Quer aprender a tocar baixo? Aprenda com Ronaldo Lobo

image_pdfimage_print

Se você quer aprender a tocar baixo ou é veterano no instrumento, sem dúvidas já ouviu coisas como “é aquela guitarra de cinco cordas?”, ou “baixista é aquele cara que ninguém ouve?” ou até mesmo aquela “contrabaixo é fácil de tocar”. Caso tenha ouvido comentários do tipo, acredite: não vale a pena se estressar, afinal, só quem sente os grooves pode saber a riqueza sonora que este instrumento proporciona. Se as pessoas não percebem os timbres de baixo em uma música, tenha certeza que a ausência dele é percebida logo de cara.

Ao contrário do que muitos dizem por ai, aprender a tocar contrabaixo pode ser tudo, menos fácil. Apesar de um pouco complexo, aprender a tocar este instrumento se baseia no mesmo princípio de todos os outros: Estudos e prática. Mas é claro que não depende apenas disso. Nada adiantará se você não seguir uma metodologia e orientações de quem estudou de fato o contrabaixo e tem uma intensa vivência com o instrumento.

O Planeta Música chega para salvar a vida dos que querem aprender contrabaixo, mas não possuem tanto tempo disponível ou condição financeira que banque as mensalidades nada convidativas das tradicionais escolas de música. Em parceria com o renomado contrabaixista Ronaldo Lobo, o Planeta Música apresenta o material “Fundamentos do Contrabaixo”, um conteúdo exclusivo construído a partir das metodologias, técnicas e didáticas de um dos maiores baixistas do Brasil.

Boca de Lobo

Com uma extensa carreira no mundo da música, o autodidata Ronaldo Lobo iniciou os estudos musicais em 1982, entrando mais tarde para a Escola Municipal de Música de São Paulo. Lá, Lobo estudou com professores renomados, e teve aulas de teoria musical com Maestro Zaccaro, e de contrabaixo acústico com Max Herbert. Em 1989 já era músico profissional, ensinando na Academia de Música Carlos Iafelice, e desde então leciona aulas de contrabaixo.

É autor de diversos métodos como o “Contrabaixo Elétrico – Básico l” e “Contrabaixo na Linha de Frente”, e possui currículo de peso atuando como coordenador didático do curso de contrabaixo elétrico no Instituto de Música e Pesquisa Fabiano Manhas, professor do Instituto de Baixo e Tecnologia – Escola de Música e Tecnologia (I.B.&T – E.M.&T), e instrutor musical na rede de ensino de Barueri por quase nove anos. Ronaldo Lobo também foi editor técnico da Revista Baixo Brasil e colaborador da revista Cover Baixo, é sócio fundador da Escola de Música Chromazone e fundador do Instituto de Contrabaixo Elétrico Bass Lines.

Lobo é autor da Musical Concept, uma metodologia de ensino musical utilizada por escolas brasileiras de música, como Instituto Bateras Beat e Instituto Sala Musical (RJ), além de escolas internacionais como a americana Stinnett Music, do baixista Jim Stinnett.

Além de toda trajetória docente no contrabaixo, Ronaldo Lobo possui uma longa discografia composta pelos mais variados estilos, desde a participação na cena underground com a banda Blezqi Zatsaz (1991) e Banda Desequilíbrios (1993), passando pelo jazz com o Mossapy Jazz Trio (1998), e participando do Interview Carlos Quefrem (2003). Em 2007, Lobo lançou seu primeiro disco solo, “Boca de Lobo”, recebendo boas críticas no cenário do contrabaixo nacional.

LEIA TAMBÉM – COMO ESTUDAR MÚSICA PELA INTERNET

“Fundamentos do Contrabaixo” é mais um material elaborado por Ronaldo Lobo com exclusividade para o Planeta Música, e reúne todo o conjunto de técnicas para você aprender a tocar baixo com um músico profissional e gabaritado sem gastar valores exorbitantes.

Neste material você aprenderá desde postura, posição de mãos e abafamentos, passando por exercícios de coordenação, intervalos, digitações, escala maior e menor (Modo Jônio e Eólio), pentatônicas, padrão em semicolcheias e tercinas, empilhamento de terças, tríades e tétrades; técnicas mais aprimoradas como vibrato, slides, ligadura, tappings e slap, aprofundando nos grooves de diferentes estilos musicais como Blues, Funk, Rock, Shuffle, Jazz, Bluegrass, Country, Samba, Samba Rock e Bossa.

Além disso, o material é acompanhado por conteúdos complementares com guia de escalas e vídeo-tablaturas, para completar ainda mais o seu aprendizado.

Tudo isso você confere em alta qualidade audiovisual, com enquadramentos e técnicas de edição que irão intensificar a experiência de aprender a tocar baixo com Ronaldo Lobo sem sair de casa.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

Os melhores cursos de contrabaixo online

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os melhores cursos de baixo online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma