Uma dúvida muito frequente entre os violinistas é qual método para violino seguir durante o aprendizado. Pensando nisso, nós abordaremos nesta matéria os principais métodos, suas diferenças e particularidades para tentar auxilia-lo na escolha do seu método de violino.
O que é um método para violino?
Primeiro vamos descobrir o significado da palavra método, que segundo o dicionário da língua portuguesa é “Técnica, modo usado para realizar alguma coisa; Reunião dos meios através dos quais é possível alcançar um objetivo”. Seguindo está lógica, um método para violino é um caminho construído com o objetivo de ensinar violino passo a passo.
Método SUZUKI
Vamos começar falando do método mais famoso e mais utilizado em todo o mundo atualmente, o método de violino Suzuki. Este é um método voltado para iniciantes que consiste em dez livros, nos quais são propostas evoluções progressivas das técnicas aplicadas a exercícios e músicas.
Uma característica muito forte do método Suzuki é o desenvolvimento da percepção musical do aluno, pois o ensino de teoria musical vem após as primeiras músicas do método, que são aprendidas “de ouvido”. As primeiras canções do método Suzuki são cânticos infantis, por isso é um método muito utilizado em crianças.
Método Schmoll ou Método CCB
Este método de violino é muito popular no Brasil, pois é utilizado no ensino do violino em igrejas por todo o país, sendo utilizado principalmente pela congregação cristã do Brasil.
A grande vantagem deste método é o fato de ele ser facilmente encontrado em português, além de possuir dicas de preservação e afinação do instrumento, assuntos que não são abordados em métodos mais tradicionais.
Outro ponto que podemos destacar desse método é o fato de ele ser muito intuitivo, possuindo figuras e textos que ajudam no aprendizado sem um professor.
Método Maia Bang
Este método não é tão conhecido quanto os anteriores, porém é um método completo baseado em sete livros que vai desde o nível iniciante ao avançado.
Este método de violino é baseado em estudos de escalas, canções e exercícios de arco, que vão evoluindo de dificuldade conforme o aprendizado progride. O ensino se inicia com exercícios de cordas soltas e vai progredindo ao longo da extensão das posições, da primeira até a sétima. Um pré-requisito para este método é saber ler partituras.
Método Laoureux
Este método de violino é muito utilizado aqui no Brasil, e é popularmente chamado de “Método prático de violino de Nicolaus Laoureux”. Este método abrange os primeiros passos de um violinista até o nível intermediário, trabalhando até cordas duplas e outras posições.
O ponto forte deste método de violino é justamente a sua progressividade, ele não pula nenhuma etapa, e sempre que há a inserção de novas técnicas, elas são sempre acompanhadas de exercícios com nível de dificuldade que aumenta gradualmente.
Método Planeta Música
O método do Planeta Música, diferente dos demais, é baseado na somatória dos pontos fortes de cada método apresentado aqui, além de possuir uma apresentação moderna baseada em vídeos e partituras interativas e não em livros. Desta maneira você não precisa ler diversas vezes sobre o mesmo assunto, basta assistir as vídeo aulas gravadas quantas vezes for necessário quando e onde quiser.
Confira nossos conteúdos sobre violino e aprimore seus conhecimentos musicais.
E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.
Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!