Entenda o que é Harmonia, Melodia e Ritmo

image_pdfimage_print
Ouça a audiodescrição da matéria

Muitos músicos se confundem na hora de definir o que é e o que representa cada uma dessas palavras – harmonia, melodia e ritmo – que apesar de induzirem a algo parecido, possuem diferenças determinantes.

E você vai conhecê-las agora.

YouTube video

O que é harmonia?

Como o próprio nome diz, harmonia está relacionada à arte de combinar os sons, de fazer com que diferentes sons soem em “harmonia” entre si. Veja o que acontece quando tocamos sons harmonizados e não harmonizados.

Musicalmente falando, a harmonia é o estudo dessa combinação de sons e a relação dos intervalos que existe entre eles. Então dependendo de como você mistura as notas musicais, a sonoridade dessa combinação pode expressar sensações e emoções subjetivas como “felicidade”, “tristeza”, “medo”, etc.

Por exemplo: um acorde maior é considerado alegre e um acorde menor triste. Ouçam:

Na prática, quando falamos da harmonia de uma música, nos referimos ao universo de acordes que estão sendo formados para conduzir a música. Por exemplo:

harmonia e percepção - Planeta Música - o que é harmonia, melodia e ritmo.

Nesta música quando nos referimos à harmonia, estamos falando das cifras que representam os acordes executados durante os versos. O estudo da harmonia é importante para você aprender como montar os acordes, como combiná-los durante o acompanhamento e principalmente como usá-los pra transmitir suas ideias e emoções.

Leia também: Teoria Musical para Iniciantes: O que é teoria musical e por que ela é importante?

Por esta razão a harmonia se torna um dos principais responsáveis por despertar emoções no ouvinte. Músicas de filmes de suspense que te prendem na tela, ou aquela moda de viola que traz lembranças; pode ter certeza que a harmonia tem “culpa no cartório”.

Ela é o pilar principal para compor a base de uma música, e desta forma possibilita ao músico variar entre diferentes sonoridades. Uma música pode soar mais triste e melancólica ou alegre e tranquilizante graças à combinação dos acordes presentes na música. Resumindo, a harmonia se baseia em notas que são tocadas ao mesmo tempo e o comportamento dessa interação.

No áudio abaixo você vai ouvir apenas a harmonia de uma música. Perceba que é difícil saber de cara qual música que está sendo tocada, mas que ela cria uma “cama” para que nós possamos criar diversas músicas em cima disso.

E aí, conseguiu descobrir qual música é? Provavelmente não, né?

Mas não tem problema, é praticamente impossível descobrir qual é a música somente a partir da harmonia.

Agora, ouça o áudio da mesma harmonia só que com a parte “cantada” tocando junto:

E agora? Conseguiu descobrir que música é essa? Agora ficou fácil!

O importante é você perceber, que essa sequência de notas que nós colocamos em cima da harmonia determinou a identidade da música. Esse discurso musical, feito nota por nota é chamado de melodia.

Ou seja, é uma sequência de notas tocadas sucessivamente, que geralmente é aquilo que nós cantamos ou assobiamos.

Ouça agora somente a melodia:

Então harmonia e melodia andam de mãos dadas! Fazendo uma metáfora bem simples, é como se a harmonia fosse o cenário e a melodia o personagem principal.

Leia também:
– O que são os acordes? Saiba como dominar esse assunto!
– Como ler tablaturas de violão
– O que são as escalas musicais?
– Teoria Musical para Iniciantes: O que é teoria musical e por que ela é importante?

O que é ritmo?

Agora que já deu pra entender melhor os dois primeiros conceitos que envolvem harmonia e melodia, fica fácil compreender o terceiro elemento da música: o ritmo.

A música é uma arte que acontece no tempo. Assim como um pintor possui sua tela, o músico tem o compasso, que irá determinar o tamanho de tempo para os sons acontecerem.

O ritmo é a organização de cada som ao longo do tempo, isto é, ele determina a sucessão de tempos dentro da música, sequenciando os sons temporalmente e possibilitando o progresso da harmonia, melodia e os elementos percussivos. O ritmo nos diz a ordem e em que momentos cada som deve ser tocado, de acordo com a marcação do tempo (pulsos) e o andamento que o ritmo determina dentro de cada música.

Além disso ele também transmite sensações e intenções para uma música como deixar ela mais agitada,  mais lenta, mais dançante, etc. O ritmo está ligado não apenas à música, mas também a outras expressões artísticas, como poesia e literatura.

Harmonia, melodia e ritmo: tudo junto e misturado

Com tudo isso que foi visto, você pode perceber que uma música no fim depende da harmonia, melodia e ritmo andando juntos para que a sensação da música seja passada da forma correta. Já que diferentes acordes, andamentos e tonalidades podem trazer ideias completamente diferentes para uma mesma música.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

Os melhores cursos de teoria musical online

14 respostas

  1. Bastante objetiva esta explicação. Parabéns!
    Então, só pra confirmar, o ritmo representa o andamento da música (bpm) que encaixa as notas da harmonia e o preenchimento complementar da melodia?
    Fiquei curioso…
    Se a resposta for sim, dá a entender que a definição diz respeito apenas ao andamento da música, não que, por si só, configura um gênero ou estilo musical (como prefiro chamar). Dessa maneira, é correto classificar músicas com este termo “ritmo de rock ou ritmo de samba” como alguns propõem ou existe(m) alguma(s) palavra(s) mais apropriada(s)?

    1. O Ritmo, assim como a Harmonia e a Melodia, é um dos pilares da música. Para haver ritmo, é preciso notas, silêncio e pulsação.

      A pulsação é marcada através do BPM (Batidas Por Minuto), e na medida que o BPM for aumentando, significa um aumento no “andamento”, ou ainda, na “velocidade” da pulsação.

      Já o que caracteriza o ritmo é disposição das notas e dos pontos de silêncio dentro do compasso. Através desta organização dos sons e dos pontos de silêncio dentro do compasso, é possível reconhecer um padrão, o qual chamamos de “Célula Rítmica”. Os ritmos também podem ser chamados de “Levadas”.

      No curso de Fundamentos do Violão Popular do Planeta Música, os ritmos estudados correspondem à células rítmicas que podem ser aplicadas em diversos gêneros musicais, por exemplo: Ritmo Rock em músicas do gênero Sertanejo, ritmo Pop em músicas do gênero Reggae, ritmo Bossa Nova em músicas do gênero MPB e assim por diante.

  2. O difícil pra mim está sendo conciliar a harmonia com a melodia… até me parece que a harmonia está na clave de fá, isto é no baixo… quando executo um acorde na melodia não consigo saber qual o seu correspondente na harmonia… alguém pode me ajudar???

    1. Péssima didática nos exemplos. Mostrou no áudio o que é melodia. Mas, ainda no áudio, não conseguiu explicar direito o que é harmonia. No ritmo simplesmente se calou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os melhores cursos de teoria musical online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma