Procurando Controlador MIDI? Conheça e compare

image_pdfimage_print

Cada vez mais a tecnologia tem reduzido o número de pessoas envolvidas para o desenvolvimento de um trabalho em Home Studio. Isso porque hoje em dia nós conseguimos utilizar muito instrumentos virtuais sintetizados em apenas um controlador MIDI. Por meio desta tecnologia você pode arranjar orquestras, pianos, samples, baterias, percussões entre outros instrumentos virtuais disponíveis no mercado.

E é justamente por isso que a busca pelo controlador MIDI ideal pode ser uma dúvida para quem está começando. Para esclarecer, primeiramente precisamos saber o que é a tecnologia MIDI e suas funcionalidades para escolher qual controlador comprar, e isso você confere em O que é a tecnologia MIDI?

Vamos agora conhecer oito modelos populares e disponíveis no mercado. Mas afinal, quais as diferenças entre eles? Separamos uma lista para facilitar a escolha na hora de montar seu estúdio.

1. Alesis Q 25

Controlador MIDI - Alesis Q25 - Planeta Música

Para grande maioria dos Home studios básicos, um controlador compacto, versátil e fácil de usar é um grande salto para produções mais profissionais.

O Alesis Q 25, além de ter preço acessível, possui todas as funções necessárias e esperadas de um controlador MIDI, incluindo:

– Alimentação via USB
– Controle de Pitch e Modulação
– Entrada para pedal de Sustain
– Saída via USB e cabo MIDI tradicional

Você poderá encontrar esse controlador nas versões com 25 teclas, 49 teclas e 88 teclas, todos compatíveis com qualquer software ou hardware MIDI. Além disso, o Alesis Q25 é um controlador “plug’n play”, não necessita de um driver específico para funcionar.

Site do fabricante – Alesis Q25.

2. Akai Professional MPD18

Controlador MIDI - Akai - Planeta Música

Outro tipo de controlador muito comum no mercado diferentes dos tradicionais teclados, são os Controladores de PAD.

Esses controladores ficaram famosos depois do lançamento da MPC Series, lançada pela fabricante japonesa Akai. nos anos 90.

Esse tipo de controlador é muito usado para a gravação de instrumentos percussivos e desenvolvimentos de beats.

No caso do Akai Professional MPD18, você encontrará as seguintes funções:

– 16 controles de velocity, sensíveis a pressão do toque.
– 3 bancos de samples/48 samples no total.
– Conexão Plug-n-play USB.

Além disso, o Akai Professional MPD18 é compacto e não cria dificuldades em relação ao espaço dentro do home studio.

Site do fabricante – MPD 18

LEIA TAMBÉM – Conceitos e Funcionalidades da Síntese Subtrativa

3. M Audio Oxygen

Audio - Planeta Música

Se você está procurando controladores com teclado e controles via PAD, o M Audio Oxygen pode ser uma boa escolha para seu estúdio. Porque além de ter esses dois controles, ele permite controlar funções do seu software multipista, com alguns sliders e knobs.

Outra função muito interessante desse controlador é a tecnologia DirectLink, que mapeia automaticamente a grande maioria dos DAW e softwares atuais, transferindo funções e parâmetros destes programas ao controlador M Audio Oxygen. Além disto, este controlador pode se conectar com ipads, iphones e ipods.

Você pode encontrar os controladores M Audio Oxygen nas versões de 25 teclas, 49 teclas e 61 teclas.

Site do fabricante – M-Audio Oxygen

4. Akai Professional MPK Mini MKII

Akai 2 - Planeta Música

Enquanto alguns controladores têm diversas versões, como tamanhos e funcionalidades diferentes para satisfazer produtores de todos os gostos, alguns são feitos para serem pequenos, portáteis, como esse Akai aqui.

Além das funções comuns entre os outros controladores, esse aqui também tem:

– Arpejador
– Um pequeno joystick, que permite controlar o Pitch e modulação em um só controle.
– 25 controles de velocity, sensíveis a pressão do toque.
– Acompanha os softwares Akai Pro MPC Essential, Sonivoz Wobble e Hybrid 3 by AIR Music Tech.

Esse controlador oferece uma excelente relação custo/benefício, e é bastante indicado para produtores que viajam muito ou que dispõem de pouco espaço em seu home studio.

Site do fabricante – MPK Mini MKII

LEIA TAMBÉM – Você sabe o que é Sample?

5. Korg NanoKey2/NanoPad2

Korg - Planeta Música

Na contramão dos concorrentes que mesclam controles por teclas com controles via pads, a marca japonesa Korg não quis misturar as coisas em sua linha Nano. Na questão portabilidade, Korg NanoKey2/NanoPad2 é o rei. Cabe perfeitamente na frente do seu notebook e possui diversas características como 25 controles de velocity, sensíveis a pressão do toque. Knobs, switches, e faders que se adequam a qualquer DAW. Além de ser “plug’n play”, independendo de drivers para funcionar.

