Conheça todas as partes do violão

image_pdf
image_pdfimage_print

Pode parecer simples, mas muitos violonistas se deparam com algum nome e descobrem que aquela coisa que sempre esteve ali, tem um nome que compõe as partes do violão. Por isso o professor Jonatas Ferreira nos ensina o nome de cada parte do violão e qual a função de cada uma. E para você ampliar suas buscas, vamos te ensinar os nomes em inglês e português. 

Cada parte do violão é importantíssima no conjunto do instrumento, então conhecer bem cada uma delas é um dos primeiros passos no aprendizado e nos cuidados que você deve ter com seu violão.

Conhecido também por acoustic guitar na língua inglesa, o violão possui geralmente 6 cordas presas de uma extremidade a outra, contadas sempre de baixo para cima, As três cordas mais finas, que dão os sons mais agudos, são chamadas de cordas primas, e as três mais grossas, com sons mais graves, são chamadas de bordões.

As cordas podem ser tanto de nylon como de aço, e são afinadas normalmente pelo padrão Standard, como mostramos nesse vídeo sobre afinação.

YouTube video

As partes do violão

Mão/headstock, é nela ficam as tarraxas/ tuning pegs , que tem como principal função: esticar e afrouxar as cordas, mantendo a afinação.

Entre a mão e o braço temos a pestana/ nut – uma espécie de guia para que as cordas cheguem corretamente as tarraxas, e que determina a distância das cordas no começo do braço. Ajudando também a manter o instrumento afinado.

No braço/neck  do instrumento, ficam as escala/fret board, que sustentam os trastes/fret, as barras de metal que estão ao longo do braço do violão. Elas têm a função de separar cada nota e semitons, indicar onde cada nota deve ser tocada.

Os espaços entre os trastes são chamados de casas, e nelas podem ter  marcações, que servem como guia no braço do violão.

Já no corpo/ body, temos o tampo/sound board , parte da frente do violão, onde temos a boca/ sound hole, parte responsável por  projetar o som. Logo abaixo temos a ponte-bridge, parte que segura as cordas/strings, e o rastilho/saddle, que regula as alturas e a afinação das cordas, além de transmitir as vibrações servir de apoio para elas, junto com o pino/string pen, que amarram as cordas.

As Mãos no Violão

Vamos falar também das  mãos, instrumentos  essenciais na hora de tocar, se você for destro a mão esquerda (fret hand) fará as notas e acordes,  contamos com os os dedos (fingers) 1, 2, 3 e 4.

E a mão direita (picking hand) dita o ritmo, usamos os dedos polegar (thumb finger), indicador (index finger),dedo médio (middle finger) , dedo anelar ( ring finger), Caso você for canhoto, basta inverter a ordem das mãos. 

Agora que você já sabe tudo sobre as partes do violão, você está pronto para se aprofundar em seus estudos. Confira nossas matérias e dicas aqui no blog.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais:

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma