Conheça todas as partes do violão com Jonathas Ferreira - Planeta Música

Conheça todas as partes do violão

Pode parecer simples, mas muitos violonistas se deparam com algum nome e descobrem que aquela coisa que sempre esteve ali, tem um nome que compõe as partes do violão. Por isso o professor Jonatas Ferreira nos ensina o nome de cada parte do violão e qual a função de cada uma. E para você ampliar suas buscas, vamos te ensinar os nomes em inglês e português. 

Cada parte do violão é importantíssima no conjunto do instrumento, então conhecer bem cada uma delas é um dos primeiros passos no aprendizado e nos cuidados que você deve ter com seu violão.

Conhecido também por acoustic guitar na língua inglesa, o violão possui geralmente 6 cordas presas de uma extremidade a outra, contadas sempre de baixo para cima, As três cordas mais finas, que dão os sons mais agudos, são chamadas de cordas primas, e as três mais grossas, com sons mais graves, são chamadas de bordões.

As cordas podem ser tanto de nylon como de aço, e são afinadas normalmente pelo padrão Standard, como mostramos nesse vídeo sobre afinação.

clique aqui

conheça os cursos de violão mais inovadores do brasil

Chega de caçar assuntos isolados! Aprenda violino definitivamente com mais de 4 mil aulas passo e o player de vídeo mais moderno do mundo, por menos de 1 real por dia!

As partes do violão

Mão/headstock, é nela ficam as tarraxas/ tuning pegs , que tem como principal função: esticar e afrouxar as cordas, mantendo a afinação.

Entre a mão e o braço temos a pestana/ nut – uma espécie de guia para que as cordas cheguem corretamente as tarraxas, e que determina a distância das cordas no começo do braço. Ajudando também a manter o instrumento afinado.

No braço/neck  do instrumento, ficam as escala/fret board, que sustentam os trastes/fret, as barras de metal que estão ao longo do braço do violão. Elas têm a função de separar cada nota e semitons, indicar onde cada nota deve ser tocada.

Os espaços entre os trastes são chamados de casas, e nelas podem ter  marcações, que servem como guia no braço do violão.

Já no corpo/ body, temos o tampo/sound board , parte da frente do violão, onde temos a boca/ sound hole, parte responsável por  projetar o som. Logo abaixo temos a ponte-bridge, parte que segura as cordas/strings, e o rastilho/saddle, que regula as alturas e a afinação das cordas, além de transmitir as vibrações servir de apoio para elas, junto com o pino/string pen, que amarram as cordas.

As Mãos no Violão

Vamos falar também das  mãos, instrumentos  essenciais na hora de tocar, se você for destro a mão esquerda (fret hand) fará as notas e acordes,  contamos com os os dedos (fingers) 1, 2, 3 e 4.

E a mão direita (picking hand) dita o ritmo, usamos os dedos polegar (thumb finger), indicador (index finger),dedo médio (middle finger) , dedo anelar ( ring finger), Caso você for canhoto, basta inverter a ordem das mãos. 

Agora que você já sabe tudo sobre as partes do violão, você está pronto para se aprofundar em seus estudos. Confira nossas matérias e dicas aqui no blog.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical totalmente gratuita, acesse o Planeta Música Free para ter acesso a diferentes cursos de música online e videoaulas feitas para você aprender música de verdade.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

SIGA O PLANETA MÚSICA PARA RECEBER DICAS, AULAS E CURIOSIDADES.

A ESCOLA DE MÚSICA DO futuro!

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados:

Melhores aplicativos para afinar o violão

Melhores aplicativos para afinar o violão

escolher o violao ideal para iniciantes

Como escolher o violão ideal para iniciantes?

Qui Nem Jiló – Luiz Gonzaga | Como tocar no violão com tablatura completa

Sozinho – Caetano Veloso | Aprenda a tocar no violão com tablatura

Evidências – Chitãozinho e Xororó [Violão] Como tocar com tablatura e cifra

Aquarela – Toquinho [Teclado] Como tocar com tablatura e cifra

conheça agora!

SIGA O PLANETA MÚSICA PARA RECEBER DICAS, AULAS E CURIOSIDADES.

A ESCOLA DE MÚSICA DO futuro!

Já vai?
Antes de ir, conheça nossas redes sociais!

SIGA O PLANETA MÚSICA PARA RECEBER DICAS, AULAS E CURIOSIDADES.

A ESCOLA DE MÚSICA DO futuro!