Traz toda a confiança e qualidade da marca Korg, em um design extremamente portátil e funcional.

Site do fabricante – Nano Series 2 

6. Novation Launchkey

Novation - Planeta Música

A diferença desse controlador para seus demais concorrentes é que, enquanto a grande maioria deles funciona com qualquer software multipista, o Novation Launchkey dá maior preferência para o Ableton Live. Apesar de funcionar com qualquer DAW, este controlador foi desenvolvido com o propósito de atender as necessidades de produtores que trabalham com Ableton.

Caso você seja um usuário do Ableton, esse é um dos mais recomendados para você. Nele você vai ter funções especificas para controlar e auto mapear o Live. Além de vir com os seguintes softwares inclusos:

– Launchkey/Launchpad iPad apps.
– V-Station and Bass Station Soft Synths.
– Ableton Live Lite
– Loopmasters Sample Pack

Você pode encontrar o Novation Launchkey nas versões com 25 teclas, 49 e 61 teclas.

Site do fabricante – LaunchKey

LEIA TAMBÉM – A era digital da Música Eletrêonica

7. Novation Launchpad Pro

Controlador MIDI - Novation 2 - Planeta Música

Assim como o Novation Launchkey, este controlador da Novation também foi desenvolvido para maior interação com softwares da Ableton, mas isso não impede que você possa use-o em qualquer software. Esse controlador oferece funções que ainda não vimos em nenhum outro já citado. Isso porque seus pads são dispostos em cores, cada um correspondendo a determinado instrumento.

Além disso você pode definir diferentes funcionalidades aos pads, que tocar seus ritmos, você pode adicionar funções especificas para cada um desses pads, como:

– Note Mode, o qual possibilita utilizar os pads para fazer beats, utilizando drums e qualquer outro instrumento, de acordo com as cores dos pads.
– Scale Mode, que permite tocar uma nota musical de determinada escala, seleciona-la e fazendo com que todos os pads trabalhem com a escala musical escolhida.
– Devide Mode, que te permite controlar nos pads todos os dispositivos EFx. Este controlador abre as portas da criatividade, pois é sensível à pressão e velocidade que colocamos no toque.

Muitos produtores comparam Novation Launchpad Pro com o Ableton Push, pois possuem características e funcionalidades semelhantes.

Site do fabricante – LaunchPad

8. M-Audio Axiom AIR

Controlador MIDI - Axiom - Planeta Música

Enquanto alguns fabricantes desenvolvem controladores com que possam “ser portáteis”, o Axiom AIR não tem essa preocupação. E para aqueles que não veem nessa portabilidade um grande diferencial, essa é uma ótima opção. Isso porque o tamanho maior resulta em mais espaço para diversas funções.

Nele você vai encontrar todas as funções esperadas de um controlador bem completo, com controles do tipo:

– Knobs
– Keys
– Wheels
– Pads
– Sliders
– Transport controls

Além de fazer o mapeamento automático com a maioria dos softwares multipistas, ele tem versões de 25, 32, 49 e 61 teclas. Então se você não tem problemas com espaço, essa é uma ótima opção.

Site do fabricante – Axio Air

LEIA TAMBÉM – Afinal, o que é Síntese Sonora? 

Esta foi a lista com os 8 controladores MIDI mais usados por produtores do mundo todo, sejam eles de estúdios profissionais ou home studio. Lembre-se sempre de checar com o fabricante todas as características técnicas de cada controlador antes de fazer a compra. Verifique também a necessidade de seu estúdio e onde ele sofre maior carência de um aparelho mais sofisticado ou mais adequado ao que você precisa. E claro, não deixe de acompanhar nossas postagens sobre produção musical e muito mais.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

 

Compartilhe esse post:

Os melhores cursos de música online

Uma resposta

  1. Estou com uma dúvida sobre que controlador comprar…gostaria que me indicasse um controlador TOP, não tem problema com preço, para que possa tê-lo em meu home studio, por favor! Prefiro controladores com teclas, de 61 teclas, ou superior… Você conhece os controladores da AKAI, e qual a diferença destes controladores para os da Kontrol? Existem outras marcas melhores? Quais seriam? Eu estava procurando o Controlador AKAI mpk 261, por indicação, e me falaram do Akai Advance 49, mas não os conheço. Você poderia me falar deles, se os conhece? Este M-Audio Axiom AIR-61, que você falou, é melhor do que os modelos que falei anteriormente? Ou existe outro melhor? Agradeço pela sua disponibilidade em nos ajudar com sua experiência, e que Deus o ilumine, sempre! Meu e-mail é ezrielcardoso@yahoo.com.br e meu WhatsApp é (34)99809-9809

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os melhores cursos de música online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma