Tablatura de viola caipira – Um guia completo de como ler e escrever

image_pdfimage_print

No artigo de hoje, veremos um sistema de notação muito utilizado em instrumentos de corda, a tablatura de viola caipira.

E pra que serve uma tablatura de viola?

Pensa assim.. As cifras te indicam quais acordes você precisa tocar naquela música, porém sabe aquele solo da introdução da música, ou então aquelas frases marcantes como a introdução de Menino da Porteira? Como nós podemos escrever isso de forma que outras pessoas possam ler e conseguir tocar? E é aí que surgem as tablaturas de viola caipira.

No vídeo de hoje o professor Zé Helder dá uma explicação bem detalhada sobre o assunto, porém também vamos fazer uma análise dos principais pontos e deixaremos um player interativo com uma tablatura bem simples, pra você conseguir enxergar as notas da tablatura aplicadas no braço da viola.

YouTube video

Entendendo a viola caipira

As linhas representam os pares de cordas da viola, portanto a tablatura de viola vai ter sempre 5 linhas, enquanto a de violão tem 6, a de contrabaixo 4.. enfim, isso vai variar de acordo com o instrumento.

As linhas estão na ordem da mais grave para a mais aguda, de baixo para cima, seguindo a convenção de escrita musical onde o grave vai ser sempre representado mais abaixo e o agudo mais acima.

Já os números que vem escritos na tablatura de viola se referem as casas do instrumento que nós devemos apertar e tocar, ou seja, se estiver escrito o número 1 encima da linha mais abaixo da tablatura, você irá tocar a corda mais grave da viola e apertar na casa 1. Caso o número que esteja aparecendo seja 0, você deve tocar a corda respectiva, porém solta, sem apertar nenhuma casa.

Outros sinais

Além dos próprios números, alguns sinais também podem aparecer na sua tablatura, que representam na verdade alguns efeitos na hora de tocar. Os símbolos mais comuns de serem encontrados nas tablaturas de viola são:

Slide

O símbolo “/” aparecendo entre duas notas significa que você deve primeiro tocar a nota indicada e em seguida arrastar o dedo, fazendo a técnica de slide, até alcançar a casa indicada depois do sinal de “/”.

Ligadura

Já o símbolo de ligadura, funciona basicamente da mesma forma que o do slide, porém, ao invés de arrastar o dedo, você tocará a primeira nota e depois apertar a próxima casa indicada, sem tocar novamente com a mão direita (a não ser que você seja canhoto =D). Tenho certeza que ficará mais fácil de visualizar a técnica assistindo ao vídeo.

Além desses efeitos, outros como o do Rasqueado também podem aparecer,

Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado. Caso tenham interesse em se aprofundar e treinar ainda mais usando o nosso player interativo, eu sugiro que você conheça os cursos do Planeta Música, onde você pode aprender várias frases usando a incrível tecnologia do nosso site.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

O melhor curso de viola caipira online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de viola caipira online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma