O que é DoubleStop Bends e como executá-los? | 7 Exercícios de DoubleStop Bends na Guitarra

DoubleStop bends é uma técnica muito utilizada por diferentes guitarristas, e foi popularizada e muito utilizada por Chuck Berry, Jimi Hendrix, John Mayer e outros grandes guitarristas. A técnica que se assemelha muito ao bend tradicional, é usada nos riffs e solos para dar mais “peso” e sonoridade à música, e você vai entender o motivo disso.

A técnica de doubleStop bends nada mais é do que tocar duas notas simultaneamente fazendo o tradicional bend nessas duas notas. É utilizada em diferentes estilos musicais como o blues, country, jazz, entre outros, e pode ser aplicada de forma pré-determinada em intervalos de terça e de quarta.

clique aqui

estude GUITARRA na escola de

Clique e estude guitarra com o Planeta Música. Aprenda assuntos e técnicas como ritmo, palhetada, power chords, vibrato, bends, hammer-on, arpejos, digitação e muito mais. Comece agora por apenas R$29,90 e bons estudos!

Poderíamos citar uma série de guitarristas que utilizam essa técnica, e vamos deixar como exemplo marcante a música Smoke On The Water, do Deep Purple. Nesse clássico, os doublestop bends estão presentes no riff principal, talvez um dos mais tocados por aprendizes da guitarra e apreciadores de um bom rock.

Mas quando falamos de doublestop bends, é impossível não citar o guitarrista Chuck Berry. Sua música Johnny B. Goode é um dos maiores exemplos quando falamos dessa técnica, e Berry foi um dos percussores em popularizar doublestop bends em suas performances.

Como fazer doublestop bends na guitarra?

Não existe uma regra para fazer, e você pode utilizar qualquer uma das cordas e momentos para executar a técnica. É importante que você saiba fazer o bend tradicional, conforme ensinamos com exercícios no vídeo abaixo.

https://youtu.be/NvYAp3Ig5Zo

Existem duas formas básicas para tocar doublestop bends. Uma delas é utilizando dois dedos da mão esquerda para tocar duas cordas em casas vizinhas, ou utilizar apenas um dedo e tocar duas cordas na mesma casa.

Tudo vai depender de como você deseja utilizar essa técnica, e se você está aprendendo, dá uma olhada no nosso vídeo no começo da matéria com sete exercícios para praticar.

E se você quer aprender mais sobre acordes, teoria musical ou tocar diferentes instrumentos, acesse o Planeta Música Free para ter acesso totalmente gratuito a diferentes cursos de música online.

Tudo pronto para começar? Bons estudos!

Cadastre-se grátis

Acesse grátis o Masterclass

Uma aula que vai te ensinar a tocar bem mesmo sem ter tempo ou facilidade. Aproveite, é totalmente gratuito.