Tudo sobre Shape de Acordes

O que é um shape de violão? Esse é um dos assuntos que geram muitas dúvidas em quem está começando, e até em que já toca e tem um pouco mais de experiência.

E é um assunto de extrema importância pois é através desse conceito que moldamos nosso pensamento musical no violão, e podemos explorar as diversas possibilidades que existem de combinar notas, escalas e explorar ao máximo o braço do instrumento.

Shape nada mais é que uma forma de pensar e tocar notas e acordes no braço do violão usando o recurso da pestana. 

Pegando alguns acordes principais, é possível fazer diversos outros acordes pelo braço do violão. Os shapes, termo da língua inglesa que significa modelo ou molde, utilizam acordes de base e modelo para encontrar outros acordes e notas em diferentes posições. 

clique aqui

estude VIOLÃO

Clique e estude violão com o Planeta Música. Aprenda assuntos e técnicas como afinação, técnicas de mão direita e mão esqueda, power chords, dedilhados, arpejos e muito mais. Comece agora com o nosso plano gratuito e bons estudos!

Para estudar essas posições no braço do violão, utilizamos cinco modelos de acordes, o que é conhecido como sistema CAGED. Ele é chamado assim devido ao uso dos seguintes acordes C, A, G, E, D, utilizando as cinco combinações para descobrir qualquer acorde em qualquer ponto do braço.

shape de violão - conheça o sistema CAGED - Planeta Música - Tudo sobre shapes de acordes no violão

Esses desenhos de acordes podem ser feitos em qualquer tom no braço do violão, sempre acompanhados da pestana. A pestana é fundamental para alterar o registro do violão, é como se você encurtasse o braço do instrumento até o local do seu dedo indicador. 

É válido lembrar que você pode alterar a posição dos dedos para formar os acordes. Com esse sistema é possível encontrar diferentes acordes e tonalidades no braço do violão e aumentar sua percepção musical e improvisação.

Utilizando o mesmo desenho de um acorde e apenas movimentar sua mão utilizando sempre a pestana, sendo capaz de fazer acordes maiores, menores e com sétima, conforme Jonathas Ferreira demonstra na videoaula acima.

Agora que você já sabe o que é shape, é hora de praticar! Tente sempre experimentar os desenhos dos acordes em diferentes posições no violão, sempre com o auxílio da tabela cromática.

Confira outras matérias de violão para aprofundar seus conhecimentos musicais.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical totalmente gratuita, acesse o Planeta Música Free para ter acesso a diferentes cursos de música online e videoaulas feitas para você aprender música de verdade.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Cadastre-se grátis

NOS CURSOS DE MÚSICA ONLINE
DA ESCOLA DE

música do

Acesse centenas de videoaulas, cifras, tablaturas, partituras, playbacks e diversos outros recursos de todos os instrumentos e assuntos teóricos que você precisa