Forró no baixo [Aula COMPLETA] – Aprenda com o FENÔMENO Michael Pipoquinha

O forró é um dos ritmos mais marcantes da música e cultura popular brasileira. Diferente do que muitas pessoas pensam, o forró não é um gênero único e se divide em diferentes levadas como o xote, arrasta-pé, cacado e o baião. Esses ritmos tiveram sua origem na cultura nordestina e são uma mistura de diferentes influências culturais e musicais de povos indígenas e estrangeiros que passaram pela região. 

O ritmo foi consagrado por Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros artistas, e é tradicionalmente tocado pelo trio acordeão, zabumba e triângulo. Mas é possível tocar as variações do forró em qualquer instrumento, inclusive no contrabaixo. 

É ele quem vai dar aquela levada e a swingada na música, e pode ter diferentes participações nas músicas de forró. O baixista cearense Michel Pipoquinha, professor do Planeta Música, demonstra nesse trecho extraído de seu Masterclass como incorporar ao baixo as sonoridades que compõem os ritmos do forró. 

clique aqui

conheça o curso de contrabaixo

Chega de caçar assuntos isolados! Aprenda contrabaixo definitivamente com um método passo a passo e o player de vídeo mais moderno do mundo, por menos de 1 real por dia!

O abafamento das notas no contrabaixo é um dos fatores que mais influenciam o som do instrumento no forró.

Para conseguir executar os ritmos do forró no baixo é preciso estar com as mãos e braços posicionados de forma correta e confortável no momento de tocar. Além disso, a posição das mãos é fundamental para facilitar a execução das notas e o som sair o mais limpo possível. Mas esse é um assunto para outra matéria. 

Curtiu? Agora bora praticar até tirar aquele som swingado e ficar de olho nos conteúdos sobre contrabaixo do Planeta Música.  

E se quiser conhecer mais as técnicas de Michael Pipoquinha, confira o Masterclass l Técnica, Criação e Interpretação no Contrabaixo, no qual você aprende sobre os principais assuntos envolvidos em tocar o contrabaixo como um instrumento solista a não apenas como complemento.

Leve sua precisão, improviso, velocidade e musicalidade a outro nível com um dos maiores baixistas do país.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical totalmente gratuita, acesse o Planeta Música Free para ter acesso a diferentes cursos de música online e videoaulas feitas para você aprender música de verdade.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

SIGA O PLANETA MÚSICA PARA RECEBER DICAS, AULAS E CURIOSIDADES.

A ESCOLA DE MÚSICA DO