Afinação de baixo – 4, 5, 6, 8 ou 12 cordas?

image_pdfimage_print

Afinação de baixo é um assunto muito sério. Um contrabaixo afinado significa que todas as cordas estão soando as notas corretas, criando harmonia entre elas. Assim, um G (sol) que você tocar no seu instrumento, soará exatamente igual ao G (sol) que outro instrumento afinado também tocar.

Como funciona a afinação de baixo?

Como afinar um baixo?

Existem diferentes formas de se afinar contrabaixo, e podemos inicialmente dividi-las em dois grupos: afinar de ouvido e afinar com o auxílio de um afinador.

Para se afinar de ouvido, você precisará de alguma nota de referência para que você consiga igualar as frequências, e isso pode acontecer de diferentes formas, seja usando um outro instrumento que já esteja afinado ou até um diapasão.

Usando um piano, por exemplo. Se você tocar a tecla referente a nota E (mi) e tocar a 4ª corda do seu baixo (num baixo de 4 cordas), elas devem soar a mesma nota, o E (mi). Caso o seu baixo não esteja soando a mesma nota, você precisa apertar ou afrouxar a corda até que ela atinja a nota desejada.

Obs: cuidado para não apertar demais e estourar suas cordas. Comece sempre afrouxando a corda, e aí sim venha apertando até chegar na nota. Afinar de ouvido é um ótimo exercício para desenvolver sua percepção sonora e evoluir como músico.

Não desanime caso não consiga afinar de ouvido. Recorra aos afinadores mas nunca desista de tentar afinar sem eles. Lembre-se que a persistência é essencial na música.

Quais são as afinações tradicionais?

No mercado, existem baixos com diferentes números de cordas e combinações entre elas. Por isso, cada um desses instrumentos possui uma afinação diferente e consequentemente as notas do baixo serão diferentes. Vamos citar os tipos mais comuns de baixo que encontramos por aí:

4 cordas – E – A – D – G

Os nomes das cordas do baixo de 4 cordas são as notas: E – A – D – G. Esse é o tipo mais comum de baixo e afinação que você irá encontrar. Porém existem pessoas que utilizam as mesmas quatro cordas porém com a afinação B – E – A – D, conseguindo um som mais grave e pesado do que a outra afinação.

 

5 cordas – B – E – A – D – G    ou    E – A – D – G – C

A afinação de baixo 5 cordas pode ser de duas formas. Tomando como base a afinação de baixo de 4 cordas (E – A – D – G) você pode usar a corda adicional (5ª corda) tanto mais grave, quanto mais aguda. Ou seja, você pode colocá-la tanto acima quanto abaixo das 4 cordas padrão.

Usando a 5ª corda mais grave você terá as notas: B – E – A – D – G

Usando a 5ª cordas mais aguda: E – A – D – G – C

6 cordas – B – E – A – D – G – C

Na afinação de baixo 6 cordas, você terá as duas opções que falamos no de 5 cordas. Ou seja, terá a corda mais grave (B) e a mais aguda (C), ficando: B – E – A – D – G – C

8 cordas – E – A – D – G

O baixo de 8 cordas nada mais é do que um baixo de 4 cordas só que todas as cordas são duplas

12 cordas – E – A – D – G

Igual o de 4, mas com cordas triplas

Afinações alternativas para contrabaixo

Existem outras formas de você afinar o seu baixo, com combinações diferentes de notas e também aumentando ou abaixando a tonalidade de todas as cordas. Por exemplo, existem bandas que tocam usando como padrão uma afinação em Eb (mi bemol) ou seja, meio tom abaixo da afinação padrão; sendo assim, você precisará abaixar meio tom de todas as suas cordas. E isso pode alterar de banda para banda, chegando até a dois tons abaixo em alguns casos.

É importante você conhecer diferentes afinações de contrabaixo, buscar novas combinações, e experimentar as sensações que cada uma delas pode te oferecer. E assim escolher a sua afinação, caso a caso.

E não deixe de ler e assistir os conteúdos de contrabaixo do Planeta Música e aprimore seus conhecimentos musicais.

Caso queira conhecer os métodos de ensino do Planeta Música e aprender tudo o que precisa saber para tocar violino de forma definitiva, acesse o Planeta Música para uma experiência musical totalmente inovadora.

Compartilhe esse post:

Os melhores cursos de contrabaixo online

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os melhores cursos de baixo online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma