O slap é uma das técnicas mais lendárias do contrabaixo. Por mais simples que possa parecer – bater e puxar as cordas do instrumento para fazer sons de percussão – essa técnica demanda treino e estudo, e antes de tudo isso uma orientação de quem estuda a técnica por anos e sabe os melhores caminhos para desenvolvê-la.
A ideia de tirar sons percussivos do baixo foi utilizada pela primeira vez pelo americano William Manuel Jhonson (1872 – 1972), considerado o pai do slap, que descobriu a técnica acidentalmente após quebrar uma das cordas de seu contrabaixo em uma apresentação na Louisiana, na década de 1910. Anos mais a tarde, a técnica passou a ser usado por diversas bandas de jazz, se popularizou a partir da metade do século e hoje é mundialmente utilizado em diversos estilos musicais.
A técnica consiste em bater e puxar as cordas do instrumento para produzir sons de percussão. É possível identificar o slap em uma tablatura, mas a técnica para tirar a sonoridade correta depende de treino e estudo. Músicos do mundo inteiro ficaram famosos por utilizarem o slap, e no Brasil não foi diferente.
Muitos músicos brasileiros se aprimoraram e desenvolveram diferentes modos de aprender, executar, estudar o slap. Um desses mestres é Ronaldo Lobo, professor desde 1989 e dono de um dos métodos de ensino mais reconhecido do país. Fundador do Instituto Bass Lines, Lobo possui uma metodologia própria de ensino do contrabaixo. Nesse vídeo, o baixista demonstra alguns exercícios básicos para treinar slap no baixo.
Outro mestre do slap é Celso Pixinga, reconhecido como um dos baixistas mais rápidos do Brasil com mais de 25 anos de carreira, diversos discos lançados e turnês internacionais. Pixinga desenvolveu seus próprios métodos e estudos explorando ainda mais a sonoridade percussiva do contrabaixo. Nesse vídeo, Pixinga explica como o entendimento dos ritmos e levadas da bateria podem ajudar nos estudos.
Certo, agora que você já está por dentro de tudo sobre slap, dá uma olhada em nossos conteúdos e fique por dentro dos principais assuntos sobre o instrumento.
E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.
Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!