Qual baixo comprar? Escolhendo meu primeiro baixo

qual baixo comprar - confira as dicas de Léo Xavier para escolher seu primeiro baixo

Muitas pessoas estão aflorando e colocando em prática suas antigas vontades, ou descobrindo novas possibilidades, de aprender um instrumento. E o Baixo é um deles. Mas ao dar o primeiro passo, o da vontade, vem a dúvida de todos os iniciantes nesse novo mundo: qual contrabaixo comprar?

Primeiramente devemos entender que um Baixo de “iniciante” não necessariamente é um instrumento ruim, e que um Baixo caro não necessariamente é um instrumento bom, tudo depende do quão confortável você se sente tocando. A partir disso podemos ver quais os estilos são mais ou menos indicados para iniciantes no mundo da Clave de Fá.

clique aqui

estude contrabaixo na escola de

Aprenda assuntos e técnicas como
Slap, Tapping, Escalas, Ghost Notes, Pizzicato, Modos Gregos, Tétrades e muito mais. Comece agora por apenas R$29,90 e bons estudos!

Pesquisa antes de decidir qual baixo comprar

O Jazz Bass e o Precision Bass são modelos definitivos na história do Baixo Elétrico, são aclamados por serem “pau pra toda obra”, usado por baixistas de Funk/Soul até o Punk Rock. Instrumentos versáteis e poderosos, timbres característicos porém longe de serem considerados datados; do som mais aveludado ao timbre mais feroz; de graves poderosos aos médios limpos e nítidios.

Podem ser encontrados facilmente fabricados por inúmeras marcas, com variados valores: Fender possui as versões mais caras, mas marcas como SX e Tagima fazem excelentes instrumentos com preços muito mais acessíveis.

Qual baixo comprar - modelos contrabaixo 01

O modelo StingRay Music Man vem com sua pegada mais forte e marcante, amplamente difundido e cravado na história com seu ápice de popularidade nos anos 90 com artistas como Flea e John Myung, já podemos cravar que sua versatilidade e pluralidade sonora não é questionável. Assim como o Jazz e Precision Bass, ele possui variações em marcas mais populares e de boa qualidade como a Tagima, que facilitam e barateiam o acesso.

 modelos contrabaixo 02

“Rock bass” é um modelo de baixo que possui uma “ardência” e um som mais estalado, tendo seu formato mais assimilável, na medida do possível, ao de uma Stratocaster tendo suas vertentes famosas em marcas como Warwick usada por baixistas como Robert Trujilo do Metallica.

Como o nome diz, é um modelo bastante difundido no mundo do Rock por seu ataque ser direcionada mais em volta da região do médio. Possui variações em praticamente todas as marcas: Jackson, Warwick, Ibanez, Condor, Golden etc, sendo facilmente encontrado por lojas e sites.

modelos contrabaixo 03

Agora que conhecemos alguns modelos e suas características básicas, podemos entender e debater sobre o que seria mais aconselhável aos baixistas de primeira viagem, sempre ressaltando a importância de que instrumento bom é aquele que você se sente mais confortável ao tocar.

Dado todas essas informações podemos analisar que, como o mundo dos graves é muito amplo e com muitas vertentes, o mais interessantes no início do aprendizado seria um bom instrumento com versatilidade o bastante para abranger todas as possibilidades que esse começo de estrada pode dar.

Por isso o Jazz Bass seria uma ótima sugestão, e junto com seu irmão Precision Bass, talvez sejam os mais indicados confiáveis nessa primeira viagem, sendo qualquer uma das duas sugestões válida.

Logo abaixo estão alguns links com a sonoridade dos baixos descritos acima. Fiquem livres e façam as escolhas baseadas em suas vontades e anseios de aprender um novo instrumento, adquira aquele que te faça feliz.

Jazz Bass

Precision Bass

Music Man

Rock Bass

“Bonus” – Jazz Bass vs Precision Bass vs Music Man

Espero que vocês tenham curtido e que essas dicas te ajudem a responder sobre qual baixo comprar. Fica ligado nos conteúdos do blog que tem muita coisa por aqui.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical totalmente gratuita, acesse o Planeta Música Free para ter acesso a diferentes cursos de música online e videoaulas feitas para você aprender música de verdade.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Cadastre-se grátis

Acesse grátis o Masterclass

Uma aula que vai te ensinar a tocar bem mesmo sem ter tempo ou facilidade. Aproveite, é totalmente gratuito.

Qual baixo comprar - colunista Léo Xavier Planeta Música.

Léo Xavier

Baixista há mais de 10 ativos na noite, professor de Baixo no Conservatório Ever Dream, Técnico de Palco de bandas como Strike e Gabriel Elias.