Dicas sobre alongamento para bateristas

image_pdfimage_print

Vou falar sobre uma questão importante que muitas vezes é deixada de lado por muitos músicos: alongamento para bateristas.

Como qualquer pessoa que pratica atividade física, o baterista usa praticamente todo o seu corpo para tocar. Por isso a importância do alongamento e até mesmo do aquecimento, como qualquer pessoa que vai praticar exercício físico.

Bateristas, não deixem de cuidar do seu corpo, pois como os movimentos ao tocar são muito repetitivos isso pode gerar lesões musculares, dores em lugares que pode te prejudicar não somente em relação ao instrumento, mas sim no dia a dia.

Existe um dizer no mundo da bateria que diz que você tem que passar seu limite no treino todos os dias. Está certo isso?

Eu diria que você tem que tomar cuidado com isso. Se você conhece seu corpo, sabe até onde ele pode ir então respeite isso. Na maioria dos casos a evolução não acontece do dia para a noite, mas sim com uma insistência sadia, na qual vai gerando uma memória muscular conforme vai repetindo os movimentos.

Vou contar uma história que aconteceu comigo

Certa vez eu estava focado em treinar a técnica de mão “push and pull” estava fazendo isso a pelo menos 4 meses, então resolvi dar uma “forçada” na técnica. Na época estava com algumas datas próximas onde eu apresentaria alguns workshops, e também me apresentaria em alguns shows, foi ai que comecei a sentir uma dor no pulso e palma da mão direita, como eu estava acostumado a ouvir que quando está doendo significa que está ganhando, continuei. Alongamento para bateristas? Até então não conhecia.

Para me apresentar usava técnicas diferentes como o moeller e a pinça, continuei com os trabalhos sem me dar conta que estava esquecendo algo primordial que era o aquecimento e alongamento. Acostumado só a fazer alguns exercícios antes de tocar e nunca com a mesma intensidade da apresentação, ou até mesmo não o bastante para ao menos chegar aquecer. Isso me causou uma lesão na qual fui obrigado a parar de tocar bateria pelo menos com a mão direita, a dor era absurda.

Mesmo sem tocar comecei desta vez a me regrar e alongar todos os dias, criei o hábito de alongar até mesmo várias vezes ao dia, entendi que isso não é só com relação a bateria e sim com a minha saúde.

Depois de passar por essa encrenca que durou aproximadamente 4 meses, consegui voltar a tocar normalmente, porem da forma que deveria ser antes com os exercícios corretos, com o devido aquecimento de músculo, pulso e até mesmo os dedos. Em seguida o alongamento geral ou direcionado.

 O que aprendi com isso?

Que a sua saúde mental e física é o que importa para realizar qualquer atividade na vida, quem dirá para tocar bateria e conseguir se expressar da forma que você consiga transmitir sentimento ao vivo ou dentro de um estúdio. Isso significa que tem de estar bem com si próprio e com o corpo e mente saudáveis, e tocar fica mais fácil.

Tome cuidado com a regulagem do seu pedal, seja duplo ou single. Preste atenção na sua postura ao sentar para tocar. Não toque curvado para nenhum lado, a postura correta é a postura ereta em todos os casos. Vou deixar algumas dicas de alongamento para bateristas para que você não seja a próxima vítima.

  • Aqueça antes de tocar ou estudar .
  • Faça alongamentos! Vou deixar aqui alguns alongamentos básicos que pode fazer em qualquer lugar a qualquer horário.
alongamento para bateristas - dicas de alongamentos Planeta Música

Mude os exercícios ao estudar por muito tempo. A repetição excessiva também pode causar danos aos membros e músculos, e cuide da sua postura. Não vá além do que seu corpo aguenta no momento. 

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

O melhor curso de bateria online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de bateria online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma