O tapping é uma das técnicas mais antigas dos instrumentos de corda. Foi amplamente utilizada pelo italiano Niccoló Paganini, um dos pilares das técnicas do violino moderno, passou a ser usada a partir dos anos 1930 por Roy Smeck, Jimmy Webster, Steve Hacket e mundialmente popularizada pelo lendário Eddie Van Halen.
A técnica consiste em bater (tradução literal para tap), ou “martelar” as cordas do instrumento com um, dois ou mais dedos de ambas as mãos em diferentes posições. A técnica ficou amplamente conhecida por ser executada no violão ou guitarra, mas também é muito utilizada em contrabaixo.
No Brasil, muitos músicos são reconhecidos pelo uso do tapping no contrabaixo, como Davi Motta, Zuzo Moussawer, Chico Gomes entre outros; e claro, Ronaldo Lobo, professor do Planeta Música.
Apesar do termo, o tapping não exige força para bater nas cordas do instrumento. Como explica Ronaldo Lobo, a força pode ser útil no primeiro momento para dominar o movimento e gerar impacto nas cordas para gerar os sons. Mas após exercícios e prática, o tapping se torna realmente uma técnica facilmente executada no contrabaixo, sem necessidade de aplicar força nas mãos.
Outro fator importante para a execução do tapping no baixo é o abafamento das cordas. Ao “martelar” uma corda, a tendência é que as outras naturalmente vibrem com o impacto, o que gera sons e ruídos indesejáveis no meio do tapping. No vídeo abaixo, Ronaldo Lobo demonstra como fazer e praticar o abafamento das cordas do contrabaixo.
No começo, pode parecer difícil tirar um som limpo ou fazer a técnica corretamente. Mas não desanime! Lembre-se que música se baseia na prática, e sem dedicação e estudos no instrumento fica um pouco mais difícil de evoluir. E se quiser mais dicas
Confira os conteúdos de contrabaixo do Planeta Música e aprofunde seus conhecimentos com a escola de música do futuro.
E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.
Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!