Nesta matéria abordaremos as partes do violino, inclusive do arco, e descobriremos os nomes corretos das peças do violino, além de algumas curiosidades, cuidados e a utilidade de cada umas dessas partes.
Caso queira saber qual o tamanho ideal de violino para você, clique aqui.
Queixeira
O primeiro componente do violino que falaremos é a queixeira, que como o próprio nome diz, é onde iremos posicionar o queixo enquanto estivermos tocando. Foi inventada pelo alemão Ludwig Spohr. Existem queixeiras de diversos materiais como madeira ou resina.
Estandarte
O estandarte é uma peça de madeira onde prendemos as cordas na extremidade oposta ao braço do violino.
Cavalete
O cavalete é uma peça do violino pequena e delicada, e é onde as cordas do violino ficam apoiadas. A principal função desta peça é transmitir as vibrações da corda para o corpo do violino.
Espelho
O espelho é a superfície onde iremos posicionar os dedos da mão esquerda para a digitação das notas. Essa peça do violino é construída de um tipo de madeira mais resistente.
Pestana
A pestana fica posicionada no início do espelho e é onde as cordas do violino ficam presas. A pestana pode ser tanto de osso como de material plástico.
Cravelhas
Essa parte do instrumento é muito importante, pois ela é responsável pela afinação das cordas do violino. Com as cravelhas você fará uma afinação mais grosseira do violino.
Micro afinadores de violino
Os micro afinadores são aqueles parafusinhos posicionados no estandarte. Essa é uma peça que nem todos os violinos possuem, e ela é responsável por uma afinação mais precisa das cordas.
Espaleira
Esta peça do violino, apesar de ser muito útil ergonomicamente, normalmente é comprada separada do violino e ela é responsável pelo apoio no ombro. Esta peça é recomendada para quem não se sente confortável utilizando apenas a queixeira e o corpo do violino para segurar o instrumento enquanto toca.
Ouvidos, efes, ou aberturas acústicas
São as aberturas no corpo do instrumento que permitem as vibrações do violino atingir o espaço externo e ir para os nossos ouvidos.
O Arco
Os arcos do violino são construídos de madeira e fios de crina de cavalo (existem alguns modelos com fios de nylon), em geral existem diversos modelos de arco de violino, busque o que melhor se adapta a você. Didaticamente o arco é separado em Talão, Meio e Ponta, como podemos observar na imagem abaixo.
Breu
Este acessório do violino, ao ser passado na crina, produz um pó branco que ao ser friccionado nas cordas no momento em que tocamos cria o atrito necessário entre a crina e a corda, fazendo com que a corda vibre e produza o som.
Curtiu? Confira nossas matérias e conteúdos de violino e aprimore seus conhecimentos musicais!
E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.
Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!