Os acordes musicais são usados para fazer o acompanhamento de uma música. Sabe quando você vê alguém tocando violão e cantando, e aí ele faz o ritmo tocando as cordas e com a outra mão ele faz várias posições diferentes apertando as casinhas do violão?
Essas posições são acordes
Mas repare que cada dedo aperta uma casinha diferente, isto quer dizer que ele está tocando várias notas diferentes ao mesmo tempo.
Então podemos definir que acorde é um grupo de notas que são tocadas ao mesmo tempo soando em harmonia. E isto vale para qualquer instrumento.
A = Lá
B = Si
C = Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol
Veja no exemplo abaixo a diferença entre tocar as notas C, F e G em relação aos acordes C, F e G:
Notas C, F e G:
Agora os acordes C, F e G:
Usamos acordes para criar harmonia e as notas para criar melodias.
Como os acordes são formados?
O acorde é uma combinação de notas tocadas simultaneamente. Estas notas não são combinadas de forma aleatória, existe uma ordem e uma lógica para que elas soem em harmonia. A estrutura básica de um acorde é a tríade.
Como o próprio nome sugere, tríade é uma combinação formada por 3 notas. A lógica na escolha dessas notas é a sobreposição de intervalos de terças, resultando em uma tônica, sua terça e sua quinta.
O resultado da combinação dessas notas forma o acorde. Quando lemos um C em harmonia, nós pensamos num bloco de três notas. Diferente da melodia, onde seria apenas a nota C soando individualmente.
O que caracteriza um acorde de C são as três notas de sua tríade. Sendo“C” a tônica, “E” a terça e “G” a quinta. A Tônica (também chamada de Fundamental ou Raiz) é a nota que nomeia o acorde.
Veja abaixo a relação de todas as Tríades.
Ah! Mas e quando os músicos começam a conversar entre eles e falam: “Daí a gente sai do C Maior e vai pro D Menor”. Vamos entender agora.
O que é acorde maior e acorde menor?
Na estrutura do acorde, temos a tônica, a terça e a quinta. Dessas três notas, quem irá definir se o acorde é Maior ou Menor é a Terça. Veja no exemplo abaixo como temos dois intervalos de terças diferentes, um que possui uma distância maior (2 Tons) em relação à tônica, e outro que possui uma distância menor (1,5 Tons).
Do C até o E temos 2 tons caracterizando um C Maior.
Do D até o F, temos uma distância de 1 tom e meio, formando um D menor. Então estas duas tríades formam dois tipos de acordes diferentes, o Maior e o Menor.
Ouça abaixo o som desses acordes, em geral dizemos que os acordes maiores são mais alegres e os acordes menores mais tristes;
Acorde Maior
Acorde Menor
No campo harmônico da escala diatônica ainda é possível encontrar um acorde chamado diminuto, isto é, quando a estrutura da tríade é formada por: tônica + 3ª menor + 5ª diminuta.
Veja no exemplo abaixo onde teremos as notas que formam o acorde B diminuto, que também é grafado utilizando uma bolinha ao lado da cifra dessa maneira: Bº
Esse tipo de acorde já possui uma sonoridade que provoca uma sensação de tensão:
Acorde Diminuto
Também existe a Tríade Aumentada, que se origina no Campo Harmônico Menor Melódico. onde teremos: Tônica + 3ª Maior + 5ª Aumentada
Ouça a sonoridade deste acorde que provoca uma sensação de suspense do tipo “O que será que vem por aí!?!”
Acorde Aumentado
Esses 4 tipos de tríades originam os acordes básicos. Além desses acordes também existem muitos outros tipos como os Acordes com 7ª por exemplo, quando você lê numa cifra A7 ou C7+. Mas o mais importante é saber quando e como usar cada um desses tipos de acordes, por isso é importante estudar os campos harmônicos das escalas, pois neles vocês irão aprender quais acordes combinam mais entre si.
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