O que é DoubleStop Bends e como executá-los? | 7 Exercícios de DoubleStop Bends na Guitarra

image_pdfimage_print

DoubleStop bends é uma técnica muito utilizada por diferentes guitarristas, e foi popularizada e muito utilizada por Chuck Berry, Jimi Hendrix, John Mayer e outros grandes guitarristas. A técnica que se assemelha muito ao bend tradicional, é usada nos riffs e solos para dar mais “peso” e sonoridade à música, e você vai entender o motivo disso.

A técnica de doubleStop bends nada mais é do que tocar duas notas simultaneamente fazendo o tradicional bend nessas duas notas. É utilizada em diferentes estilos musicais como o blues, country, jazz, entre outros, e pode ser aplicada de forma pré-determinada em intervalos de terça e de quarta.

YouTube video

Poderíamos citar uma série de guitarristas que utilizam essa técnica, e vamos deixar como exemplo marcante a música Smoke On The Water, do Deep Purple. Nesse clássico, os doublestop bends estão presentes no riff principal, talvez um dos mais tocados por aprendizes da guitarra e apreciadores de um bom rock.

https://www.youtube.com/watch?v=ikGyZh0VbPQ

Mas quando falamos de doublestop bends, é impossível não citar o guitarrista Chuck Berry. Sua música Johnny B. Goode é um dos maiores exemplos quando falamos dessa técnica, e Berry foi um dos percussores em popularizar doublestop bends em suas performances.

YouTube video

Como fazer doublestop bends na guitarra?

Não existe uma regra para fazer, e você pode utilizar qualquer uma das cordas e momentos para executar a técnica. É importante que você saiba fazer o bend tradicional, conforme ensinamos com exercícios no vídeo abaixo.

YouTube video

Existem duas formas básicas para tocar doublestop bends. Uma delas é utilizando dois dedos da mão esquerda para tocar duas cordas em casas vizinhas, ou utilizar apenas um dedo e tocar duas cordas na mesma casa.

Tudo vai depender de como você deseja utilizar essa técnica, e se você está aprendendo, dá uma olhada no nosso vídeo no começo da matéria com sete exercícios para praticar.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

Os melhores cursos de guitarra online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os melhores cursos de guitarra online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma