Forró no baixo [Aula COMPLETA] – Aprenda com o FENÔMENO Michael Pipoquinha

O forró é um dos ritmos mais marcantes da música e cultura popular brasileira. Diferente do que muitas pessoas pensam, o forró não é um gênero único e se divide em diferentes levadas como o xote, arrasta-pé, cacado e o baião. Esses ritmos tiveram sua origem na cultura nordestina e são uma mistura de diferentes influências culturais e musicais de povos indígenas e estrangeiros que passaram pela região. 

O ritmo foi consagrado por Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros artistas, e é tradicionalmente tocado pelo trio acordeão, zabumba e triângulo. Mas é possível tocar as variações do forró em qualquer instrumento, inclusive no contrabaixo. 

É ele quem vai dar aquela levada e a swingada na música, e pode ter diferentes participações nas músicas de forró. O baixista cearense Michel Pipoquinha, professor do Planeta Música, demonstra nesse trecho extraído de seu Masterclass como incorporar ao baixo as sonoridades que compõem os ritmos do forró. 

clique aqui

estude contrabaixo

Aprenda assuntos e técnicas como
Slap, Tapping, Escalas, Ghost Notes, Pizzicato, Modos Gregos, Tétrades e muito mais. Comece agora com o nosso plano gratuito e bons estudos!

O abafamento das notas no contrabaixo é um dos fatores que mais influenciam o som do instrumento no forró.

Para conseguir executar os ritmos do forró no baixo é preciso estar com as mãos e braços posicionados de forma correta e confortável no momento de tocar. Além disso, a posição das mãos é fundamental para facilitar a execução das notas e o som sair o mais limpo possível. Mas esse é um assunto para outra matéria. 

Curtiu? Agora bora praticar até tirar aquele som swingado e ficar de olho nos conteúdos sobre contrabaixo do Planeta Música.  

E se quiser conhecer mais as técnicas de Michael Pipoquinha, confira o Masterclass l Técnica, Criação e Interpretação no Contrabaixo, no qual você aprende sobre os principais assuntos envolvidos em tocar o contrabaixo como um instrumento solista a não apenas como complemento.

Leve sua precisão, improviso, velocidade e musicalidade a outro nível com um dos maiores baixistas do país.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical totalmente gratuita, acesse o Planeta Música Free para ter acesso a diferentes cursos de música online e videoaulas feitas para você aprender música de verdade.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Cadastre-se grátis

NOS CURSOS DE MÚSICA ONLINE
DA ESCOLA DE

música do

Acesse centenas de videoaulas, cifras, tablaturas, partituras, playbacks e diversos outros recursos de todos os instrumentos e assuntos teóricos que você precisa