Como encontrar as notas do violino no espelho do instrumento?

Um dos assuntos mais delicados no início dos estudos com o violino é saber onde encontrar todas as notas do violino no braço do instrumento. Diferente dos instrumentos que possuem o espelho dividido em casas por trastes, o violino precisa de prática para alcançar uma percepção apurada e acertar as notas com precisão.

Por isso, nessa matéria vamos dar algumas dicas de como criar marcações no violino, que serão suas guias para encontrar todas as notas ao estudar sem criar vícios errados durante seu desenvolvimento no instrumento.

clique aqui

estude VIOLINO

Aprenda assuntos e técnicas como digitações, técnicas de arco, escalas, arpejos, vibrato, tremolo, trinado e muito mais. Comece agora com o nosso plano gratuito e bons estudos!

Cordas soltas no violino

O primeiro passo desse processo é saber quais notas que as cordas soltas do violino devem soar, que são da mais grave para a mais aguda: G (Sol), D (Ré), A (Lá) e E (Mi). Como pode ser visto na imagem abaixo:

nome das cordas do violino - como fazer marcações no violino - Planeta Música

Como fazer marcações no violino

Agora que seu violino já está afinado nas notas certas, vamos fazer as primeiras marcações. Para isso, vamos precisar apenas de alguns pedacinhos de fita crepe e um afinador (você pode utilizar aplicativos para afinação caso não tenha afinador).

Para fazer a primeira marca, conte dois dedos a partir da pestana e fixe a fita. Usando a corda Lá como base, a fita deve ficar no exato ponto onde você aperta a corda contra o braço do violino e a nota que deve aparecer no seu afinador é o B (Si).

Deslize o dedo um pouco para frente, um pouco para trás, até a nota do afinador ficar exata. E aí sim, fixe a marca.

A segunda marca você deve posicionar três dedos à frente da primeira marca, e a nota que deve estar soando na corda A (Lá) é a nota D (Ré).

A terceira marca deve estar a dois dedos da segunda marca, e na corda Lá, deve soar a nota E (Mi).

Como encontrar as notas do violino

Sabendo quais são as notas que estão nas suas marcações, você pode agora perceber que entre a pestana e a primeira marcação é possível encontrar uma nota em cada corda. Entre a primeira e a segunda marcação, mais uma nota, e entre a terceira e a quarta, terá outra.

Seguindo a tabela cromática musical, vamos completar esses espaços com as notas. Assim você terá o seguinte cenário, já com todas as notas do violino:

como fazer marcações no violino - como encontrar as notas do violino - Planeta Música

Para facilitar o entendimento, vamos assistir a uma música com violino reproduzida com os players interativos do Planeta Música.

Os players tem uma marcação a mais, entre a primeira e a segunda marca que o professor fez, e fica a dois dedos aproximadamente a partir da primeira marca. e na corda A (lá) deve soar a nota C# (dó sustenido). Veja como ficam as notas encima de todas as marcações que fizemos até aqui:

Notas players interativos - Planeta Música

Esse é um ótimo início para os seus estudos no violino, a partir daqui, um novo horizonte de possibilidades se abre pra você. Acesse o Planeta Música Free para ter acesso a dezenas de cursos de música online totalmente gratuitos para você estudar quando e onde quiser. É 100% free!

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Cadastre-se grátis

NOS CURSOS DE MÚSICA ONLINE
DA ESCOLA DE

música do

Acesse centenas de videoaulas, cifras, tablaturas, partituras, playbacks e diversos outros recursos de todos os instrumentos e assuntos teóricos que você precisa