Evidências – Chitãozinho e Xororó [Violão] Como tocar com tablatura e cifra

image_pdf
image_pdfimage_print

Quem é que não se emociona quando começa a tocar Evidências? Pode ser no karaokê, em uma roda de amigos ou num show: é quase impossível não se render ao charme dessa canção icônica da música brasileira.

E mais legal do que se emocionar e cantar junto, é saber tocar Evidências no violão, e você aprende com tablatura e cifra no vídeo acima. Ouve ai a música cantada e tocada ao vivo para você se inspirar.

YouTube video

Evidências no violão

Evidências é uma canção composta José Augusto e Paulo Sérgio Valle em 1989, e não tinham algum interprete de preferência da dupla de compositores. A intenção era narrar uma história de amor bem-sucedida, mesmo que o casal não acabasse junto no final, mas haveria uma possibilidade de uma retomada do relacionamento.

A música inicialmente não recebeu muita atenção das gravadoras, com algumas afirmando que a canção não faria sucesso. Ela até chegou a ser gravada por Leonardo Sullivan, cantor romântico e irmão de Michael Sullivan, porém não recebeu muita atenção da crítica e não chegou a ser divulgada nacionalmente.

Mas nem tudo estava perdido para Evidências. Os compositores, que acreditavam na qualidade da letra da canção, partiram em busca de novos intérpretes que pudessem colocar Evidências nas paradas de sucesso. Foi então que João Augusto enviou uma lista de dez músicas para uma jovem dupla sertaneja que começava a fazer sucesso, conhecida como Chitãozinho e Xororó.

A primeira canção da lista era justamente Evidências. Os jovens irmão Chitão e Xororó perceberam a intensidade da música, e decidiram gravá-la no novo álbum de estúdio da dupla, Cowboy do Asfalto, lançado em dezembro de 1990. Evidências era a primeira música do álbum.

Apesar da crítica negativa ao disco, apontado como um distanciamento do sertanejo raiz e com um “pézinho” ali na música pop, o disco fez sucesso e Evidências já nascia como um clássico. No mesmo ano de lançamento, ela já era a canção mais tocada nos rádios e continuo sendo a mais tocada no ano seguinte, 1991.

Em menos de um mês do lançamento, Evidências já estava sendo cantada em diversos programas de televisão da época, e integrou o especial de fim de ano da Rede Globo. A partir de então, diferentes artistas e cantores de diversos estilos regravaram a canção, reforçando ainda mais o seu papel como “hino não oficial brasileiro”.

E agora, quem vai aprender a tocar Evidências no violão é você. Tudo pronto para começar?

YouTube video

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais:

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma