Notas do baixo. Conheça todas elas e as dicas para memorizá-las

image_pdfimage_print

Todos nós sabemos que é de extrema importância você saber todas notas do contrabaixo. Mas por onde começar? O primeiro passo é você entender sobre todas as notas musicais que existem na nossa música ocidental e a sequência delas.

YouTube video

Sabe aquela sequência de notas que você sempre ouviu falar por aí? Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si? Essas são as sete notas naturais da música ocidental, porém, existem entre elas o que nós chamamos de “Acidentes”, que são os “Sustenidos” e os “Bemóis”. Os sustenidos são representados pelo símbolo “#” e os bemóis com um “b” minúsculo.

Juntando as notas naturais com os acidentes, nós temos a seguinte sequência:

Dó – Dó#/Réb – Ré – Ré#/Mib – Mi – Fa – Fa#/Solb – Sol – Sol#/Láb – Lá – Sib – Dó

E nessa ordem, elas podem se repetir num ciclo infinito. E como você pôde ver nessa aula com Ronaldo Lobo, cada uma dessas notas representa uma casa do seu baixo, nessa mesma ordem.

Por isso, depois de entender toda essa sequência, você precisa saber em que afinação está o seu baixo. Por que?

Para entender mais sobre as diferentes afinações de contrabaixo, em baixos de 4, 5, 6, 8 e 12 cordas, acesse o artigo: Afinação de baixo – 4, 5, 6, 8 ou 12 cordas?

Porque se você está com uma baixo de quatro cordas afinado em (E – A – D – G), a corda mais aguda (G) vai soar a nota G – Sol. Se você apertar na primeira casa, vai soar a primeira nota que vem logo após o Sol naquela sequência que vimos agora pouco, ou seja, o Sol#/Láb, a segunda casa vai soar a próxima (Lá) na próxima casa o Lá#, na próxima o Si e por aí vai. Sempre respeitando essa mesma sequência de notas.

Confira o ebook que o Planeta Música produziu com várias dicas e técnicas que vão te ajudar a relacionar as notas assim facilitar sua vida na hora de estudar.

Baixe agora: eBook – Técnicas de Memorização das Notas no Braço do Instrumento

Por fim, deixamos aqui um mapa do braço de um baixo de seis cordas, contemplando os baixos de quatro, cinco e seis cordas, aproveitem!

Mapa das notas no baixo

 

mapa das notas no contrabaixo

Caso queira conhecer os métodos de ensino do Planeta Música e aprender tudo o que precisa saber para tocar violino de forma definitiva, acesse o Planeta Música para uma experiência musical totalmente inovadora.

Fique por dentro de nossos conteúdos e matérias sobre contrabaixo e aprimore seus conhecimentos musicais. 

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

Os melhores cursos de contrabaixo online

6 respostas

  1. Para os mais experientes, nada demais.
    Mas para quem está começando, esse conteúdo é excelente.
    Parabéns aos envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os melhores cursos de baixo online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma