Tonico e Tinoco | Como tocar Chico Mineiro na viola caipira com cifra e tablatura

A música Chico Mineiro, composição que ganhou fama na voz da dupla Tonico e Tinoco, ficou eternizada na mente dos brasileiros e carrega grande peso simbólico da cultura popular brasileira desde seu lançamento, nos anos 1940.

Chico Mineiro é uma das músicas mais procuradas por violeiros, e por isso o Planeta Música disponibiliza a tablatura completa e a interpretação do nosso professor e violeiro Zé Helder para você aprender esse clássico da música caipira.

clique aqui

estude VIOLA CAIPIRA na escola de

Aprenda assuntos e técnicas como afinações, acordes, ritmos, ponteado, escalas duetadas, improvisação e muito mais. Comece agora por apenas R$29,90 e bons estudos!

Chico Mineiro e Viola Caipira

Na viola caipira, a noção de “autoria” de músicas, ritmos, afinações é dissolvida pelos elementos culturais que compõem o universo da música caipira. E com a canção Chico Mineiro não é diferente. A origem de Chico Mineiro na viola caipira aparece com Tonico e Tinoco, que reproduziram a crônica de um boiadeiro que descobre, após o trágico assassinato de seu melhor amigo, que a vítima na verdade era seu irmão.

A dupla sertaneja afirmou em programas de rádio e televisão que a musica nasceu a partir de uma lenda contada por seus pais na infância. E que essa lenda estava espalhada geograficamente pelo imaginário popular brasileiro. Em São Paulo, era Chico Paulista; em Goiás, Chico Goiano; Minas Gerais, o Chico Mineiro, e por aí vai, seguindo sempre a mesma narrativa da última viagem ao sertão de Goiás.

Na crônica da canção, o cantador relembra a última viagem que fez ao lado de seu melhor amigo, Chico Mineiro, que aparta-se do companheiro após dez anos de viagens e “proezas” pelos “rincões sem fim”. Em uma festa no extinto povoado Arraial de Ouro Fino, é baleado por um desconhecido e morre, revelando o segredo que cria o climax da música: Chico Mineiro é irmão do boiadeiro que narra a história.

O tom trágico da canção é sentida na melodia e nos acordes tocados. Além disso, a própria rítmica da história nos passa a sensação de saudade e tristeza, de alguém que perde uma pessoa importante. Somando tudo isso ao poder mágico da viola caipira, o resultado só a música é capaz de descrever.

Tá afim de aprender música online grátis?

É só se cadastrar no Planeta Música Free, uma enciclopédia de cursos de diferentes instrumentos e assuntos teóricos da música totalmente GRÁTIS, disponível com um simples cadastro. E não deixe de seguir a gente no Instagram e acompanhar as matérias aqui do blog.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse. Bons estudos!

Cadastre-se grátis

Acesse grátis o Masterclass

Uma aula que vai te ensinar a tocar bem mesmo sem ter tempo ou facilidade. Aproveite, é totalmente gratuito.