As melhores marcas de contrabaixo do mundo! Conheça e compare

image_pdfimage_print

Nessa lista iremos mostrar as dez melhores marcas de contrabaixo do mundo. Como em qualquer outro setor da indústria, existem diversas empresas fabricantes de contrabaixo, sendo que algumas são melhores que outras, e se concentram em certos estilos musicais ou gêneros. Por tanto, se você toca contrabaixo, é de grande importância saber quem é quem na indústria musical.

Esta matéria irá ajuda-lo a encontrar a marca ideal para seu estilo e orçamento. Nessa lista veremos as melhores marcas de contrabaixo, e o que faz com que elas sejam a melhor em seu nicho.

Se você está à procura de um instrumento para iniciante, sugerimos que veja a matéria sobre os baixos com melhor custo beneficio. Clique aqui

 

Melhores marcas de contrabaixo do mundo

Fender

Vamos começar com a marca mais icônica de instrumentos do mundo, a gigante e histórica Fender! Os contrabaixos desta marca estão presentes em praticamente todos os estilos musicais nos últimos 60 anos. Os baixos Fender são conhecidos pelos modelos clássicos de quatro cordas e captadores passivos, embora eles possuam alguns modelos de cinco cordas e com captadores ativos.

A primeira coisa que vem à cabeça ao pensar nos contrabaixos da marca fender são os modelos Jazz e Precision Bass. Ambos são instrumentos criados e fabricados nos EUA, que em muitos aspectos, ditaram os padrões de um contrabaixo na indústria nas últimas décadas.

Porém, como maioria das melhoras marcas de contrabaixo, o custo de se adquirir um Fender americano é alto, por isso a Fender possui uma outra linha chamada de “mexicana”, fabricada em suas instalações no México, que possui um valor mais baixo e uma ótima qualidade.

Grandes baixista de diversos estilos utilizam a marca de baixo Fender, como Steve Harris (Iron Maiden), Jaco Pastorius, Geddy Lee (Rush), Duff McKagan (Guns’n’Roses), Roger Waters (Pink Floyd) e muitos outros. A lista de músicos que utilizam os baixos da Fender é gigantesca, com ídolos de todos os estilos musicais.

Mas a questão é, o que torna os contrabaixos da marca Fender tão bons? A Fender foi quem ditou como um baixo de qualidade deve soar, utilizando madeiras de qualidade e sempre mantendo os mais altos padrões de construção. Por essas e outras razões, a Fender sempre será lembrada como uma das melhores marcas de contrabaixo do mundo.

YouTube video

Rickenbacker

Os contrabaixos Rickenbacker ajudaram a moldar o som do rock’n’roll nas últimas décadas, se transformando em uma das melhores marcas de contrabaixo para rock que existe. Embora eles não sejam tão famosos e numerosos quanto os baixos da Fender, grandes músicos como Lemmy Kilmister e Paul McCartney imortalizaram Rickenbacker entre as marcas de contrabaixo.

O principal modelo de baixo produzido pela marca é o famoso 4003, uma evolução do clássico 4001, que apresenta um design clássico com captadores cobertos de cromo e um corpo muito robusto e sólido.

Embora essa marca de baixo não seja a favorita entre os baixistas mais jovens, ela é muito conceituada entre os contrabaixistas mais experientes, que reconhecem o timbre poderoso que apenas este instrumento possui, por isso, essa marca está na lista das melhores marcas de contrabaixo do mundo.

YouTube video

Warwick

A Warwick é uma marca de contrabaixo alemã que merece estar no topo de qualquer lista das melhores marcas de contrabaixo. Seus modelos Streamer, Thumb e Corvette valem o alto preço de compra, pois eles foram desenhados para serem os melhores.

Estes contrabaixos são construídos a partir de madeiras exóticas e possuem um acabamento lindo. Todo baixista que já tocou um Warwick diz ser o melhor baixo que eles já tocaram. Por tanto, se você é um profissional das quatro cordas e tem um bom caixa para adquirir um instrumento, eu recomendamos fortemente um contrabaixo Warwick.

Mas se você não possui dinheiro suficiente para adquirir um destes belos baixos, a Warwick possui uma segunda linha chamada Rockbass, que não deixa nada a perder em questões de timbre e design, e possui preços mais acessíveis.

Alguns nomes que podemos destacar que utilizam está marca de baixo são Mike Inez (Alice in Chains), Pete Trewavas (Marilion), Sam Rivers (Limp Bizkit), Tony Garnier (Bob Dylan), Adam Clayton (U2), Rex Brown (Pantera) e Robert Trujillo (Metallica).

YouTube video

Gibson

Quando você pensa em instrumentos Gibson, a primeira coisa que vem a mente são as guitarras produzidas pela marca, e não é à toa, afinal modelos como a Les Paul, Explorer, flying V e muitos outros foram criados pela marca. Embora os contrabaixos da marca não sejam tão cobiçados quanto as guitarras, eles não deixam nada a desejar quanta a qualidade e sonoridade.

Provavelmente o modelo mais conhecido de contrabaixo da marca é o Thunderbird, utilizado pelo icônico baixista Nikki Sixx do Motley Crue. É um instrumento com uma aparência arrojada, inspirado nas guitarras Firebird. Mas não é apenas esse modelo que a marca fabrica, também possuindo uma versão de contrabaixo do modelo Les Paul, com as mesmas características da guitarra, com o corpo em mogno e braço colado.

