da coordenação entre as mãos, além da independência, quando aplicado em toda bateria juntamente com os pés.

Estudos mostram que os rudimentos vieram dos Suíços, sua primeira função era usada para anunciar a chegada de alguma tropa e os mesmos foram os primeiros a utilizar esse recurso.

A origem dos tambores e a região de maior atividade indicam que foi nos arredores da cidade de Basel na Suíça, por causa da grande integração do tambor a cultura da cidade. Essa informação é confirmada, por causa de um registro em livro para pífano e tambor, escrito por Fritz Berger, com o nome Das Basler Trommeln. Este livro, publicado em 1928, mostra em sua capa uma imagem de um pífano e um tambor, datada de 1525.

A New Useful and Complete System of Drum Beating, foi o primeiro livro a registar o termo técnico na bateria, “rudimento para percussão”, escrito por Charles Stewart Ashworth e lançado em 1812 nos EUA. Inicialmente costumavam ser 26 Rudimentos por padrão, de acordo com o NARD (National Association of Rudimental Drummers).

Os 40 Rudimentos foram concebidos pelo PAS – (Percussive Arts Society) por meio de um projeto de cinco anos encabeçado pelo próprio PAS, mais um grupo altamente seleto de percussionistas, organizado e presidido por Jay Wanamaker. O objetivo do PAS é que os 40 Rudimentos resultem em uma extensão do vocabulário bateristico de possibilidades, sendo um material de estudo por muitos anos.

Os 40 Rudimentos são divididos em 4 grupos

  • Roll Rudiments;
  • Diddle Rudiments;
  • Flam Rudiments;
  • Drag Rudiments.

Espero que tenham gostado, os próximos artigos serão aplicações práticas na bateria, em diversos contextos. Se ficou alguma dúvida, deixem nos comentários, será um prazer responder. Com certeza teremos muitos momentos de aprendizagem mútua.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

O melhor curso de bateria online

2 respostas

  1. Por tudo em constante movimento, dentre um plano planetário impercepitivel, tendo por princípio, meio, e fim, o equilíbrio transitório em ser pelo que seja antigo, em ser pelo que seja novo, em sermos, em termos, a própria justiça nossa descendência ancestral de gerações milenares, por séculos em décadas de eras sendo caminhos, trilhas, em que o destino está em tudo que se move, a unidade do tempo que resulta nossos atos ao enfado do estudo de mãos e pés de livre arbítrio, dentre a lei natural espiritual, espiritual natural de domínio próprio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de bateria online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma