Sozinho – Caetano Veloso | Aprenda a tocar no violão com tablatura

image_pdf
image_pdfimage_print

A canção Sozinho é uma ótima opção para se aprender no violão, já que em sua versão mais popular, a gravada por Caetano Veloso, utiliza apenas a voz de quem canta e as cordas do violão. Se você achava que a canção era complicada de aprender no violão, nesse vídeo com tablatura você vai ver que a música não é tão complicada assim.

YouTube video

Sozinho foi escrita pelo compositor Aroldo Alves Sobrinho, mais conhecido como Peninha, em meados dos anos 1990, e compositor ganhou o Prêmio Sharp de melhor canção em 1997. A canção foi inicialmente gravada por Tim Maia, em uma versão diferente da popularizada por Caetano, que contou com diferentes instrumentos em sua banda completa.

A versão de Tim Maia é tida por muitos, inclusive Caetano, como a melhor interpretação dessa linda canção.

YouTube video

E não foi só o Tim que se aventurou na poesia de Sozinho. Sandra de Sá também gravou uma linda versão da música, lançada no final dos anos 1990, com diferentes instrumentos. A cantora carioca se sentiu intimidada para gravar uma música que já havia sido cantada por Tim Maia. Dá para entender né, mas a versão de Sandra de Sá também é uma ótima referência.

YouTube video

Mas quem imortalizou essa Sozinho no violão e voz foi Caetano Veloso. O cantor e compositor baiano decidiu gravar a composição após ouvir a versão de Sandra de Sá no rádio.

A música se tornou uma das faixas do disco Prenda Minha, de 1998, e se popularizou ainda mais após integrar parte da trilha sonora da novela Suave Veneno. Dois anos mais tarde, Sozinho ganhou o prêmio Troféu Imprensa na categoria “melhor música”.

YouTube video

Eai, tudo pronto para aprender Sozinho no violão?

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais:

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma