Muito bem. Você decidiu iniciar / retomar os estudos musicais, ou se empolgou após ver os vídeos do Planeta, juntou um dinheirinho e agora vai comprar seu primeiro piano digital. E qual teclado musical comprar? Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar.
Mas, por que piano digital?
Para quem vai estudar em casa, tocar com a família ou amigos e não tem muito espaço, e além disso precisa transportar, mesmo que ocasionalmente o instrumento, o piano digital é o mais recomendado. Teclado e piano acústico serão assunto para outra matéria.
Penso que quanto mais próximo do piano tradicional, melhor, portanto separei algumas especificações mínimas que considero importante para que você tenha uma experiência agradável. Essas especificações estão distribuídas nos modelos citados.
Existem alguns fabricantes conhecidos como Yamaha, Roland, Casio, Korg, Kurzweil, Kawai e alguns outros, mas muitos modelos entre essas marcas. O mercado é muito ativo, e novos modelos e tecnologias surgem a cada momento, inclusive alguns dos modelos citados neste review dispõem da possibilidade de interação com smartphones / tablets.
Recomendações básicas
- 88 teclas, ou seja, a mesma quantidade de notas de um piano acústico.
- Mínimo de 10 timbres – os timbres são os sons que já veem de fábrica, e os principais são: piano, piano digital, órgão e strings.
- Teclado com ação de martelo, ou seja, peso nas teclas – muito importante para desenvolver técnica e expressão.
- Resposta ao toque, é a capacidade do instrumento de responder aos comandos de força (toque) das mãos, com mais ou menos pressão, ou seja, o controle de volume.
- Mínimo de 64 polifonias – é a capacidade de executar sons simultâneos do seu piano.
- Falantes próprios, para você não ter que comprar uma caixa de som adicional. Alguns pianos já vem com falantes de 6w a 8w, mas não são potentes mas o suficiente para se ouvir bem e fazer um som com o pessoal.
- Peso leve, entre 10 a 13 kilos, o que facilita o transporte. Ninguém curte levar peso por ai, certo?
- Entrada de fone de ouvido, principalmente para quem mora em apartamento ou gosta de estudar tarde da noite.
- Metrônomo, é um recurso muito importante para o desenvolvimento dos estudos. Meus alunos do Planeta Música sabem muito bem da importância desta ferramenta. Mas se o seu piano não tiver o metrônomo de fábrica, não tem problema, você pode usar aplicativos para celulares ou os players interativos do Planeta Música.
Modelos para referência
Listamos alguns modelos de entrada para te ajudar a saber qual teclado musical comprar. Os valores podem variar, então deixamos apenas uma média de preço para você comparar com os preços que encontrar.
Kurzweil ka 90

Yamaha P125

Yamaha P45

Casio Privia Px160

Roland GO88P

Escolha o seu, e não esqueça de contar pra gente sua experiência!

Alê Oliveira
Iniciou sua carreira profissional em 1996 na Universidade Livre de Música (ULM) e no Conservatório Musical Beethoven. Acompanhou as cantoras Vanessa Jackson, Estela, Eloiza Paixão, D’Black, e Carmonitz. Coordena e ministra aulas de piano e harmonia no Conservatório Musical Beethoven, orienta e capacita interessados para o mercado profissional da música.
Deixe uma resposta