Sabe aquele objeto preso no braço do violão? Aquele que muita gente vê e fica se perguntando o que é aquilo segurando as cordas?
Pois é, o nome desse acessório é capotraste, e nessa matéria você vai entender o que é e para que serve o capotraste seguindo algumas dicas do violonista Jonathas Ferreira, professor do Planeta Música.
O capotraste tem o objetivo de alterar a afinação do violão e assim sua sonoridade. Esse objeto também tem o objetivo de substituir algumas pestanas ao apertar todas ou algumas cordas em determinada casa.
Existem diversos modelos de capotrastes no mercado, alguns mais sofisticados e outros mais simples, mas todos exercem a mesma função de pressionar as cordas e alterar o registro do violão.
Ao utilizar o capotraste, o músico altera a tonalidade do violão sem precisar modificar o desenho dos acordes ou realizar pestanas com os dedos para atingir a sonoridade desejada, o que pode ser complicado para quem está começando ou não tem prática.
Além disso, o som não fica a mesma coisa sem o capotraste, e ao utilizá-lo você pode tocar com as cordas soltas sem a necessidade de alterar o desenho dos acordes.
Quando usamos o capotraste na primeira casa, por exemplo, nós subimos meio tom no violão e podemos aumentar gradualmente de meio em meio tom conforme posicionamos ele na segunda casa, terceira, quarta e assim sucessivamente.
Dessa forma, o desenho dos acordes seguem como se a casa após o capotraste representasse a primeira casa do violão, e você poderá executar os acordes seguindo os modelos que você já conhece.
Espero que tenham gostado das dicas do nosso professor Jonathas Ferreira e use o capotraste com muita criatividade para progredir no aprendizado musical. Confira nossas matérias sobre violão para aprofundar seus conhecimentos.
E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.
Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!