Tonico e Tinoco | Como tocar Chico Mineiro na viola caipira com cifra e tablatura

image_pdfimage_print

A música Chico Mineiro, composição que ganhou fama na voz da dupla Tonico e Tinoco, ficou eternizada na mente dos brasileiros e carrega grande peso simbólico da cultura popular brasileira desde seu lançamento, nos anos 1940.

Chico Mineiro é uma das músicas mais procuradas por violeiros, e por isso o Planeta Música disponibiliza a tablatura completa e a interpretação do nosso professor e violeiro Zé Helder para você aprender esse clássico da música caipira.

YouTube video

Chico Mineiro e Viola Caipira

Na viola caipira, a noção de “autoria” de músicas, ritmos, afinações é dissolvida pelos elementos culturais que compõem o universo da música caipira. E com a canção Chico Mineiro não é diferente. A origem de Chico Mineiro na viola caipira aparece com Tonico e Tinoco, que reproduziram a crônica de um boiadeiro que descobre, após o trágico assassinato de seu melhor amigo, que a vítima na verdade era seu irmão.

A dupla sertaneja afirmou em programas de rádio e televisão que a musica nasceu a partir de uma lenda contada por seus pais na infância. E que essa lenda estava espalhada geograficamente pelo imaginário popular brasileiro. Em São Paulo, era Chico Paulista; em Goiás, Chico Goiano; Minas Gerais, o Chico Mineiro, e por aí vai, seguindo sempre a mesma narrativa da última viagem ao sertão de Goiás.

YouTube video

Na crônica da canção, o cantador relembra a última viagem que fez ao lado de seu melhor amigo, Chico Mineiro, que aparta-se do companheiro após dez anos de viagens e “proezas” pelos “rincões sem fim”. Em uma festa no extinto povoado Arraial de Ouro Fino, é baleado por um desconhecido e morre, revelando o segredo que cria o climax da música: Chico Mineiro é irmão do boiadeiro que narra a história.

O tom trágico da canção é sentida na melodia e nos acordes tocados. Além disso, a própria rítmica da história nos passa a sensação de saudade e tristeza, de alguém que perde uma pessoa importante. Somando tudo isso ao poder mágico da viola caipira, o resultado só a música é capaz de descrever.

Tá afim de aprender música online?

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

O melhor curso de viola caipira online

Uma resposta

  1. Sou músico violão
    No momento estou estudando acordion (sofona)
    Mais confesso saber sobre viola caipira é muito mágico
    Estou restaurando uma que ganhei lá na minha paróquia tou tentando comprar as cordas e afinar !
    Será que consigo se alguém desse planeta da viola poder me ajudar gostaria Jó Araújo João Pessoa PB.
    988024569 (083)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de viola caipira online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma