O que é MIDI?

image_pdfimage_print

Introduzidos há mais de 30 anos no mundo da música eletrônica, os controladores MIDI são componentes essenciais em muitos sintetizadores, e se tornaram pilares para a interação entre instrumentos eletrônicos e interfaces digitais.

Ainda assim, muitas dúvidas sobre esta tecnologia e suas funcionalidades são encontradas quando o assunto é produção musical, principalmente para produtores que trabalham nos home studios ou até mesmo estúdios mais profissionais. Entenda como a tecnologia MIDI atua e conheça seus parâmetros agora, no Planeta Música.

A Tecnologia MIDI

Na década de 80 muitos estudiosos enxergavam cada vez mais além os avanços da computação e a interação com a produção de música eletrônica, até então produzida e manipulada por meio de recursos analógicos. Assim como vimos em A Era Digital da Música Eletrônica, a sintetização sonora estava cada vez mais presente nos estudos de muitos engenheiros da computação, e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a criação de música eletrônica através de computadores crescia com o passar dos anos.

Em 1983 surgiu então a tecnologia que revolucionaria o universo da música eletrônica: a tecnologia MIDI. Para entendermos melhor o que é essa tecnologia, vamos entender o que de fato, ela não é.

– Música/som/efeito.
– Controladores MIDI não produzem ou criam sons.
– Não é um formato de arquivo como MP3 ou WAV.

Basicamente, a Musical Instrument Digital Interface atua como mediadora da comunicação de instrumentos eletrônicos com computadores, samplers, DAWs, entre outros recursos digitais, compartilhando informações de maneira modulada entre todos os elementos conectados dentro de um estúdio.

Os controladores MIDI foram inventados com o objetivo de permitir ao produtor criar e controlar notas musicais em diferentes recursos ao mesmo tempo. Ao fazer um arranjo no teclado, por exemplo, o músico pode obter a mesma nota musical em mais dois sintetizadores e um sampler.

Em uma troca constante de informações, os diferentes recursos de sintetização sonora são controlados por uma única interface para criar, compor, gravar, sincronizar e editar música eletrônica, graças a essa tecnologia.

O que é MIDI - Planeta Música
Entrada e saída MIDI


A combinação entre a MIDI e os avanços dos computadores revolucionou a maneira como as pessoas faziam música. Não era mais necessário ter equipamentos caros e espaçosos, ou uma grande estrutura para abrigar um estúdio. Qualquer músico produtor poderia montar seu próprio estúdio em casa, apenas com um computador, teclado e um software de produção musical.

Parâmetros e Controladores MIDI 

 A comunicação entre os elementos de um estúdio, seja ele profissional ou home estúdio, é essencial para o produtor alcançar todas as possibilidades oferecidas pelos recursos disponíveis. Os instrumentos e controladores MIDI trabalham em uma mesma linguagem, ou seja, os softwares e elementos conectados entendem de forma uniforme os mesmos comandos e mensagens, conhecidas como dados MIDI. Abaixo temos alguns exemplos desta lista de mensagens e controladores que podem compor os dados MIDI.

Note On

Este parâmetro informa quando uma tecla é pressionada ou se uma nota foi tocada em algum outro instrumento conectado, como MIDI guitar por exemplo. Além disso, o Note On carrega instruções sobre qual nota foi tocada e informa a velocidade desta nota (a intensidade com a qual ela foi executada).

Note Off

Este dado MIDI comunica e avisa quando o arranjo termina ou se a nota ainda está sendo executada.

–  Control Change

Este recurso indica quando algum controlador (pedais ou knobs) são acionados ou alterados. O dado MIDI do Control Change informa em números as alterações feitas pelos controladores, e os valores podem variar de 0 a 127.

Pitch Wheel Change

Com este dado MIDI o produtor pode dobrar o pitch da nota tocada em algum teclado MIDI ou outro instrumento eletrônico conectado.

Home Studio - Planeta Música - o que é tecnologia MIDI

Estes comandos são salvos e armazenados em um arquivo de extensão .MID, que carrega todas as especificações e instruções de como o conteúdo sonoro deve ser emulado nos sintetizadores.

Quando executamos uma nota em um teclado MIDI, além de gerar um som, o teclado criará um dado daquele conteúdo sonoro. Conectando o teclado ao computador, podemos gravar este som em um sintetizador ou software que reconheça as definições MIDI, e a partir dele manipular o som como quisermos, além da possibilidade de conectar samplers e outros recursos digitais que se comportarão de acordo com os comandos definidos nos controladores MIDI.

Estes controladores não criam sons, eles apenas informam como os elementos conectados devem se comportar quando algum arranjo é tocado.

LEIA – A Era Digital da Música Eletrônica


Instrumentos e Softwares MIDI

Atualmente a tecnologia MIDI está presente na maioria dos softwares de produção musical. Softwares como o Logic Pro, Pro Tools, Cubase são exemplos de DAWs (Digital Audio Workstation) que trabalham com dados MIDI e são compatíveis com qualquer instrumento eletrônico MIDI. Estes poderosos softwares são capazes de trazer todas as funcionalidades de um estúdio profissional para um simples computador de mesa ou notebook, que terá a função de interpretar e processar diferentes comandos MIDI pré-determinados no controlador conectado ao PC.

Os elementos de um home estúdio comunicam-se através de cabos MIDI, conectores DIN de cinco pinos que conectam todos os componentes possibilitando a interação entre eles. A grande maioria das placas de áudio possuem um conector ou saída MIDI, mas para algumas exceções podemos encontrar no mercado adaptadores que podem tornar qualquer dispositivo compatível, até mesmo celulares e tablets.

MIDI Teclado - Planeta Música
A tecnologia possibilita a interação direta entre controladores (teclados e samplers) com interfaces digitais em computadores, smartphones e tablets.

Os controladores, por meio de teclas, knobs ou pedais, oferecem ao produtor uma infinidade de recursos para modular o som. Este conteúdo sonoro passa então para o sequenciador, os famosos DAWs que falamos anteriormente. Estes softwares podem ser chamados de sequenciadores pois interpretam diferentes sequências de comandos estipulados pelo produtor.

A gravação multipistas destes programas permitem gravar diferentes tracks de forma cronológica e com diversos instrumentos, timbres, notas e sons diferentes, trabalhando com sintetização sonoras complexas que são simplificadas com os recursos digitais destes softwares.

LEIA – Afinal, o que é Síntese Sonora?

Essa tecnologia se tornou uma forte aliada da digitalização da música eletrônica, e revolucionou o universo da produção musical. Os recursos avançados de estúdios profissionais se tornaram acessíveis a qualquer produtor musical munido apenas do conjunto teclado musical/computador/software.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

 

Compartilhe esse post:

Os melhores cursos de música online

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os melhores cursos de música online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma