O que são acordes?

Ouça a audiodescrição da matéria

Os acordes musicais são usados para fazer o acompanhamento de uma música. Sabe quando você vê alguém tocando violão e cantando, e aí ele faz o ritmo tocando as cordas e com a outra mão ele faz várias posições diferentes apertando as casinhas do violão?

Essas posições são acordes

o que são acordes - Planeta Música - aprenda o que são acordes musicais

Mas repare que cada dedo aperta uma casinha diferente, isto quer dizer que ele está tocando várias notas diferentes ao mesmo tempo.

clique aqui

estude TEORIA MUSICAL

Clique e estude teoria musical com o Planeta Música. Aprenda assuntos como notas e acordes, escalas, campo harmônico, sistema de partituras, intervalos e muito mais. Comece agora com o nosso plano gratuito e bons estudos!

Então podemos definir que acorde é um grupo de notas que são tocadas ao mesmo tempo soando em harmonia. E isto vale para qualquer instrumento.

A = Lá
B = Si
C = Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol

Veja no exemplo abaixo a diferença entre tocar as notas C, F e G em relação aos acordes C, F e G:

Notas C, F e G:

Agora os acordes C, F e G:

Usamos acordes para criar harmonia e as notas para criar melodias.

Como os acordes são formados?

O acorde é uma combinação de notas tocadas simultaneamente. Estas notas não são combinadas de forma aleatória, existe uma ordem e uma lógica para que elas soem em harmonia. A estrutura básica de um acorde é a tríade.

Como o próprio nome sugere, tríade é uma combinação formada por 3 notas. A lógica na escolha dessas notas é a sobreposição de intervalos de terças, resultando em uma tônica, sua terça e sua quinta.

o que são acordes - Planeta Música

O resultado da combinação dessas notas forma o acorde. Quando lemos um C em harmonia, nós pensamos num bloco de três notas. Diferente da melodia, onde seria apenas a nota C soando individualmente.

O que caracteriza um acorde de C são as três notas de sua tríade. Sendo“C”  a tônica, “E” a terça e “G” a quinta. A Tônica (também chamada de Fundamental ou Raiz) é a nota que nomeia o acorde.

o que são acordes - como são formados os acordes musicais por meio das tríades

Veja abaixo a relação de todas as Tríades.

Tríades de acordes maiores - o que são acordes musicais

Ah! Mas e quando os músicos começam a conversar entre eles e falam: “Daí a gente sai do C Maior e vai pro D Menor”. Vamos entender agora.

O que é acorde maior e acorde menor?

Na estrutura do acorde, temos a tônica, a terça e a quinta. Dessas três notas, quem irá definir se o acorde é Maior ou Menor é a Terça. Veja no exemplo abaixo como temos dois intervalos de terças diferentes, um que possui uma distância maior (2 Tons) em relação à tônica, e outro que possui uma distância menor (1,5 Tons).

tríade - acorde maior - o que são acordes - Planeta Música

Do C até o E temos 2 tons caracterizando um C Maior.

tríade - acorde menor -  o que são acordes musicais

Do D até o F, temos uma distância de 1 tom e meio, formando um D menor. Então estas duas tríades formam dois tipos de acordes diferentes, o Maior e o Menor.

tríade acordes maiores x acordes menores - o que são acordes musicais

Ouça abaixo o som desses acordes, em geral dizemos que os acordes maiores são mais alegres e os acordes menores mais tristes;

Acorde Maior

Acorde Menor

No campo harmônico da escala diatônica ainda é possível encontrar um acorde chamado diminuto, isto é, quando a estrutura da tríade é formada por: tônica + 3ª menor + 5ª diminuta.

acordes diminutos - o que são acordes musicais

Veja no exemplo abaixo onde teremos as notas que formam o acorde B diminuto, que também é grafado utilizando uma bolinha ao lado da cifra dessa maneira:  

Tríade Diminuta - o que é acorde musical

Esse tipo de acorde já possui uma sonoridade que provoca uma sensação de tensão:

Acorde Diminuto

Também existe a Tríade Aumentada, que se origina no Campo Harmônico Menor Melódico. onde teremos: Tônica + 3ª Maior + 5ª Aumentada

Tríade - Acorde Aumentado - o que são acordes musicais

Ouça a sonoridade deste acorde que provoca uma sensação de suspense do tipo “O que será que vem por aí!?!”

Acorde Aumentado

Esses 4 tipos de tríades originam os acordes básicos. Além desses acordes também existem muitos outros tipos como os Acordes com 7ª por exemplo, quando você lê numa cifra A7 ou C7+. Mas o mais importante é saber quando e como usar cada um desses tipos de acordes, por isso é importante estudar os campos harmônicos das escalas, pois neles vocês irão aprender quais acordes combinam mais entre si.

E se você quer aprender mais sobre acordes, teoria musical ou tocar diferentes instrumentos, acesse o Planeta Música Free para ter acesso totalmente gratuito a diferentes cursos de música online.

Tudo pronto para começar? Bons estudos!

Cadastre-se grátis

NOS CURSOS DE MÚSICA ONLINE
DA ESCOLA DE

música do

Acesse centenas de videoaulas, cifras, tablaturas, partituras, playbacks e diversos outros recursos de todos os instrumentos e assuntos teóricos que você precisa