O que é o capotraste e para que serve?

O que é capotraste? Aprenda a usar esse acessório corretamente - Planeta Música. entender o que é e para que serve o capotraste seguindo algumas dicas do violonista Jonathas Ferreira, professor do Planeta Música.

Sabe aquele objeto preso no braço do violão? Aquele que muita gente vê e fica se perguntando o que é aquilo segurando as cordas?

Pois é, o nome desse acessório é capotraste, e nessa matéria você vai entender o que é e para que serve o capotraste seguindo algumas dicas do violonista Jonathas Ferreira, professor do Planeta Música. 

O capotraste tem o objetivo de alterar a afinação do violão e assim sua sonoridade. Esse objeto também tem o objetivo de substituir algumas pestanas ao apertar todas ou algumas cordas em determinada casa. 

Existem diversos modelos de capotrastes no mercado, alguns mais sofisticados e outros mais simples, mas todos exercem a mesma função de pressionar as cordas e alterar o registro do violão. 

Ao utilizar o capotraste, o músico altera a tonalidade do violão sem precisar modificar o desenho dos acordes ou realizar pestanas com os dedos para atingir a sonoridade desejada, o que pode ser complicado para quem está começando ou não tem prática. 

Além disso, o som não fica a mesma coisa sem o capotraste, e ao utilizá-lo você pode tocar com as cordas soltas sem a necessidade de alterar o desenho dos acordes. 

Quando usamos o capotraste na primeira casa, por exemplo, nós subimos meio tom no violão e podemos aumentar gradualmente de meio em meio tom conforme posicionamos ele na segunda casa, terceira, quarta e assim sucessivamente. 

Dessa forma, o desenho dos acordes seguem como se a casa após o capotraste representasse a primeira casa do violão, e você poderá executar os acordes seguindo os modelos que você já conhece. 

Espero que tenham gostado das dicas do nosso professor Jonathas Ferreira e use o capotraste com muita criatividade para progredir no aprendizado musical. Confira nossas matérias sobre violão para aprofundar seus conhecimentos.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!