Notas do baixo. Conheça todas elas e as dicas para memorizá-las

Todos nós sabemos que é de extrema importância você saber todas notas do contrabaixo. Mas por onde começar? O primeiro passo é você entender sobre todas as notas musicais que existem na nossa música ocidental e a sequência delas.

Sabe aquela sequência de notas que você sempre ouviu falar por aí? Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si? Essas são as sete notas naturais da música ocidental, porém, existem entre elas o que nós chamamos de “Acidentes”, que são os “Sustenidos” e os “Bemóis”. Os sustenidos são representados pelo símbolo “#” e os bemóis com um “b” minúsculo.

Juntando as notas naturais com os acidentes, nós temos a seguinte sequência:

clique aqui

estude contrabaixo na escola de

Aprenda assuntos e técnicas como
Slap, Tapping, Escalas, Ghost Notes, Pizzicato, Modos Gregos, Tétrades e muito mais. Comece agora por apenas R$29,90 e bons estudos!

Dó – Dó#/Réb – Ré – Ré#/Mib – Mi – Fa – Fa#/Solb – Sol – Sol#/Láb – Lá – Sib – Dó

E nessa ordem, elas podem se repetir num ciclo infinito. E como você pôde ver nessa aula com Ronaldo Lobo, cada uma dessas notas representa uma casa do seu baixo, nessa mesma ordem.

Por isso, depois de entender toda essa sequência, você precisa saber em que afinação está o seu baixo. Por que?

Para entender mais sobre as diferentes afinações de contrabaixo, em baixos de 4, 5, 6, 8 e 12 cordas, acesse o artigo: Afinação de baixo – 4, 5, 6, 8 ou 12 cordas?

Porque se você está com uma baixo de quatro cordas afinado em (E – A – D – G), a corda mais aguda (G) vai soar a nota G – Sol. Se você apertar na primeira casa, vai soar a primeira nota que vem logo após o Sol naquela sequência que vimos agora pouco, ou seja, o Sol#/Láb, a segunda casa vai soar a próxima (Lá) na próxima casa o Lá#, na próxima o Si e por aí vai. Sempre respeitando essa mesma sequência de notas.

Confira o ebook que o Planeta Música produziu com várias dicas e técnicas que vão te ajudar a relacionar as notas assim facilitar sua vida na hora de estudar.

eBook – Técnicas de Memorização das Notas no Braço do Instrumento

Por fim, deixamos aqui um mapa do braço de um baixo de seis cordas, contemplando os baixos de quatro, cinco e seis cordas, aproveitem!

Mapa das notas no baixo

 

mapa das notas no contrabaixo

Fique por dentro de nossos conteúdos e matérias sobre contrabaixo e aprimore seus conhecimentos musicais. 

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical totalmente gratuita, acesse o Planeta Música Free para ter acesso a diferentes cursos de música online e videoaulas feitas para você aprender música de verdade.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Cadastre-se grátis

Acesse grátis o Masterclass

Uma aula que vai te ensinar a tocar bem mesmo sem ter tempo ou facilidade. Aproveite, é totalmente gratuito.