YouTube video

Schecter

Está é uma marca de contrabaixo que possui uma das melhores relações custo x benefício de todas no mercado. Esta é uma das melhores marcas de contrabaixo para Hard Rock e heavy metal que você pode encontrar no mercado.

Nos contrabaixos da marca Schecter você irá encontrar componentes e materiais que você esperaria ver em instrumentos com o dobro do preço, como captadores EMG, Eq’s ativos e tops em Maple. Existem modelos de contrabaixo da Schecter para todos os gosto e estilos músicas, porém o mais famoso entre eles é o modelo Stilleto.

Esta é uma das melhores marcas de contrabaixo que continua a impressionar com equipamentos de alta qualidade e preços acessível. Se você gosta de estilos de rock mais extremos, a marca Schecter é a escolha certa.

YouTube video

Music Man

Os contrabaixos dessa marca possuem uma vibe única, diferente dos demais. A fabricante pertence a gigante Ernie Ball Inc., e seu carro-chefe é o famoso modelo StingRay. Outros modelos consagrados da marca são o Bongo, Sterling e o Cutlass.

O principal diferencial desta marca de contrabaixo é o uso de captadores Humbucking grandes e gordos. Como em uma guitarra, estes captadores possuem um som mais encorpado e ajudam a cancelar os ruídos indesejados. Podemos destacar nomes como Cliff Williams (AC/DC), John Myung (Dream Theater), Dave Larue, Matt Bissonette ( Elton John), Rob Blasko (Ozzy Osbourne) e muitos outros como artistas que utilizam esta marca de baixo.

YouTube video

Yamaha

A Yamaha produz todos os tipos de equipamentos musicais, como pianos, guitarras, baterias e até mesmo sanfonas, mas seus contrabaixos são particularmente um espetáculo a parte.

Esta marca de baixo produz ótimos instrumentos para iniciantes como o RBX170, mas isso não quer dizer que eles não possuem instrumentos de ponta também. A linha de contrabaixos TRBX é comparável às melhores marcas de contrabaixo do mercado e apresenta técnicas de construção avançadíssimas e componentes de ponta.

Não importa se você é um iniciante ou já é um músico mais experiente, esta marca possui soluções de alta qualidade pra todos os níveis.

YouTube video

Lakland

A Lakland é uma marca de baixo relativamente novata no mercado da música, mas em pouco tempo, esta empresa americana já cativou milhares de contrabaixistas no mundo todo, criando uma reputação por produzir instrumentos de excelente qualidade e com sonoridade única.

Se você é fã de modelos clássico como o Fender Jazz, Precision ou Music Man, provavelmente você irá se identificar com alguns instrumentos desta marca, pois ela possui releituras impressionantes destes modelos. Embora valham a pena, eles são um pouco caros e de difícil acesso aqui no Brasil.

Uma opção mais viável para os contrabaixistas é a série Skyline da Lakland, que possui um preço mais acessível e modelo matadores.

https://www.youtube.com/watch?v=9sizWzB_KIc

Spector

Esta marca de contrabaixo americana não é muito conhecida entre os músicos, especialmente pelos guitarristas, mas possui uma posição de destaque quando falamos das melhores marcas de contrabaixo.

Os baixos Spector são conhecidos por seu timbre quente e amadeirado, além de seu belo acabamento. Contrabaixistas dos mais diversos gêneros como metal e jazz, confiam seus timbres aos baixos Spector.

O modelo mais conhecido desta fabricante de contrabaixos é o clássico NS, que possui raízes que remontam a várias décadas. Eles também fabricaram diversos outros modelos tanto nos EUA como na Europa. Como maioria das marcas de nossa lista, os baixos Spector possuem um alto valor. A segunda linha da Spector que possui modelos mais econômicos é a Performer, que é ideal para músicos intermediários.

YouTube video

Ibanez

A Ibanez é uma empresa Japonesa que começou produzindo réplicas de qualidade de instrumentos americanos décadas atrás, mas desde então vem evoluindo e produzindo instrumentos originais e exportando para o mundo todo.

As guitarras Ibanez são as queridinhas dos metaleiros. Já seus contrabaixos, possuem uma reputação que vai além do gênero metal, chegando ao Jazz e outros estilos.

Suas linhas SR e BTB são conhecidas por possuir um braço confortável e fino, ideal para tocar com maior velocidade, além de um sistema eletrônico versátil e moderno, bem como por utilizar madeiras de alta qualidade e possuir acabamentos lindos.

Algo que se deve levar em consideração é que esta marca de contrabaixos segue evoluindo ano após ano, principalmente no que se diz respeito ao design e eletrônica dos instrumentos.

A Ibanez também possui contrabaixos para iniciantes de altíssima qualidade, como é o caso do GSR200. Este é um dos melhores contrabaixos para nível iniciante e intermediário do mercado, especialmente para gêneros como Metal e Hard Rock.

YouTube video

E para saber mais, confira nossos conteúdos sobre contrabaixo e aprimore seus conhecimentos musicais.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

Os melhores cursos de contrabaixo online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os melhores cursos de baixo online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma